Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

DNPM será substituído por agência de mineração - Montezuma Cruz


DNPM será substituído por agência de mineração - Montezuma Cruz - Gente de Opinião
Processos acumulados no DNPM em Porto Velho /Foto Esio Mendes
 

Montezuma Cruz

No País das surpresas, algumas não surpreendem tanto. O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) será substituído pela Agência Nacional de Mineração (ANM), conforme proposta da Medida Provisória 791/17, aprovada terça-feira pela comissão mista que analisou a matéria. Trata-se de um capítulo a mais na reformulação do marco legal da mineração. Os Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal debaterão e votarão a medida.

Rondônia, cuja exploração do minério de estanho (cassiterita) só era permitida a grupos multinacionais nos anos 1970, apresenta atualmente um cenário de “amor e ódio”: de um lado, o governo federal permite a lavra a grupos organizados em cooperativa, de outro, órgãos ambientais tomam equipamentos e cargas de garimpeiros.

DNPM será substituído por agência de mineração - Montezuma Cruz - Gente de Opinião
Cassiterita do Garimpo Bom Futuro /Foto Rosinalva Galindo

O texto aprovado pela comissão mista é o projeto de lei de conversão proposto pelo relator, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), para quem a agência teria estrutura para atender as demandas dos trabalhadores e das empresas do setor mineral.

Até então, com a desestruturação enfrentada pelo DNPM ao longo dos anos, o que se viu em Porto Velho, por exemplo, foi o acúmulo de processos de pesquisa a extração mineral.

DNPM será substituído por agência de mineração - Montezuma Cruz - Gente de Opinião
 Deputado Leonardo Quintão
Foto Lúcio Bernardo -AG Câmara

Um dos problemas a serem analisados pelos autores da ideia, entre eles, o governo federal, é a alteração doprojeto de lei de conversão dos cargos que compõem a estrutura organizacional da ANM, para garantir cargos de direção comissionados. Segundo lembra o deputado Quintão, o governo reduzia cargos comissionados na proposta original, “porém, isso inviabilizaria a ocupação de cargos de direção”.

Qualquer deputado de primeiro mandato ou deputados federais e senadores em busca de renová-los, sabe que o momento nacional implica o máximo cuidado no que diz respeito a custos econômicos.

Ainda assim, o deputado discursa para demonstrar certeza no que faz: “Nunca faria ‘teatro’ criando uma agência só para trocar o nome de DNPM para ANM”.

Entre as mudanças na MP original, a comissão mista analisou novos critérios de cálculo da Taxa de Gestão de Recursos Minerais, inicialmente denominada Taxa de Fiscalização de Atividades Minerárias. Quintão propôs o pagamento da taxa conforme o porte do empreendimento, com base no faturamento anual do exercício anterior. “A lógica é: quem fatura mais, paga mais e quem fatura menos e explora área menor, paga menos”, explicou.

Não ficou claro o custo ambiental desses projetos.

O valor da taxa varia de R$ 600 a R$ 2,8 milhões, dependendo da fase em que se encontra o empreendimento mineral (pesquisa, concessão, licenciamento ou permissão). O texto recebeu mais de 100 emendas, e o relator acolheu parcialmente 25 delas. A maior parte sugeria mudanças na taxa.

Rondônia ultrapassa 10 mil toneladas de cassiterita
Leia
matéria no Gente de Opinião em 2015

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)