Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Descumprimento das leis de tombamento da Madeira-Mamoré será debatido na Assembleia


 Descumprimento das leis de tombamento da Madeira-Mamoré será debatido na Assembleia  - Gente de Opinião
Ponte de Murum-Paraná, encoberta pela cheia de 2014 /Foto Germano Belo

 

MONTEZUMA CRUZ
Em Porto Velho

PORTO VELHO – Está em jogo o cumprimento da Constituição Estadual de Rondônia. Audiência pública na Assembleia Legislativa debaterá, na próxima sexta-feira (5) a retomada da proteção dos bens que restaram da extinta Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O evento contará com a participação da Associação de Preservação do Patrimônio Histórico e Amigos da Madeira-Mamoré (Amma), instituições públicas e sociedade civil.

Decisão favorável do Tribunal Regional Federal da 1 ª Região (TRF 1), com o número do Agravo de Instrumento 0018746-86.2016,4.01.0000, avalia ações públicas pela proteção Madeira-Mamoré.

A ferrovia é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [1220-T-87], nos termos do Decreto Lei 25/1937. A lei considera o meio ambiente e toda extensão da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, de Porto Velho a Guajará Mirim.

No entanto, conforme alerta o presidente do Conselho de Administração da Amma, arquiteto Luiz Leite de Oliveira, políticas para o setor têm resultado em fracasso.

Descumprimento das leis de tombamento da Madeira-Mamoré será debatido na Assembleia  - Gente de Opinião
Peças pesadas da Madeira-Mamoré  no chão do Prédio do Relógio

“Nesta primeira década do novo milênio, o sítio da ferrovia serviu de laboratório base para que ocorresse o maior crime de lesa pátria contra a natureza amazônica, a construção de usinas que violaram não só os barrancos do Madeira na cidade, mas uma longa extensão no sentido Guajará-Mirim ”.

O arquiteto invoca estudos científicos, entre eles, o do cientista Philip Fearnside [Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia] para alertar que a região estratégica onde foram erguidas as usinas Santo Antônio e Jirau estaria ameaçada. “Estamos numa região que pode ser interpretada como o começo ou término da Amazônia Legal, e alguns ecossistemas foram eliminados, em consequência do verdadeiro tsunami que violou o santuário; tudo está até hoje impune”.

Leite espera que a audiência pública possa esclarecer o que ele classifica de “momento delicado e perigoso”. Segundo ele, o município está disposto a construir obras de lazer no pátio ferroviário, enquanto se omite em relação ao resgate de peças roubados e de áreas destruídas desde a cheia de 2014.

LEIA TAMBÉM O ARTIGO DO ARQUITETO

É histórica

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)