Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ivo Feitosa

DESAPARECIMENTO DA VILA DE ABUNÃ


DESAPARECIMENTO DA VILA DE ABUNÃ - Gente de Opinião

A notícia que correm rumores do desparecimento da Vila de Abunã, devido ao aumento de água retidos das turbinas da hidrelétrica do Jirau. Que me parece para atender uma exigência da Republicana Boliviana (segundo informações), para aproveitar a potencialidade da hidrelétrica, suprindo a necessidade de energizar cidades bolivianas. Vejam bem a desprezo se isso acontecer, deixar de existir uma vila que abrigou riquezas para a escoação da produção de borracha dos seringais nativos do Acre e Rondônia.

Se de fato isto acontecer, quero deixar bem claro o valor precioso histórica e progressista Vila.

Tenho a grande honra de ter nascido aqui no Abunã, que tenho razões, para sentir saudades de ti, com momentos de uma convivência inesquecível.

De tanto pensar no novo amanhecer, com a esperança, com novas expectativas e novos objetivos a serem traçados e alcançados. Agora vem este problema do seu desaparecimento, desmerecendo a importância e a grandeza da Vila.

O Governo, ainda não satisfeito com a extinção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, desrespeitando a vontade daqueles moradores a vontade que ainda desejaram permanecer, como soldados defensores do nosso rincão pátrio. Nem mesmo com a ausência dos Poderes Público o fizeram desistir e agora veem argumentar a mudança de local. Podem acreditar nisto nos pioneiros amantes do abunã, fortes lutaremos pela sobrevivência da terra onde nascemos e acreditamos muito na consciência do Governo. Nunca deixemos que possa desaparecer no fundo do Rio Madeira. Vamos mais uma vez, lutar para que isto não aconteça. O que deve prevalecer é a luta daqueles que amam, afinal somos nós Abunãenses que sabemos dos seus segredos e que te acompanham o tempo inteiro e aqueles que também te julgam sem conhecer, certamente têm seus argumentos baseados em desconhecimentos dos fatos históricos da tua grandeza.

DESAPARECIMENTO DA VILA DE ABUNÃ - Gente de Opinião

Em que pese o fato de ter o atual Estado de Rondônia sofrido a influência do seringueiro – até mesmo para construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré pela ação desbravadora do explorador do látex, embora outras influências até muito mais preponderantes, tenham contribuído desenvolvimento da nossa região e agora deve reconhecer essa necessidade da sua existência.

Devem respeitar que neste torrão teve pessoas viventes, que merecem serem lembradas e não deixa-la ao fundo do Rio Madeira. Será que vale a pena esta fatalidade trazer benefícios a nós? Poderá ser evitado este tipo de coisas impensadas! ... Será que vai também transferir para um outro local a vila, Sem estrutura adequada sem planejamentos habitacionais inadequados, somente para satisfazer a simples necessidade de aumento hidrelétrico. E ainda seus bens preciosos ficarão distanciados. Convém lembrar a fibra de nossos heróis para vencer essa conquista, no mesmo rio que o fará desaparecer. Será um desrespeito a memória de muitos pioneiros da Vila, que deixaram suas raízes sepultadas no cemitério Presidente Marques.

Fonte: Aldenir Courinos

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Novo Espaço - Por Ivo Feitosa

O Novo Espaço - Por Ivo Feitosa

  Porto Velho  .  .  . Já inaugurado oficialmente o novo Espaço Alternativo. Um projeto arquitetônico arrojante, em modelos de pontes estaiadas, const

Dia Nacional do Turismo - Por Ivo Feitosa

Dia Nacional do Turismo - Por Ivo Feitosa

Memória porto-velhense  . . . 2 de março - Dia Nacional do Turismo. Data especial para os que escolheram a formação de Bacharel em Turismo (Turismólog

Festa de Aniversário - Por Ivo Feitosa

Festa de Aniversário - Por Ivo Feitosa

  Porto Velho ... Mesmo com um pequeno atraso,  registro o aniversário da sempre elegante Mônica Mascetti Borges, esposa do Juiz Francisco Borges  Net

Aproveitando o descanso do Carnaval - Por Ivo Feitosa

Aproveitando o descanso do Carnaval - Por Ivo Feitosa

Porto Velho... Aproveitando o descanso do Carnaval deste domingo,o casal Divino Caetano  (repórter global), sua esposa Claudinéia e sua herdeira Maria

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)