Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Deputados estaduais discutem apoio para a saúde em Vilhena


A cidade de Vilhena atende a saúde regionalizada do Cone Sul de Rondônia, além de receber pacientes do Norte do Mato Grosso. A exemplo da maioria dos municípios do País, os recursos para assegurar o atendimento são escassos e a população cobra por melhorias no setor.

Para discutir apoio para a saúde do município, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e os deputados estaduais Luizinho Goebel (PV) e Jean Oliveira (PMDB) se reuniram com vereadores, na segunda-feira (10), na Câmara Municipal.

Os vereadores relataram as cobranças que a população tem feito, especialmente por cirurgias eletivas, como as ortopédicas. A fila de espera é grande, segundo eles informaram, com a capacidade da rede de saúde de atender a demanda, a cada dia mais reduzida.

"Já destinei R$ 500 mil para a prefeitura, que serão aplicados na manutenção e custeio dos serviços municipais de saúde de Vilhena, que é um município polo, que abrange todo o atendimento do Cone Sul do Estado”, detalhou Maurão.

O presidente da Assembleia anunciou que os deputados estaduais transformaram um projeto que iria gastar R$ 52 milhões para a construção de uma nova sede para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em mais recursos para a saúde.

"Boa parte desse dinheiro será aplicado na compra de medicamentos e equipamentos, para serem utilizados em mutirões de cirurgias, como as ortopédicas. Uma outra parte será investida na compra de ambulâncias. Já trabalhamos junto ao Governo um novo projeto e iremos conduzir esta ação", informou.

Luizinho Goebel defendeu que haja uma união política, para buscar o apoio necessário junto ao Governo, para socorrer a saúde de Vilhena. "Não tem outro caminho, senão a junção de forças, para que possamos dar um novo impulso para a saúde em Vilhena, atendendo com isso a população de todo o Cone Sul", disse Goebel.

O presidente da Câmara, Adilson de Oliveira (PSDB), defendeu que haja o aumento do teto de atendimentos para a saúde local, pois o número de pacientes só tem aumentado. "Isso precisa ser feito, para que haja o pagamento justo do que for realizado. Hoje se atende mais do que o previsto, e isso acaba trazendo prejuízos", observou.

Mais tarde, Maurão se reuniu com a prefeita Rosani Donadon (PMDB), quando reafirmou o seu apoio e parceria ao município, não apenas na saúde, mas nas demais áreas também.

ALE/RO - DECOM – Eranildo Costa Luna / Foto: Marisvaldo José

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)