Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dante Fonseca

Deixará de circular? Por Dante Ribeiro da Fonseca



Deixará de circular?

Por Dante Ribeiro da Fonseca (Que teve a honra de ser um modesto e ocasional colaborador do Alto Madeira).

Entre surpreso e incrédulo soube da notícia pelo Lucio Albuquerque. O Alto Madeira terá sua última edição publicada no dia 01/10/2017. Com ele emudecerá mais uma testemunha da História da nossa querida Rondônia? Testemunha presente (ocular, diriam os antigos) que sempre foi do nosso pequeno e grande cotidiano. Como as casas de pinho, as estações ferroviárias, as máquinas e os vagões, os equipamentos e o mobiliário da ferrovia Madeira-Mamoré, outro marco de nossa História recente, desaparecerá o Alto Madeira? Sendo verdade, perderemos inevitavelmente esse vestígio, que nos lembra nosso passado. Será uma tragédia, pois o passado é a memória, e a memória é tudo, é nós mesmos. Seus vestígios registram e lembram-nos seu significado, sem os quais nada seríamos, alienados de nossa substância espiritual.

Mas, a dúvida insiste em persistir. Recusa acreditar: desaparecerá mesmo? A pergunta sempre renovada deriva dessa negação, quase irracional. O fato, porém, é que ferrovias e jornais impressos sofrem já de interminável inanição. Explico. A Madeira-Mamoré sofreu da inanição causada pela mudança no modal de transportes, hoje sofre da inanição de espírito público, de interesse cívico e de empenho pelos marcos de nossa História e de nossa identidade como unidade da federação. Falece, vítima de uma longa agonia, com direito à UTI e herdeiros brigando pela sua herança na antessala. O Alto Madeira debilitado, aparentemente de súbito, mas como resultado de lenta e discreta desnutrição econômica. Insuficiência crônica de leitores, de anunciantes, provocada, enfim, por aqueles que migraram para meios mais econômicos e visíveis de comunicação. De uma maneira geral podemos detectar como o presumível culpado por essa situação a internet.

Também a pressa da modernidade, já não permite o vagar no ler. O jornal impresso, considerado meio ligeiro e superficial de informação, dada a limitação de espaço, foi superado por outro meio de comunicação, onde não falta espaço, mas a informação é mais ligeira ainda. A matéria jornalística virou nesse novo meio o fast food do leitor sem tempo (ou paciência), que a devora com pressa, sem sentir gosto ou olfato. Lembro ainda do tempo em que o Jornal do Brasil do Rio de Janeiro era tão volumoso aos domingos que levávamos toda a semana para lê-lo. Já não existe mais, vencido pelo mesmo inimigo. Um seu irmão de menor tamanho, o Alto Madeira, resistiu bravamente. Qual a razão dessa resistência? Tamanho não é documento, diz o sábio ditado popular. Resistiu em razão da gigantesca vontade de seu editor e proprietário Euro Tourinho. Somente assim chegou a completar cem anos. Em triste coincidência o outro proprietário, Luiz Tourinho, passou à eternidade nesse mesmo ano do jubileu centenário. Contudo, devo aqui corrigir-me. Não quero passar a impressão errada ao leitor. O Alto Madeira não morrerá. Dei-me conta agora que a analogia seria fácil demais, simples demais.

Deixa de circular, o que é diferente de desaparecer. Passará à eternidade com a fome da notícia não publicada, como em castigo de mitologia grega. Tamanha maldade, essa pena imerecida contrista. Pensávamos ainda em vê-lo anunciar em futuro breve, ao menos com a brevidade da História, aquelas notícias dos nossos sonhos: um país sem corrupção, com melhor distribuição de riqueza e mais feliz. Mais que isso, gostaríamos de ver tudo isso realizado pela democracia, que também parece estar faminta nesse Brasil esfomeado de tudo. Em resumo gostaríamos de ler a manchete onde anunciaria o aprimoramento de nossa democracia política como resultado de sua transformação em democracia social. Sim, pois é a democracia, bem alimentada e substantiva, o único regime que será capaz de levar a cabo essa tarefa. Gostaríamos de vê-lo contribuir para a realização desse sonho, praticando sua plena e democrática liberdade de informação e de opinião, embora fosse deixar os saudosos da ditadura, das nossas e das alheias, da esquerda e da direita, rancorosos e enraivecidos. Ditadura e jornalismo, duas palavras incompatíveis, pois com a primeira a segunda se faz arremedo. Sendo assim, apenas espíritos incoerentes podem se utilizar do jornal para defender ditaduras, pois é ato covarde utilizar a liberdade para exterminá-la. Do mesmo modo, jornalismo é incompatível com o “controle social”, uma dessas belas ideias que lotam o inferno, pois escamoteiam o controle do Estado sobre a sociedade civil, tão agradável às almas prepotentes daqueles que não sabem conviver com a multiplicidade de opiniões.

Voltando ao Alto Madeira. Quem sabe, no futuro, se torne Fênix, voltando de sua eternidade, mesmo que sob a forma internética? Embora tudo indique o contrário: a esperança é a última que morre. Seria sonho demasiado ambicioso ver estampada na primeira página desse centenário jornal o sonho do poeta? Seria muito desejar manchetes anunciando o renovado brilho do sol? A iluminação dos corações? A destruição da semente do mal? A eternidade do amor? Desvanecida a esperança, resta-nos a alegria de saber que o Alto Madeira somente deixará de circular. Continuará, entretanto, vivo, para todos os que desejarem conhecer os primeiros cem anos de Porto Velho e o surgimento de Rondônia. Repetimos nossa certeza, não morrerá. Como é atributo dos imortais continuará falando, mesmo depois de emudecido. Suas palavras continuarão ecoando, principalmente nos corações daqueles destemidos pioneiros que amam esse rincão do Brasil. Sua vitória sobre o tempo, que a tudo destrói, será essa, sua condenação à eternidade enquanto durarmos.


Deixará de circular? Por Dante Ribeiro da Fonseca - Gente de Opinião
Foto tirada no centenário do Alto Madeira

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Todo boato tem um fundo de verdade: o Ponto Velho, o Porto do Velho e Porto Velho

Todo boato tem um fundo de verdade: o Ponto Velho, o Porto do Velho e Porto Velho

O último artigo que publiquei aqui tratou da figura do “velho Pimentel”, um personagem que, apesar de seu caráter até agora mítico, parece estar ind

A origem da cidade de Porto Velho e o velho Pimentel

A origem da cidade de Porto Velho e o velho Pimentel

Todos sabem que a origem da cidade de Porto Velho coincide com a última tentativa de construção da ferrovia Madeira-Mamoré em 1907. Naquele ano, ao

Ciclos econômicos e migração marcaram a história de Porto Velho desde a sua criação

Ciclos econômicos e migração marcaram a história de Porto Velho desde a sua criação

Há mais de 100 anos um trecho do alto Madeira presenciava o surgimento de uma nova povoação, em razão do início da construção da Estrada de Ferro Ma

Memórias de um médico veterinário

Memórias de um médico veterinário

De vinte e cinco anos para esta parte, ou seja, desde que publiquei meu primeiro livro (História Regional, em coautoria com o professor Marco Antoni

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)