Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

DEBATES EXAUSTIVOS - Por Carlos Sperança


DEBATES EXAUSTIVOS  - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Visivelmente cansados, os candidatos a prefeito de Porto Velho já não se aguentam mais em pé durante duas horas e meia, como foi constado no debate da Uniron, transmitido pelo Canal 25. Não bastasse, já estão repetitivos, seja na troca de acusações ou no jogo de empurra de quem é mais culpado pelo atraso dos viadutos, pela não construção da rodoviária, etc, etc.

Os debates e sabatinas em 2016 já estão exaustivos para os candidatos e para a opinião pública. No entanto, são necessários para que o eleitor firme o voto para as eleições que se aproximam. Assisti a todos realizados pela TV, e tive paciência de Jó até para acompanhar as entrevistas finais dos postulantes, depois da meia-noite, porque é meu trabalho. Mas ninguém merece.

No entanto, alguns momentos hilários, como o que ocorreu na Uniron, amenizam os confrontos, caso do candidato Pimenta de Rondônia (Psol), que defendeu a necessidade de um detector de mentiras para os candidatos presentes. Se o aparelho fosse instalado, não sobraria pedra sobre pedra. O jogo de encenação e de muita mentirada tem sido a tônica das pelejas televisivas.


O Plano de Saneamento

Mais uma vez o Plano Nacional de Saneamento, adiado tantas vezes no governo petista, que previa a universalização dos serviços de água e esgoto para os municípios brasileiros, será chutado adiante. O País pretendia atingir patamares avançados no início da década, que diante da crise se obrigou a adiar a estimativa para 2033, sendo que a nova data também poderá ser postergada diante de estudos em andamento.

Na região Norte, apenas 56% dos municípios contam com água tratada e 8% com esgoto sanitário. Nas capitais da região, a de Rondônia, Porto Velho; e em Macapá, no Amapá, a coisa é pior ainda, e o percentual não atinge 2%.

Tratando-se de Rondônia, apenas os municípios de Cacoal e Vilhena contam com índices mais elevados no que se refere ao esgotamento sanitário. Aliás, Cacoal, desde a década de 90, por obra do falecido senador Ronaldo Aragão, que captou recursos através de emendas, tem sido a única cidade da Amazônia com índices semelhantes aos municípios do Sul maravilha.


Muita desmoralização

Quando se imaginava que os prefeitos brasileiros e a justiça tinham atingido o fundo do poço em termos de desmoralização, novos casos aparecem de Norte a Sul para comprovar que no Brasil em tudo se dá um jeitinho. O caso ocorrido em Montes Claros (MG), onde o prefeito Ruy Muniz está foragido da Justiça, ilustra e sintetiza tudo: mesmo fora da lei, ele foi autorizado pela Justiça Eleitoral a manter a propaganda eleitoral gratuita veiculada pelas emissoras de rádio e televisão.

Não que a coisa possa surpreenda um rondoniense. Aqui já tivemos a bancada do pó (bancada federal rondoniense na década de 90), a bancada da propina (caso dos deputados estaduais, que também chegou ao Fantástico) e na eleição 2016 temos vários candidatos a prefeito e vereador que já foram presos, mas disputando o pleito e participando do horário eleitoral gratuito.
Recentemente, um jornal de São Paulo ao se referir às eleições municipais na capital rondoniense, com tanta gente enrascada com a justiça, disse claramente: “Eleição em Porto Velho é caso de polícia”. Não é coisa de louco?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)