Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Eleições 2016

DEBATE NA SICTV: Pimentel supera armações de adversários e anuncia que o grande fiscal e conselheiro da prefeitura será o povo



A Sic Tv ligada a Rede Record de Televisão realizou neste domingo (25 de setembro), o debate entre os prefeitáveis de Porto Velho, marcado por polêmicas e estratégias para atingir determinados alvos. Firme, com posicionamentos concretos, Williames Pimentel obteve excelente desenvoltura e superou as “armações” dos adversários – Hildon Chaves e Mauro Nazif. Em sua fala, ele destacou a importância do controle social das ações da prefeitura, e observou que em sua gestão, o povo será o grande fiscal e conselheiro da administração municipal. O debate teve como mediador o jornalista Leo Ladeia.

O candidato Pimentel da coligação Por amor a Porto Velho, falou da importância da criação das subprefeituras, por garantir maior eficiência além de aproximar a administração da população. No seu entendimento, com a criação dos conselhos comunitários, a população será o grande conselheiro e fiscal dos atos da prefeitura.

ÔNIBUS: No tocante a mobilidade urbana, Pimentel informou que irá transformar a velha rodoviária, no Terminal Central do Transporte Coletivo Urbano, que será sustentado por quatro corredores de ônibus. O candidato informou se encontrar também no Plano de Governo, ações voltadas para implantar ciclovias e calçadas inclusive nas ruas dos bairros periféricos, de modo a garantir segurança aos pedestres e em especial aos deficientes físicos. Todo este trabalho, segundo ele, será controlado por um comitê integrado pelo Ministério Público, Tribunal de Contas, Câmara de Vereadores, Procuradoria Geral do Município e Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano. Na sua gestão, prosseguiu, “o tempo de espera na parada de ônibus será reduzido, pois haverá planejamento e controle”.

MODERNIZAÇÃO:Ao responder a questionamento do candidato Ribamar Araújo sobre propostas de desburocratização da administração, o candidato Pimentel afirmou que irá modernizar a gestão pública municipal, por meio da melhoria de processos, planejamento, tecnologia de integração de serviços públicos, contenção de gastos e ampliação da transparência. Ele anunciou que vai criar a Central de Expedição de Alvará, e também implantará uma nova política de valorização do funcionalismo.

AGUA: Com relação a saneamento básico, Pimentel lamentou problemas que ocorreram na primeira licitação no Governo Cassol e que acabou por ser cancelada pelo Tribunal de Contas da União. Segundo o candidato, o processo foi saneado pelo atual Governo Estadual e a Caerd já acelera as obras. Garantiu ele, que ao final de quatro anos, Porto Velho terá 100% de água tratada, e também fica assegurada a ampliação da rede de esgoto em toda a cidade.

PATRIMÔNIO CULTURAL: Sobre a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Pimentel diz ter se reunido com representantes da Santo Antônio Energia, quando foi informado que o solo atual onde se encontra a EFMM, não resistiria a trepidação do trem, e desta forma, o local deve tão somente passar por revitalização, transformando-se de fato em espaço turístico, e ajudar consequentemente os pequenos comerciantes e vendedores ambulantes. Ao final, disse que irá profissionalizar o setor cultural, e anunciou a construção do Centro de Eventos.

‘ARMAÇÃO’ TUCANA: No primeiro bloco, o candidato tucano Hildon Chaves se precipitou em sua estratégia (“armação”), devido a impedimento de fazer pergunta a Pimentel, de acordo com a regra pré-estabelecida. Ainda assim ele persistiu na sua empreitada. Mas em resposta, o candidato do PT, Roberto Sobrinho foi firme ao responder ao questionamento, informando que o fato de um órgão de imprensa publicar determinado tipo de informação, não quer dizer se tratar da expressão da verdade. Ele declarou ser preciso ter muito cuidado com este tipo de informação. Em seguida, ignorando completamente a pergunta do tucano, preferiu Sobrinho falar sobre suas ações quando foi prefeito. Na réplica Hildon Chaves desconversou. No bloco seguinte, o promotor (que se aposentou com apenas 21 anos de serviço prestados ao MP), admitiu o seu super patrimônio de mais de 11 milhões de reais. Durante todo o debate, o candidato tucano manteve um tom agressivo com seus adversários.

Veja ainda

ZONA SUL: A Onda Amarela se fez presente na tarde de sábado nos bairros da Zona Sul de Porto Velho. Articulado pelo candidato a vereador Rubão, o candidato a prefeito Williames Pimentel esteve participando da caminhada que reuniu centenas de pessoas. Durante o percurso, o candidato ouviu inúmeras reivindicações de moradores. Pimentel voltou a afirmar que sua gestão terá como prioridade a inclusão social, com o acolhimento das pessoas.

AREIA BRANCA: Na parte da noite de sábado, Pimentel esteve participando de um encontro comunitário no bairro Areia Branca e que contou com a participação do deputado estadual Jean Oliveira. O candidato a vereador Marcio Oliveira ao discursar, destacou a importância de se eleger um prefeito que esteja alinhando com o Governo Estadual e o Governo Federal. Pimentel disse que com a criação das subprefeituras, a descentralização irá ajudar muito os bairros mais distantes e onde as carências são maiores, devido ao abandono imposto pela atual gestão da prefeitura municipal.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleitor tem até amanhã para justificar ausência 2º turno

  Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil Quem não votou no segundo turno das eleições municipais de 2016 tem até amanhã (29) para justificar a sua

Tucanos vão governar um quarto da população nacional

Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom O resultado do processo eleitoral deste ano, encerrado no último

18 deputados federais são eleitos e deixarão Câmara

Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil Dos 80 deputados federais que concorreram nas eleições municipais deste ano, 18 foram eleitos e deixarão

Prefeito de Manaus destaca experiência política para administrar capital do AM

Bianca Paiva - Correspondente da Agência Brasil Reeleito em Manaus, o prefeito Arthur Vírgílio Neto, do PSDB, festejou a vitória contra o candidato Ma

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)