Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

DATAS DE RONDÔNIA


DATAS DE RONDÔNIA - Gente de Opinião

Barão do Rio Branco (paletó aberto)

Dia 12 – Em 1904 –O Congresso Nacional aprova o Tratado de Petrópolis, que dá direito ao Brasil sobre as terras do Acre e autoriza a construção de uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira para dar à Bolívia acesso ao Oceano Atlântico (Abnael Machado de Lima, Terras de Rondônia).

Dia 12 – Em 1949 – Em reunião na sede do Clube Internacional em Porto Velho é criada a Associação Médico Cirúrgica do Guaporé, tendo como presidente o médico Ernesto Laudelino  de Almeida (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 12 – Em 1985 – O prefeito de Vilhena, Vitório Abrão, sob acusações diversas, é cassado pela Justiça (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História).

DATAS DE RONDÔNIA - Gente de Opinião

Osvaldo Piana

Dia 13 – Em 1992 – Criados os municípios de Candeias do Jamary, Itapuã do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Castanheiras, Vale do Paraíso, Urupá, Mirante da Serra, Seringueiras, Theobroma, Ministro Andreazza, Governador Jorge Teixeira, Cacaulândia, Alto Paraíso, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Rio Crespo e Corumbiara (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO). , Piana, como deputado, presidiu a Constituinte de 1989 que criou os municípios e como governador participou da instalação

Dia 14 – Em 1978 – O padre Franco Vialeto celebra a primeira missa realizada em Rolim de Moura, ainda distrito de Cacoal (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).

DATAS DE RONDÔNIA - Gente de Opinião
 

Deputado Áureo Melo

Dia 17 – Em 1956 – O presidente JK assina a Lei 2.731, de autoria do deputado federal amazonense Áureo Melo, denominando Rondônia o Território Federal do Guaporé. O projeto foi preparado e seria apresentado  pelo deputado federal Joaquim Vicente Rondon, do Território do Guaporé, que cedeu a Áuero Melo e uma das justificativas foi o fato deste ter nascido em Santo Antonio (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).

Dia 18 – Em 1919 – Chega a Porto Velho o reverendo Eurico A. Nelson, da Igreja Batista, que realiza no prédio denominado Vaticano, dia 24, um seminário com o tema “Vencer” (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

DATAS DE RONDÔNIA - Gente de Opinião

Radialista Wilson Charles

Dia 18 – Em 1964 – Tendo á frente os padres Isidoro e Alexandre Bendoraites, a diocese de Guajará-Mirim inaugura a Rádio Educadora (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim). O radialista Wilson Charles é o recordista brasileiro no ar, desde a inauguração da Educadora, no mesmo horário e mesmo programa.

DATAS DE RONDÔNIA - Gente de Opinião
 

Advogado Fouad Darwich

Dia 18 – Em 1974 – Eleição da primeira diretoria da OAB/RO. O eleito foi o advogado Fouad Darwich Zacharias, que já vinha presidindo a Comissão organizadora da seccional (Ata da primeira eleição da seccional da OAB).

Dia 19 – Em 1997 – Inaugurado o sistema de telefonia celular em Ji-Paraná (Revista Ji-Paraná e suas histórias).

Dia 20 – Em 1944 – O Congresso Nacional recebe o Plano Rodoviária Nacional, assinado pelo engenheiro Yedo Fiúza propondo a Rodovia Acreana, ligando Rio Branco, AC a Cuiabá, MT (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).


 

5 BEC

DATAS DE RONDÔNIA - Gente de Opinião

Dia 21 – Em 1966 – Chegam as primeiras viaturas do 5º BEC a Porto Velho (Gen. Bgda. Tibério Kimmel de Macedo, Eles não viveram em vão). Em “A Amazônia e nós”, Marceno Alvim Martins, tenente do BEC, cita a data de 22 de fevereiro.

Dia 22 – Em 1951 – Petrônio Barcelos assume o governo do Território do Guaporé, fevereiro/1951 a fevereiro/1952 (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).

Dia 23 – Em 1974 – Instalada oficialmente a seccional da OAB em Rondônia. A advogada Salma Roumiê é a única mulher a assinar a ata de fundação (Lúcio Albuquerque, A Mulher em Rondônia). 

DATAS DE RONDÔNIA - Gente de Opinião

Geopolítica

Dia 27 – Em 1867 – Os governos de Brasil e Bolívia definem suas fronteiras através do Tratado de Ayacucho (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)

Dia 27 – Em 1986 – Começa a funcionar a Loja Maçônica Acácia do Oeste, em Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).

DATAS DE RONDÔNIA - Gente de Opinião

Deputado José Bianco

Dia 28 – Em 1983 – Presidida pelo deputado José Bianco a Assembléia Estadual Constituinte é desmembrada em cinco comissões técnicas, responsáveis pela elaboração da primeira Carta Estadual (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).

DATAS DE RONDÔNIA - Gente de Opinião
 

Carnavalesco Manelão

Dia 28 – Em 2011 – Falece em Porto Velho o carnavalesco Manoel Costa de Mendonça, o Manelão, criador e coordenador da Banda do Vai Quem Quer que no sábado de carnaval leva entre 60 e 80 mil pessoas para as ruas

Dia 29 – Em 2008 – A Agência Nacional do Petróleo anuncia que postos de gasolina colocam 13% a mais de álcool na gasolina vendida em cidades rondonienses (Jornal O Estadão do Norte).


Lúcio Albuquerque
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 28 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 28 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1920 – A Comissão Pró Saneamento de Porto Velho faz levantamento da situação e das necessidades do setor. 1946 - O jornalista Carlos Mendonça

O DIA NA HISTÓRIA 27 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 27 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extradição, o Brasil dá à Bolívia o direito de trafegar pelos rios brasileiros

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1867 – Dom Pedro II autoriza o engenheiro Franz Keller a estudar a construção de uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.1925 – Em

O DIA NA HISTÓRIA 25 de março de2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 25 de março de2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1949 – Quatro anos depois do desaparecimento do tenente EB Fernando, nas selvas de Porto Velo, a Justiça Militar arquivou o caso, alegando: “N

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)