Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

DANÇA: Sesc abre inscrição oficina de dramaturgia - Por Zekatraca


DANÇA

Sesc abre inscrição

Oficina de dramaturgia

Gente de Opinião

Como parte das ações de aperfeiçoamento do fazer artístico o Sesc realizará a oficina de “Dramaturgia em Dança: fazer, escrever, aparecer" dentro do projeto Sesc Dramaturgias.

A oficina será ministrada pela bailarina, performer e jornalista Priscila Maia, do Rio de Janeiro. Com limite de 20 vagas, a oficina acontecerá em duas etapas: 28 a 31 de agosto e 26 a 29 de setembro, das 18h30 às 22h30h, no Teatro 1 Sesc da Unidade Sesc Esplanada. As inscrições já podem ser feitas gratuitamente na Central de Atendimento da unidade para a faixa etária acima de 16 anos. É importante destacar que o participante tem que estar presente nas duas etapas e vir com vestimentas adequadas a realização de exercício prático.

A oficina é destinada a artistas da dança (coreógrafos, dançarinos, performers, figurinistas, iluminadores e cenógrafos), como também artistas de outras linguagens artísticas (atores, pintores, fotógrafos, cineastas, produtores), estudantes e interessados em geral.

O objetivo da oficina é sensibilizar e experimentar a partir da escrita de gestos no tempo e no espaço. Serão trabalhados tópicos que ajudam a ampliar o entendimento do termo dramaturgia, a partir da observação de trabalhos em dança contemporânea e em outras artes, como a fotografia e o cinema. Nesta oficina, será associado a teoria à pratica, debate à criação, passado ao presente, tempo ao espaço. Criar em dança inclui olhar, falar, observar, escrever, não se mover e se mover. Ampliar o entendimento de dança e de coreografia. Em última instância, a oficina objetiva contribuir para o fortalecimento de um esquema de trabalho baseado na pluralidade, na cooperação e na democratização do conhecimento entre pares, com o objetivo de construir um espaço onde as singularidades atuem em comum.

A ministrante Priscila Maia é Carioca, 34 anos. Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e roteirista com especialização na Escuela Internacional de Cine Y Televisión (Cuba), desde 2003 dedica-se às artes vivas e integradas. Formou-se na Escola Angel Vianna e no Centro de Formación Profesional del S.I.C.A. (Argentina). Também atua como pesquisadora e roteirista para projetos audiovisuais nos meios do cinema e da televisão. É fundadora e artífice do Fórum Permanente de Dança do Rio de Janeiro.


Lenha na Fogueira


Começa na próxima semana, a temporada de Festivais de Praia no estado de Rondônia.

********

Em Porto Velho a programação oficial vai acontecer nos dias 1º e 2 de setembro, na aprazível Fortaleza do Abunã. “Fortaleza do Abunã é um paraíso na Amazônia, que precisa ser trabalhada”, diz o presidente da Funcultural Ocampo Fernandes.

********

Outros festivais de praia famosos também estão programados para acontecer no estado de Rondônia. Festival de Praia e escolha da garota Praia em Costa Marques.

*******

Festival de Praia de Pimenteiras um dos mais frequentados por turistas, pois acontece na cidade de Pimenteiras literalmente à beira do rio Guaporé.

*******

Na cidade de Porto Velho não temos Festival, mas, temos as praias em frente ao Distrito de São Carlos na famosa Boca do Rio Jamary há uma hora de carro de Porto Velho, pela Estrada da Penal ou Linha 28.

*******

Na realidade, o festival de Fortaleza do Abunã também é de Porto Velho, pois, Fortaleza pertence ao Distrito de Vista Alegre pertencente ao município de Porto Velho.

*******

O Festival de Fortaleza do Abunã será nos dias 1º e 2 de setembro. Várias caravanas estão sendo formadas para ir até Fortaleza, curtir as belezas da Cachoeira que fica na divisa do Brasil com a Bolívia.

*******

Até outro dia, a turma da Funcultural estava ansiosa, pois o Rio Madeira estava muito baixo e a travessia da Balsa estava comprometida. Agora não, a chuva já caiu na cabeira do Rio Madre de Dios um dos maiores forneceres de água para a formação do nosso Rio Madeira e a navegação tá quase normal.

********

A equipe do Diário da Amazônia a convite da direção da Funcultural, fará a cobertura do Festival de Praia de Fortaleza do Abunã. Festival que há muito tempo não acontecia.

*******

Uma tradição de Fortaleza do Abunã, é o Café da Manhã que seus habitantes chamam de “Baixaria”. O Café Baixaria é acompanhado por cuscuz, tapioca, açaí, banana, ovo frito, ovo mexido, queijo, presunto, frutas diversas, farofa de charque (tem uns que servem massaco) e se o freguês fizer questão, tem caldo de mocotó, que na região, é conhecido como “panelada”.

********

O único problema do Café Baixaria, é que depois de degustar tantas iguarias, o corpo só quer descanso e num festival de praia, descansar fica difícil. Ainda mais que a praia fica repleta de mulheres ACRIANAS.

*******

A Funcultural está coordenando o evento, em parceria com outras dez secretarias municipais. O festival está sendo retomado após cinco anos, mas com outra perspectiva, sobretudo, em um contexto ambiental e econômico, duas questões que nunca haviam sido observadas. Declarou Ocampo.

********

Segundo o secretário, a Prefeitura tem trabalhado diariamente, em várias frentes para fazer um festival diferenciado. Desde a recuperação dos dezenove quilômetros da estrada de acesso, a partir da BR-364, até o envolvimento de toda a comunidade do Distrito, que será a grande beneficiada pelo festival. "É a comunidade que vai se beneficiar diretamente com a venda de bebidas, alimentos, estacionamento, aluguéis e pousada dos turistas", lembrou.

*********

Outro ponto positivo citado pelo secretário, é a parceria público-privada. A Prefeitura vai realizar o Festival, praticamente a custo zero. Dentre as empresas que estão patrocinando o festival em parceria com a Prefeitura estão a Ipê Transportes, Cerveja Devassa, Energia Sustentável do Brasil-Jirau e Eletrobrás.

*******

Se você ainda não reservou vaga em qualquer das pousadas existentes em Fortaleza, é bom providenciar barraca de camping pra não ficar ao relento.

********

Vamos deixar de “Baixaria” e se preparar para o Festival de Fortaleza do Abunã nos dias 1º e 2 de Setembro. Vamo lá morena!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)