Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Dá-lhe, JB!


Dá-lhe, JB! - Gente de Opinião

Montezuma Cruz

As andorinhas voltaram e ele também voltou. O centenário Jornal do Brasil circula, oito anos depois de agonizar.

Tão engasgados estamos no mundão da web, hoje povoado de fake news, que quase não percebemos o significado da volta de um jornal impresso que ressurge das cinzas.

Euler Belém (Jornal Opção, de Goiânia), diz: “O que não se deve esperar é que o JB volte a ser o JB de outrora, quando era considerado não um, mas “o” jornal. Era o jornal referencial; existia o JB e os outros”.

Suspeito por falar dele sem me emocionar, pois fui seu funcionário em Porto Velho, Cuiabá e São Luís, menciono Alberto Dines, editor-chefe desse jornal nos anos 1960 e criador dos célebres cadernos de jornalismo.

Segundo ele, o bom jornalismo tem relação direta com o meio impresso. Embora tenha se rendido parcialmente ao meio digital, é no impresso que Dines vê a essência do jornalismo. Para ele, é lendo no papel que as pessoas mergulham mais profundamente no que está escrito.

Dá-lhe, JB! - Gente de Opinião

Além disso, Dines têm uma teoria interessante sobre a relação entre tempo, história e jornalismo. Ele explica que “o jornalismo impresso é periodista. Isso significa que, quando a edição fecha, você tem que fechar seu olhar sobre o assunto e arredondar a história que você tem até aquele ponto, para, se for o caso, reabri-la novamente posteriormente”. Jornalismo impresso é, então, um constante recorte de momentos. Talvez por isso não será extinto mesmo que, nas palavras do jornalista, “tenha que se adaptar aos novos tempos”.

A escola do JB segue iluminada em minha mente e em todas aquelas estimuladas pela clareza e pelo privilégio de fazer jornalismo nas mais difíceis condições, a exemplo da exumação do cadáver de um padre em São Mateus (MA), sobre a qual falo em meu livro Do jeito que vi, na página 127: “Beatas cantam em São Mateus”.

Boa semana a todos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Dos 50 anos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, o advogado Juscelino Amaral ali trabalhou 15 anos. Casado, 62 anos, pai de qu

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

A maior parte do departamento jurídico dos grandes grupos de mineração em atividade no extinto território federal entre os anos 1960 e 1980 era cons

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Menino criado em Xapuri (AC), filho do catraieiro Eulálio Soares Rodrigues e da lavadeira Diva Machado Rodrigues, Odacir Soares Rodrigues formou-se

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A Comissão de Direitos Humanos da OABRO acompanhou e investigou aproximadamente duzentas suspeitas de violações, garantindo apoio e justiça às vítimas

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)