Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Curso para julgador de Boi Bumbá e Quadrilha


A Federação de grupos folclóricos de Rondônia - Federon promove na tarde desta terça feira 26, em sua sede na Cidade da Cultura – Parque dos Tanques a rua Lauro Sodré na entrada da estrada do bairro Nacional, o Curso de Julgador de Quadrilha e Boi Bumbá.Gente de Opinião

O curso tem como objetivo capacitar os julgadores que vão atuar na 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá. Trinta pessoas se inscreveram para participar da oficina que vai começar às 15 horas (três horas da tarde) desta terça feira 26.

Segundo o presidente da Federon folclorista Aluízio Guedes no final do curso, os participantes serão avaliados e aqueles que forem julgados aptos, participarão do sorteio que vai selecionar 10 julgadores (Cinco para Quadrilha e Cinco para Boi Bumbá) que estarão atuando no Flor do Maracujá deste ano. Os quesitos são:

Quadrilha

I - Originalidade e características estruturais de uma Quadrilha; II - Animação e evolução do grupo; III - Coreografia e Evolução dos Passos; IV - Organização da Apresentação; V – Criatividade; VI - Padre e Sacristão; VII - Juiz e Escrivão; VIII – Guarda; IX - Lampião e Maria Bonita; X – Marcador; XI – Caçador; XII – Seringueiro; XIII - Casal de Velhos e XIV – Casal de Noivos (incluindo Cavalheiro e Dama de Honra);

Boi-Bumbá

I - Boi-Bumbá; II - Amo do Boi III - Tribos; IV – Batucada ou Marujada e seu Mestre V - Primeiro Rapaz e Barreira; VI - Primeiro Vaqueiro e Barreiras; VII - Mascarados (Pai Francisco, Catirina, Cazumbá e Mãe Maria); VIII - Bicho Folharal; IX – Padre; X - Doutores (Doutor da Vida, Doutor Cachaça, Doutor Relâmpago); XI – Pajé; XII – Cunhã- Poranga; XIII- Sinhazinha da Fazenda; XIV- Porta-Estandarte; XV - Rainha do Folclore; XVI - Rainha da Batucada; XVII- Toada - Letra e Musica; XVIII- Fantasias; XIX- Levantado de Toadas XX – Coreografia; XXI - Criatividade e Ritual; XXII- Apresentador


Gente de OpiniãoE ontem foi o dia do escritor. Julio Olivar autor do livro “A Cidade que não existe mais”, ofereceu coquetel no “Juninho Café” ali na Farquar com a Carlos Gomes. Julio é presidente da Academia Rondoniense de Letras. Aliás, o livro citado, será lançado oficialmente no próximo dia 28 na Biblioteca Francisco Meirelles. Meu amigo escritor Antônio Monteiro que atualmente mora na Bahia enviou a seguinte mensagem:
 

*********

Parabéns, para você que não é Deus, mas é criador. O escritor é antes de tudo um CRIADOR de histórias, quer seja em prosa ou em poesia. O escritor é um grande fingidor. Tão fingidor que mesmo sem ter dor, finge a DOR! Salve, salve o nosso dia! Saudações literárias. Antônio Monteiro - Escritor desde criancinha - Salvador – Bahia.
 

********

Gente de OpiniãoEnquanto isso, hoje tem a solenidade pelo aniversário da 17ª Brigada de Infantaria de Selva na Casa da Cultura Ivan Marrocos. Na oportunidade acontecerá a premiação aos vencedores do 3° Concurso de Pintura 17ª Brigada. A solenidade começa às 19 horas.
 

********

Curso para julgador de Boi Bumbá e Quadrilha - Gente de OpiniãoTão falando que será o último evento do Carlinhos Maracanã como administrador da Ivan Marrocos. As “matildes” dão conta que justamente no dia de hoje, a fotografa Marcela Bonfim comparece na Casa para avaliar as telas que estão expostas na Galeria Afonso Ligório. O objetivo é selecionar as melhores para serem expostas nas diversas secretarias existentes no Palácio Rio Madeira local onde a exposição de fotografias da Marcela já se encontra.
 

********

Depois dessa “limpeza”, o ambiente fica esperando apenas a chegada da nova administradora Margot Paiva. Segundo a agenda do superintendente da Sejucel a posse será no próximo dia 30. Até lá o João Carlos Alves – Maracanã continua dando as ordens.
 

*******

Durante a convenção do PMDB ocorrida domingo passado, na Talismã 21, o Maracanã passou o tempo todo articulando sua permanência na direção da Ivan Marrocos, inclusive conversou com o agora candidato a prefeito de Porto Velho Williams Pimentel a respeito do assunto. Pimentel ficou pasmo: “Não acredito que o Ilmar vai fazer isso com você Maracanã!”. A deputada Marinha Raupp também não acreditou no que ouviu e o Superintendente da Sejucel Licenciado Rodnei Paes prometeu conversar com o Maracanã no dia de ontem, para saber os detalhes sobre o assunto.
 

********

A cavalheiro, o superintendente da Sejucel em exercício, não tava nem aí para o assunto Carlinhos Maracanã, tava mesmo era tirando foto com tudo que era autoridade, em especial, as da cúpula do PMDB. Tem o ditado que diz: “Manda quem pode e obedece quem tem juízo” Ilmar tem juízo e por isso, não faz juízo, dos que pensam que tem juízo.


A exposição fotográfica da economista Marcela Bonfim - "Amazônia Negra"
na galeria de artes do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho - Reportagem da SICTV

*********

E o Flor do Maracujá está praticamente todo montado na Cidade da Cultura – Parque dos Tanques. Apesar de mais uma vez, aquela pessoa da Sejucel encarregada de montar o processo da licitação das estruturas não atender parte do que foi solicitado pelos folcloristas, colocando o que ela (sem saber de nada) acha que é bom para os grupos folclóricos.
 

********

Mesmo assim creio que tudo já deve ter sido resolvido, porque se não foi, com certeza os dirigentes de grupos não pouparão “elogios” pra não dizer ao contrário, ao governo estadual. Aliás, a Sejucel até agora não disse a que veio como representante do segmento cultura, no esporte vai bem, mas, na cultura é uma lástima. É tudo feito nas coxas.

Gente de Opinião

********

O Arraial Flor do Maracujá começa nesta quarta feira dia 27, sob a coordenação da Federon com o apoio do governo estadual e da prefeitura de Porto Velho.


Curso para julgador de Boi Bumbá e Quadrilha - Gente de Opinião

 

Festival de música reuniu
centenas de pessoas em Vilhena

Neste fim de semana centenas de pessoas foram até a praça Ângelo Spadari, no centro de Vilhena para curtir as atrações do "Festival de Música Portal da Amazônia”. O evento começou no sábado, 23, e encerrou no domingo, 24.

Rock, pop, hip hop, MPB e sertanejo, rolou de tudo no festival. Patrocinado pelo Banco da Amazônia, o festival foi coordenado pelo agente cultural Marcio Guilhermon e realizado pelo Ponto de Cultura e Mídia Livre Serpentário Produções, em parceria com a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), com apoio do Governo Federal.

Os participantes do festival soltaram a voz e conquistaram o público formado por pessoas de todas as idades, inclusive crianças, que lotaram a praça para acompanhar as apresentações.

Curso para julgador de Boi Bumbá e Quadrilha - Gente de Opinião

O festival reuniu talentos da música rondoniense com uma programação diversificada e gratuita. Entre as atrações do festival que encantaram o público vilhenense estavam as bandas Urbanos, North Rockets, Nele, Poet, e Vector, Os Alienistas, Loop7, Subpop, Necrovha, além dos músicos Vanderson de Jesus e Gabriel, Gabriella Schmadecke, Murilo & Gustavo, Leo & Cristiano, Sandro Vieira, Jovino Lobaz, Suzane Schmitka, Nayara Ferreira e Kamila, entre outros.

De acordo com a organização do evento, o nome do festival faz referência ao fato de que Vilhena ser conhecida como Portal da Amazônia por estar situada na entrada para a região Amazônica. Além disso, remete à diversidade de fauna e flora da região.

De acordo com Marcio, o festival teve como objetivo promover a cultura regional através da música. Além de promover os talentos regionais.

“Uma das alegrias que tivemos ao realizar o festival foi justamente juntar fãs de diferentes estilos da música de Rondônia, de vários estilos, entre eles rock, Hip Hop, MPB e sertanejo, em um mesmo ambiente. Foi muito bom o evento, só temos motivos a agradecer as pessoas que compareceram no festival”, disse Marcio.

A estudante Mariana Lima, de 18 anos, disse que gostou do festival justamente pela diversidade de gêneros musicais apresentados.

Opinião compartilhada pelo músico Willy Santos da banda Os Alienistas que afirmou que o evento foi de suma importância para consolidação da cena cultural de Vilhena. “Tem que ser obrigatório ter todos os anos em Vilhena o Festival de Música Portal da Amazônia. Foi muito bom”, afirmou o jovem músico.

O juiz de paz Jorge Minuano Gonçalves de Lima elogiou a equipe de produção do evento e disse que é importante que realização de eventos que valorizem os talentos locais.

Marcio informou que além das apresentações musicais o festival contou com a realização cinco oficinas de técnicas instrumentais, que foram oferecidas na escola Marechal Rondon, na sexta-feira, 22.

De acordo com Marcio, o artista vilhenense, Vitor Gomes participou do "Festival de Música Portal da Amazônia” criando e pintando desenhos autorais nos dois dias, contribuindo assim com sua arte e criatividade para o evento.

Marcio informou que o grupo já está planejando a próxima edição que deve acontecer no próximo ano. “Queremos ampliar a próxima edição, para poder dar espaços para mais artistas locais se apresentarem. Agradecemos ao publico e aos artistas pela participação e ao Banco da Amazônia pelo patrocínio, o evento foi lindo e esperamos continuar trabalhando para realizar projetos que valorizam a cultura local amazônica”, falou Marcio. (Texto e fotos: Assessoria)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)