Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Curso de Agronomia do IFRO recebe nota máxima no Enade


 
O curso de Engenharia Agronômica ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, recebeu nota 5, a máxima possível, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016. Apenas 6% dos 4,3 mil cursos avaliados obtiveram a nota máxima na avaliação.

Divulgado na semana passada, o Conceito Enade 2016 trouxe para o Curso de Agronomia do IFRO Campus Colorado do Oeste excelente resultado, pois foi um dos dois cursos a receberem a nota máxima em Rondônia, dentre os 18 cursos que estavam sendo avaliados nacionalmente. Em relação aos cursos de Agronomia, o ofertado pelo IFRO teve grande destaque, sendo o único curso de Agronomia a obter o conceito 5 na Região Norte e ficando em quinto lugar no ranking nacional de pontuação.

A Diretora-Geral do campus, Larissa Ferraz Bedôr Jardim, enalteceu esse excelente resultado. “É com grande honra que parabenizamos os acadêmicos de Engenharia Agronômica por conquistarem esta nota no Enade. Somos o único curso de Agronomia na Região Norte a obter este conceito. Esse sucesso é resultado do empenho e dedicação de cada estudante, do profissionalismo da coordenação do curso e de todos que compõem o IFRO”, destacou. A diretora também lembrou que outra mostra da excelência da instituição é o Conceito 4 que o IFRO recebeu no recredenciamento do MEC neste ano.

Para o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, a avaliação mediu a qualidade de ensino que os acadêmicos receberam, sendo fruto das ações integradas com a pesquisa e a extensão, mostrando que o ensino no IFRO não acontece somente em sala de aula, mas em atividades de visitas técnicas, intercâmbio, entre outras aprendizagens práticas. Uberlando lembra que o IFRO possui nove anos de implantação, com algumas unidades com menos tempo de funcionamento, alcançando a nota máxima como prova da qualidade de ensino. “Essa nota significa que nós temos hoje, comprovadamente, a mesma qualidade da Universidade Federal de Viçosa tem em termos de ensino, na área de agronomia. Isso é muito importante porque são instituições com mais de 80 anos de atuação”, afirmou.

O gestor ainda analisa que os investimentos em ações de planejamento institucional colaboram para alcançar maior apoio da sociedade, para fortalecer resultados como este: “O Enade hoje é referência. Significa que os nossos professores e técnicos estão sendo avaliados. Então, ter obtido o êxito máximo na avaliação confirma o que já sabemos, que o quadro de servidores do Instituto Federal de Rondônia é qualificado. Temos ainda a melhorar, com a capacitação que temos buscado com mestrados e doutorados para os servidores, sempre sabendo que precisamos consolidar a instituição como um todo”.


Engenharia Agronômica

A Engenharia Agronômica no município de Colorado do Oeste, a aproximadamente 750 km da Capital Porto Velho, foi o primeiro curso de engenharia da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Estado. As primeiras 40 vagas foram ofertadas no Processo Seletivo 2011 do IFRO, com vistas a formar um profissional capaz de projetar, articular, gerenciar e desenvolver ideias inovadoras no campo da agronomia.

Conforme o coordenador do curso, William Mota, esta foi a primeira vez que o curso participou do Enade. Por possuir ciclo de avaliação de três anos entre as várias áreas, na última prova aplicada à Agronomia o campus não possuía turma de concluintes a ser avaliada. “Então, foi uma imensa satisfação já na primeira avaliação atingirmos a nota 5, que é a máxima que um curso pode obter. Apesar de jovem, nosso curso está no mesmo nível de qualidade de outras grandes instituições muito antigas. Isso nos dá muito orgulho e é mostra de nossa excelência”, comentou.

O professor William também agradeceu a todos que de alguma forma colaboraram com este resultado. “Ficamos muito felizes com esta conquista, que é resultado do trabalho de todos: uma união de esforços entre os alunos que fizeram a prova do Enade, os professores que ministraram as aulas durante o período do curso, e também cada um dos servidores que atua dentro do campus”, afirmou o coordenador.

A turma de Engenharia Agronômica que realizou a prova foi a terceira a concluir o curso no campus. Desta turma, 24 acadêmicos fizeram a prova. Jhonathann Willian Furquin da Silva, um destes acadêmicos, comentou que esta foi uma grata surpresa para ele e seus colegas. “Apesar de ser um curso relativamente novo, nós ficamos no mesmo patamar que instituições bem antigas. Ficamos muito orgulhosos por conseguirmos obter a quinta maior pontuação brasileira dos cursos de Agronomia”.

E Jhonathann atribuiu esse sucesso à ótima qualidade do ensino do IFRO. “Foi uma prova difícil, mas nós tivemos uma boa formação aqui. Por isso, essa conquista só veio confirmar a excelência do Campus Colorado do Oeste através da dedicação dos professores e suporte da instituição. Isso eu posso atestar, pois, como outros colegas, também estudei o Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio aqui, cuja formação nos ajudou a prosseguir neste universo acadêmico”.


Enade 2016

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame visa aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso de graduação. Ele é um dos componentes curriculares obrigatórios dos cursos de graduação.

A cada ano a prova é aplicada para diferentes cursos em um ciclo de três anos. Ou seja, o mesmo curso é avaliado a cada três anos. A prova, composta por 40 questões de múltipla escolha e discursivas, foi aplicada em 20 de novembro de 2016 para os acadêmicos concluintes dos cursos avaliados nesta edição. Os resultados foram divulgados pelo Inep em 1º de setembro de 2017.

Na edição 2016, mais de 195 mil estudantes realizaram a prova, sendo avaliados 4.300 cursos de 997 instituições de ensino superior em 18 áreas. Uma destas áreas foi a de Agronomia, na qual pouco mais de 11 mil estudantes realizaram a prova, de um total de 253 cursos. A área destacou-se como a segunda maior média geral nacional, atrás apenas de Medicina.

Fonte :Ascom  - ASCOM/IFRO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Reitoria

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), uma ação inovadora realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), deve garantir a Rondônia

Estudantes da educação infantil são beneficiados com vagas em instituições privadas custeadas pela Prefeitura de Porto Velho

Estudantes da educação infantil são beneficiados com vagas em instituições privadas custeadas pela Prefeitura de Porto Velho

Estudantes de Porto Velho que não conseguiram uma vaga na rede municipal durante o período da chamada escolar, serão contemplados com vagas em institu

Alunos concluem cursos e recebem certificados na Escola do Legislativo

Alunos concluem cursos e recebem certificados na Escola do Legislativo

Dezenas de alunos receberam certificados de conclusão de cinco cursos que foram ministrados na última semana na Escola do Legislativo (EL), da Assem

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo para contratação de serviços voluntários nas escolas

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo para contratação de serviços voluntários nas escolas

A Prefeitura de Porto Velho divulgou o edital do processo seletivo para contratação de serviços voluntários para atender o programa “Mãos dadas com a

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)