Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Cúpula mundial vai debater em SP combate a hepatites virais



Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil

A Cúpula Mundial de Hepatites começa hoje (1º) em São Paulo para terminar na próxima sexta-feira. Vai debater o progresso da agenda mundial de combate a hepatites virais e sua eliminação. A promoção, que ocorre de dois em dois anos, é uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Aliança Mundial contra a Hepatite (WHA), com um país anfitrião diferente em cada edição.

Ministros da saúde de países que integram a OMS, cientistas e especialistas em saúde pública, além de grupos da sociedade civil, discutirão a eliminação das hepatites virais, responsáveis por mais de 1 milhão de mortes por ano no mundo, além de mais de 300 milhões de pessoas que estão cronicamente infectadas pelas hepatites B ou C.

Após a adoção da Estratégia Global do Setor de Saúde (GHSS) da OMS sobre as hepatites virais em maio de 2016 – que incluiu a meta de eliminação até 2030 das hepatites virais como ameaça à saúde pública –, a cúpula vai discutir os últimos avanços e as políticas de saúde pública necessárias para atingir essa meta.

Eliminação de mortes

Diante do desenvolvimento global de antivirais altamente eficientes contra a hepatite C e de crescentes taxas de cobertura de vacinação e de tratamento para a hepatite B, o otimismo sobre a eliminação de mortes e da contaminação tem aumentado entre os especialistas, de acordo com a organização da cúpula.

A programação inclui atualizações sobre as últimas tendências no combate contra as hepatites; novos dados sobre o progresso dos países para atingir os objetivos de eliminação propostos pela OMS; aumento do acesso aos medicamentos contra a hepatite C e os novos preços dos medicamentos genéricos; o desafio do diagnóstico, já que, em todo o mundo, cerca de 300 milhões de pessoas infectadas com hepatites B e C ainda não foram diagnosticadas; e novos dados globais sobre hepatites em crianças.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

A Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, localizada no bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, passou por fiscalização do Conselho Regio

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

Em atenção ao trabalho que tem desenvolvido, focado na cooperação e no diálogo, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou ao Município de Porto Velho

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)