Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Culturas Populares - Encontro em Serra Talhada


 

Com as apresentações dos grupos folclóricos “Boi da Cara Branca” e “Os Cabras de Lampião – Xaxado” foi aberto na Estação do Forró em Serra Talhada (PE), o IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais do Brasil.

Gente de OpiniãoAutoridades do Ministério da Cultura e da prefeitura de Serra Talhada discursaram exaltando a iniciativa do Ministro da Cultura em levar o evento para Serra Talhada cidade que fica ha mais de 400 km da capital Recife e que só tem acesso via terrestre. “Graças ao esforço do nosso prefeito e a compreensão do Ministro Juca Ferreira esse encontro esta acontecendo aqui em Serra Talhada que já é considerada a capital do Xaxado e agora passa a ser considerada a Capital da Cultura Popular”, disse o secretário municipal de Cultura.

Os fóruns com as discussões sobre as políticas públicas começam na realidade na manhã desta quinta feira 27 e terminam no sábado 28, com a eleição dos Colegiados das Setoriais e do representante do Pleno.

Nesta quinta feira 27, o Seminário Cultura e Pensamento: Arte na Diversidade Cultural - Um dos objetivos do encontro, cujo anfitrião será o ministro da Cultura, Juca Ferreira, é debater a necessidade de uma compreensão ampla das expressões culturais. O evento começa com um debate sobre Arte na Diversidade Cultural – Ética e Estética. Mediada pelo secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, a discussão contará com a presença do escritor e pesquisador Bráulio Tavares, do jornalista e escritor Raimundo Carrero, do poeta, repentista e cantador Mestre Bule Bule e da quebradeira de coco babaçu e quilombola Mestra Dona Digé. 

No sábado, às 9h, será realizada mesa com o tema O protagonismo cultural e o diálogo entre os saberes. Estarão presentes o historiador, escritor, professor e dramaturgo Adriano Marcena; o antropólogo e professor da Universidade de Brasília (UnB) José Jorge de Carvalho; e a raizeira e especialista em farmácia tradicional Mestra Lucely Pio. 

Às 11h do sábado, ocorre o último debate, com o tema A influência do Sertão nas identidades culturais do povo brasileiro. Participam o escritor e pesquisador Anildomá Willians de Souza, especialista em história do cangaço; o poeta e pesquisador de cultura popular Ésio Rafael; e o jornalista, poeta, fotógrafo e diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, TT Catalão.

Para o secretário Guilherme Varella, esta edição do seminário vem para destacar a diversidade da cultura brasileira, valorizando expressões muitas vezes ignoradas ou discriminadas por não se encaixarem no perfil branco, cristão e capitalista, como as dos terreiros, quilombolas, indígenas e das periferias das grandes cidades. 

"As políticas culturais não podem ser pensadas com ênfase exclusiva nas manifestações artísticas consolidadas. Precisamos incorporar a diversidade, o maior patrimônio cultural da população brasileira, cultivando infinitas possibilidades de criação simbólica, como modos de vida, crenças religiosas e identidades", destaca Varella. 

O IX Encontro de Culturas Populares reúne representantes das setoriais: Artesanato, Patrimônio Imaterial, Culturas Populares, Culturas Afro Brasileiras e do Colegiado Indígena.

Estação do Forró

A Estação do Forró conta com espaço para realização de multi-eventos, Academia de Letras de Serra Talhada, Feira de Artesanato, Praça de Alimentação e o mais visitado Museu do Cangaço. O Capitão Virgulino nasceu em Serra Talhada e ficou famoso como Lampião. “Já não sabemos se Lampião foi herói ou bandido, pra nós de Serra Talhada ele foi e é muito importante”, disse o secretário de cultura.

Com todo mundo arrastando a sandália no chão, a primeira noite do evento terminou com a dança do xaxado comendo no centro.


Lenha na Fogueira

To estranhado a ausência dos representantes de Rondônia das Culturas Afro Brasileiras, Artesanato e Patrimônio Imaterial além do representante dos Povos Indígenas no IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais que está acontecendo no município pernambucano de Serra Talhada.

**********

Tem Pai e Mãe de Santos de tudo quanto é canto do Brasil, só não tem de Rondônia. E olha que na Lista de Convocados do Ministério da Cultura consta o nome do(a) representante de Rondônia.

********

O Artesanato pelo menos até ontem a noite também não contava com representante, o eleito foi o Antenor Karitiana que perdeu o vôo segunda feira e tava batalhando pra embarcar ontem. Não sei se conseguiu.

********

Apenas esse “cabra” como dizia Paulo Queiroz, está presente representando a Setorial das Culturas Populares. Sem quorum vou batalhar pra conseguir uma vaga nem que seja de suplente do suplente no Colegiado da nossa Setorial para Rondônia. Não vai ser fácil, pois, aqui só tem fera!

********

Bom e amanhã sexta feira acontece a festa de inauguração da sede da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon. O babado como dizem os quadrilheiros, vai acontecer no Parque dos Tanques.

*********

Severino Castro comandou a reforma do barracão do Parque dos Tanques onde já esta funcionando desde o Flor do Maracujá a Federon.

*********

Os presidentes dos grupos folclóricos se responsabilizaram pelas comilanças e bebemorações. Em nome do presidente Fernando Rocha parabenizo toda a equipe da Federon e os dirigentes de grupos folclóricos pela conquista.

*********

A festa começa as 16h00 e termina com as apresentações dos grupos folclóricos dentro da programação “Arrastão de São João” fora de época, que começa sexta feira e só termina no sábado.

**********

Aliás, sábado no mesmo local, ou seja, Parque dos Tanques vai acontecer o evento “Não Deixe o Samba Morrer”, uma parceria da Funcultural com a Fesec e as escolas de samba.

********

Segundo o presidente da Fesec Hudson Mamede as apresentações das escolas de samba estão confirmadíssimas, e começa as 17h30 de sábado dia 28, com a escola Acadêmicos da Zona Leste seguida da Império do Samba, Armário Grande, Diplomatas, Asfaltão e Acadêmicos do São João Batista.

********

As escolas do grupo de acesso tem que se apresentar com no mínimo 03 baianas, casal de mestre sala e porta bandeira, e apresentar o samba enredo para o carnaval de 2016 além da bateria e sua Rainha.

*********

As escolas do grupo especial tem que se apresentar com no mínimo 05 baianas, casal de mestre sala e porta bandeira, Rainha da Bateria e mulatas sambistas e o samba enredo para 2016.

*********

A escola de samba Unidos da Rádio Farol não vai se apresentar porque foi punida ficando sem receber o cachê relativo a esse evento especifico. A punição foi em virtude da Rádio Farol não ter cumprido o compromisso de se apresentando no “Esquentando os Tamborins” coordenado pela Fesec. Perdeu mais de R$ 7 MIL.

*********

Enquanto isso a turma do Asfaltão tá confundindo a fala do Jorjão presidente da Funcultural. Quando ele diz que as escolas vão se apresentar por conta do cachê do “O Samba Pede Passagem”, no dia 31 de dezembro, não quer atrapalhar o desfile do nosso querido “Mistura Fina”. As escolas vão se apresentar durante o show da Virada que segundo minhas fontes, contará também com o show do “Monobloco” do Rio de Janeiro.

*********

Pois é. Quadrilhas, Bois Bumbás e Escolas de Samba tudo junto e misturado sábado no Parque dos Tanques.

********

E eu dançando xaxado em Serra Talhada! “Olê Mulé Rendeira; Olê Mulé Rendá”!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)