Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Cuidado, o 'inverno amazônico' revela o perigo do rato


 Cuidado, o 'inverno amazônico' revela o perigo do rato - Gente de Opinião

Montezuma Cruz
 

Rondônia teve 46 casos de leptospirose no ano passado e 19 neste ano, até agora, conforme dados atualizados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Uma pessoa morreu em 2016 e duas este ano.

A região norte brasileira teve respectivamente 21 óbitos naquele ano e neste, 16. De 2010 a 2016 estados do norte acumularam 5.735 casos, tiveram 209 óbitos e letalidade 3,6.

A capacitação técnica de médicos veterinários, enfermeiros e agentes de endemias no combate e controle à leptospirose e à hantavirose (causadas por roedores), promovida pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) começou ontem (24) e termina nesta quarta-feira.

“Vocês se cansarão de me ouvir falar nesses dois dias”, brincou o médico infectologista do Ministério da Saúde, Dalcy Albuquerque, que vem pela terceira vez a Rondônia com a mesma finalidade.Cuidado, o 'inverno amazônico' revela o perigo do rato - Gente de Opinião

A leptospirose tem incidência anual de 2/100 mil habitantes e letalidade de 8,4%, atacando mais homens com idades entre 20 e 49 anos (78,5% dos casos).

“Nosso objetivo não é formar experts, nem especialistas, mas permitir que os profissionais em saúde possam reconhecer a doença e salvar vidas; pensem nisso”, ele apelou.

No período de 2010 a 2014 foram confirmados no Brasil 20,8 mil casos de leptospirose, representando uma média anual de 4,1 mil casos confirmados. O número de óbitos foi de 1.694, numa média de 339 óbitos por ano.

A região Sudeste lidera o número casos (7.457). Seguem-se: Sul (6.030), Norte (3.929), Nordeste (3.141) e Centro-Oeste (253). São Paulo (20,9%), Santa Catarina (10,7%), Rio Grande do Sul (10,6%) e Acre (10,5%) são os estados com maior percentual de casos confirmados.

Entre 1993 e 2012, além do Estado de São Paulo ocorreram casos no Paraná, no Cerrado, em Rondônia, na Amazônia e no Maranhão. Em 19 anos foram 1.537 casos, dos quais, 207 em São Paulo.

Apelo aos municípios

“Precisamos alinhar ações e coleta de amostras, e alertamos os municípios para olharem melhor a suspeição clínica”, disse a coordenadora estadual de leptospirose na Agevisa, Luzimar Amorim.

O treinamento reúne técnicos que atuam nas ações de vigilância em saúde ambiental; profissionais da assistência municipais de Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente; e profissionais dos hospitais estaduais de referência para onde são encaminhados os casos com sinais de alerta e graves desses agravos.

Febre, dispneia e mialgia

Os sintomas mais relatados foram febre (91%), dispneia (80%) e mialgia (69%). E 92% dos casos exigiram hospitalização; 47%, respiração mecânica; e 70% apresentaram a doença na forma de SCPH.

Existem oito variantes de hantavírus e também oito espécies de roedores tidos como reservatórios naturais do vírus no Brasil. Dessas espécies, três são as maiores causadoras das doenças: o rato do rabo peludo (Necromys lasiurus), na região de cerrado no nordeste de São Paulo; o ratinho do arroz (Oligoryzomys nigripes), na mata atlântica paulista; e o rato da mata (Akodon montensis), no Paraná.

Guia do Aluno editado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis ensina aos participantes diversos aspectos, destacando-se: casos clínicos; exames laboratoriais iniciais rotineiros (radiografias, punção da veia central), informações clínicas epidemiológicas; condutas diagnóstica e de manejo; confirmação e momento exato da notificação de casos; conduta terapêutica; evolução, alta hospitalar e óbito.

Não há vacina

As doenças são consequência do contato com partículas aerizadas do vírus, presentes na saliva, na urina e nas fezes de ratos. Aparecem com enchentes e estão associadas à aglomeração populacional de baixa renda, condições inadequadas de saneamento e alta infestação de roedores infectados.

Não há vacina nem tratamento para hantavirose. Associada à Síndrome Cardiopulmonar Pelo Hantavírus (SCPH) e à Febre Hemorrágica com Síndrome Renal (FHSR), a hantavirose teve 74 casos e 26 óbitos em 2014, no Brasil. A letalidade é de 46,5% em média no Brasil, considerada alta.

No período de 2010 a 2014 foram notificados 8.074 casos suspeitos. Destes 7,5% (604/8074) foram confirmados, dos quais 95,3% por meio diagnóstico laboratorial, apresentando resultado “IgM positivo”.

SAIBA MAIS

► Principais vítimas da leptospirose no País: garis, catadores de lixo, trabalhadores em limpeza e desentupimento de esgotos, agricultores, veterinários, tratadores de animais, pescadores, militares e bombeiros, entre outros expostos em locais com infraestrutura sanitária inadequada, onde prolifera a urina de roedores.

► A Síndrome Cardiopulmonar Pelo Hantavírus (SCPH) foi detectada pela primeira vez no sudoeste norte-americano, em 1993. Na América do Sul, os primeiros casos foram diagnosticados em Juquitiba (SP), em novembro de 1993.

► Em algumas regiões do Brasil, observa-se um padrão de sazonalidade, possivelmente decorrente da biologia e comportamento dos roedores infectados.

► Após os primeiros sintomas, que podem durar de três a seis dias, a doença pode ir para a segunda fase, chamada de cardiopulmonar caracterizada pelo início da tosse, acompanhada por taquicardia, podendo evoluir para edema pulmonar.

Na terceira fase da doença, chamada de diurética, ocorre a reabsorção do líquido do edema pulmonar, e a resolução da febre e do choque.

► A quarta fase, de convalescença, pode durar de duas semanas a dois meses nos casos mais graves, caracterizada pela prostração. O paciente deve ser acompanhado pelo profissional de saúde para avaliação de futuras sequelas: hipertensão, insuficiência renal crônica e outras.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)