Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Crimes de pirataria - Por Carlos Sperança


Crimes de pirataria

Diante da explosão de produtos piratas contrabandeados para o Brasil nos últimos anos o Congresso Nacional decidiu endurecer as penalidades para os crimes de pirataria com o propósito de evitar que o País se transforme de vez num “paraguaiuzão”. Projeto neste sentido será debatido a partir desta terça-feira, dia 14, na Câmara dos deputados, analisando substitutivos do senado.

De forma geral a proposta propõe a transformação de penas de detenção em penas de reclusão. No texto da Câmara, a penalidade varia de 1 a 4 anos e multa, enquanto o Senado propõe 2 e 4 anos e inclui novos crimes cujas penas serão aumentadas. Todas as mudanças são para a lei 9.279/96 sobre direitos e obrigações relativos à propriedade industrial.

Já, no artigo sobre o destino a ser dado aos produtos apreendidos, tanto o texto dos deputados quanto o dos senadores acrescentam dispositivos prevendo a apreensão dos equipamentos e materiais destinados á produção.



 

As reivindicações

Os comerciantes de Porto Velho apresentaram várias reivindicações ao prefeito Hildon Chaves na semana passada, entre elas a retirada dos camelôs das calçadas, a implantação de um calçadão na Rua Rio Branco, um camelódromo, um novo código de posturas do município, ruas limpas e calçadas bem organizadas. Também a atualização do Plano Diretor foi cobrada.

O adiamento

A Câmara de Vereadores de Porto Velho obteve adiamento de 45 dias da fiscalização da prefeitura para a retirada dos trabalhadores ambulantes das calçadas e avenidas e praças públicas da capital rondoniense. Neste período os vereadores vão definir em conjunto com a municipalidade uma área específica para as atividades bem como a construção de um camelódromo. É coisa enrolada, vai tempo para resolver.

Os remédios

A Câmara dos Deputados vota durante a semana o projeto de lei sobre os remédios de emagrecimento. De autoria do deputado Felipe Bornier (Pros-RJ) a proposta autoriza a produção, a comercialização e consumo, sob prescrição médica, dos anorexígenos, sibutramina, anfepramona, femoproporex e mazindol. A Câmara precisa votar a emenda do Senado que apenas especifica o tipo de receituário a ser usado pelo médico.

A economia

Com alguns sinais de melhoria na economia, além da queda da inflação, mais o lançamento de um conjunto de obras públicas ( o PAC do PMDB...) e um pacote de bondades, que vai desde aumentar os recursos para a casa própria e a recente liberação de recursos do FGTS, o presidente Temer e sua cambada  acreditam que as coisas poderão melhorar para eles.  A grande preocupação, no entanto, continua a Operação Lava a Jato.

Via Direta

*** Conforme as últimas projeções governamentais a rodovia 319 que liga Porto Velho a Manaus só deverá ser asfaltada em 2019 *** Também a dragagem do Rio Madeira pode sofrer novo adiamento *** A Câmara dos Deputados deve votar durante a semana projeto de lei que permite a cobrança de pós-graduação lato sensu pelas universidades públicas *** A medida visa reforçar o caixa das universidades.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)