Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Criado o dia municipal de prevenção ao câncer de mama


 
O dia 23 de outubro a partir de agora será o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama. O projeto de Lei n° 3490/2017 de autoria da vereadora Cristiane Lopes (PP), que institui a data, foi aprovado com 16 votos favoráveis em segunda votação na sessão que aconteceu na última terça-feira na Câmara Municipal de Porto Velho.

O objetivo é que nesta data em cooperação com a iniciativa privada e demais entidades, sejam promovidas campanhas e diversas ações educativas de esclarecimento e incentivo à realização de exames preventivos para a detecção da doença, nos postos de saúde da Capital.

Fazendo parte da Comissão Permanente dos Direitos das Mulheres na Câmara Municipal e como presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres, a vereadora considera de extrema importância salientar os cuidados com a saúde. “O câncer de mama é o câncer que mais atinge e mata mulheres em todo o mundo e em Rondônia e na nossa Capital esse número tem sido crescente. É importante que as mulheres tenham acesso à informações sobre a doença, os exames, as formas de tratamento e prevenção para evitar que novas mortes aconteçam”, ressalta.

No dia da votação, Cristiane Lopes recebeu a denúncia, feita por uma usuária, de que o Centro de Especialidades Médicas do Município não está realizando os exames de mamografia por falta de papel para a impressão do Raio X. “Através de denúncias como estas que vemos a importância de tratar sobre o assunto. O município precisa oferecer uma estrutura adequada para que as mulheres tenham acesso a esse exame. Se o câncer for detectado tardiamente menos chance de cura”, enfatiza a vereadora.

NÚMERO DE CASOS

De acordo com Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) em 2016 foram registrados em Rondônia, 190 casos de câncer de mama. Porto Velho foi responsável por quase metade deste número, foram 80 casos registrados.

Ainda de acordo com o INCA o câncer de mama é a causa mais frequente de morte por câncer nas mulheres brasileiras e o diagnóstico precoce traz boas chances de cura às pacientes.

Fonte: Larissa Malta
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Pessoas idosas podem usufruir gratuitamente, de atendimentos na especialidade médica de geriatria, disponibilizados pelo Governo de Rondônia na Poli

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

A Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, localizada no bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, passou por fiscalização do Conselho Regio

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

Em atenção ao trabalho que tem desenvolvido, focado na cooperação e no diálogo, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou ao Município de Porto Velho

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)