Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

CREPAD UNE IGREJAS, CENTROS ESPÍRITAS E ENTIDADES SOCIAIS PARA FORTALECER ATENDIMENTO A DEPENDENTES QUÍMICOS EM PORTO VELHO


Gente de Opinião

Pai abraça o filho atendido pela equipe multidisciplinar do Crepad

Espiritualidade como fator de prevenção, promoção da saúde, fatores de risco e proteção. A combinação desses aspectos foi tema de duas noites de reuniões promovidas pelo Centro de Referência em Prevenção e Atenção a Dependência Química (Crepad), na terça (25) e nessa quarta-feira (26), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. Foram convidados mais de 100 membros de igrejas, centros espíritas e entidades sociais.

Como principal órgão da estrutura da Superintendência Estadual de Políticas sobre Drogas (Sepoad), ex-Secretaria da Paz, o Crepad reuniu em setembro esse mesmo público, formado por representantes de paróquias católicas, Seicho-No-Ie e Igrejas Batista Filadélfia, Metodista Wesleyana e Nova Aliança, além de centros espíritas kardecistas, umbandistas, Grupos Amor Exigente e Familiar Nar-Anon, em uma oficina de sensibilização.

A mobilização é o passo seguinte ao convite estampado em frases na porta de vidro na entrada do corredor térreo do prédio do Crepad:

Bem vindo. Enfim, Você chegou.
Respire fundo. Sorria.
Deixe suas preocupações de lado.
Receba o melhor que o mundo tem a lhe oferecer.
Sinta-se acolhido.

Na terça-feira, após a exibição do vídeo Guerra ao Drugo, a diretora executiva da Sepoad, psicóloga Carla Mangabeira, apresentou as atividades da superintendência e do Crepad.

Na sequência, o enfermeiro Ademir Pereira abordou a conceituação de drogas, classificação, efeitos agudos e crônicos no organismo. Paralelamente, debateu-se a espiritualidade como fator de prevenção.

A noite de quarta-feira foi reservada às explicações a respeito da rede psicossocial, socioassistencial e complementar; modelos de tratamento e uso de medicamentos.

A gerente de Tratamento do Crepad, psicóloga Dioneia Martins, mostrou a codependência; e a psicóloga Hirla de Souza explicou como devem ser orientadas as pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Nas fichas de avaliação do público que acessa o Crepad, a equipe constatou o percentual de 12% de usuários de crack em Porto Velho.

Pesquisas nacionais revelam que entre adolescentes de 10 a 12 anos de idade houve aumento significativo: 52% já usaram bebidas alcoólicas, 11% tabaco, 7,8% solventes, 2% ansiolíticos e 1,8% anfetamínicos.

INFARTO

Para o médico intensivista Nestor Ângelo D’Andrea Mendes, colaborador do Crepad, é importante que Porto Velho receba programas de apoio e amparo nacionais e estaduais. “O resgate de pessoas pode se dar além da fé das instituições religiosas”, assinalou.

D’Andrea, formado pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ) e atualmente na equipe do Hospital de Base Ary Pinheiro, na capital rondoniense, trata de dezenas de pacientes de infarto agudo do miocárdio, todos eles vítimas do tabagismo e de drogas, com ou sem histórico na família.


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)