Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Contingenciamento - Por Carlos Sperança


 

O mérito de Nazif

O ex-prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) que deixou o cargo em janeiro vai passar para a história local como um mandatário com pouco tino administrativo, mas deixa um legado importante para seu sucessor: é o primeiro que não retaliou seu sucessor como era hábito nestas bandas.

Até Nazif transmitir o cargo para Hildon Chaves, o modus operandi dos prefeitos na transmissão de cargos era de deixar o caixa zerado e uma montoeira de problemas imediatos para o sucessor resolver. Tanto nas eleições de Chiquilito Erse como na de José Guedes, com suas militâncias raivosas, a prática foi de retaliações.

De Carlinhos Camurça para Roberto Sobrinho, não havia sequer uma enxada para capinar o pátio da Secretaria de Obras. De Sobrinho para Nazif, a herança de prefeito  e secretários presos com desvio de milhões e milhões, mais pane geral nos computadores, deixou uma herança terrível. Mas de Nazif para Chaves se deixou dinheiro em caixa e ele recebeu até elogios do o sucessor.”Ele (Nazif) agiu como um estadista”, disse.  




 

Contingenciamento

Já rola chiadeira contra o contingenciamento de recurso na Polícia Federal é do Oiapoque ao Chuí. Se for aprovado o corte projetado pelas esferas econômicas, a previsão é de uma redução de 44 por cento de recursos destinados ao órgão ao longo de 2017 o que seria, conforme o senador Telmário Motta (RR) uma queda de R$ 5 bilhões para R$ 2 bilhões refletindo na paralisação imediata da Operação Lava a Jato.

Vice de Maurão

Confirmado pelo PMDB de Valdir Raupp como provável candidato ao governo pelo partido, o deputado estadual Maurão de Carvalho, presidente da Assembléia Legislativa tem sido assediado para escolher logo seu vice. Maurão explica que ainda é cedo para falar na escolha de vice e o processo de definição será feito junto aos partidos aliados ao seu “Frentão”. Acredita-se que seu vice será de Porto Velho.

Marca recorde

Se alguma coisa não for feita no Congresso Nacional para barrar a criação de novas legendas – as cláusulas de barreira seria uma solução – o Brasil chegará às eleições de 2018 com cerca de 100 legendas partidária sendo quase a metade em gestação. Delas apenas a PODEMOS, sucedendo o PTN, desponta como sigla de porte representativo e com candidatos a presidência da República e governos estaduais.

Confúcio x Hermínio

Desde a legislatura passada que o governador Confúcio Moura e o deputado estadual Hermínio Coelho não se bicam.  Sem papas na língua, o ex-presidente da Assembléia Legislativa sempre causou transtornos à gestão do desafeto peemedebista considerada perseguidora e vingativa pelo parlamentar oposicionista. Agora as pendengas entre eles acabaram nas barras da justiça.

A coincidência

A Comissão Especial que trata da proposta sobre duração e coincidência de mandatos políticos, a PEC 77/03, adiou a reunião para hoje, quinta--feira. Como se sabe a proposta de autoria do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) acaba com a reeleição majoritária, determina a coincidência das eleições e fixa em cinco anos a duração dos mandatos eletivos, nos níveis federal, estadual e municipal dos poderes Executivo e Legislativo.
 

Via Direta

*** O prefeito HIldon Chaves (PSDB) deu o pontapé inicial do seu programa de asfaltamento em Porto Velho com toda pompa e circunstância cenográfica *** Como se sabe, existe um déficit de 400 quilômetros de ruas pavimentadas na capital rondoniense *** Mas teme-se que com obras de infra-estrutura previstas dezenas de ruas que foram asfaltadas sejam cortadas para receber a tubulação de água e esgoto *** Seria bom a prefeitura se entender com a Caerd sobre seus projetos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)