Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio pede união na inauguração da Unisp de Vilhena



O governo de Rondônia entregou mais uma Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), projeto financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que faz parte do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise), envolvendo projetos nas áreas de educação, segurança, saúde e assistência social entre outros.

No ato de entrega na manhã desta segunda-feira, 16, em Vilhena, o governador Confúcio Moura disse que a ideia de unir as policiais tem sido muito difícil no Brasil. “A Polícia Civil e a Polícia Militar são corporações importantíssimas, mas elas ficam cada qual no seu quadrado. Acaba que terminam trabalhando isoladamente, e o objetivo da Unisp é unir todo mundo”, disse

O governador Confúcio Moura reafirmou o que tem dito na entrega das 11 unidades até agora. “É com união, com o mesmo objetivo do bem comum, e atendendo bem a população, que os problemas são enfrentados localmente nos municípios”, disse. Ele fez um apelo para que a sociedade de Vilhena participe ativamente do Conselho Municipal de Segurança Pública: “Essa é a reação. Em conjunto com os órgãos de segurança provoca a mudança. Minha parte estou fazendo”.

A Unisp de Vilhena representa um investimento de R$ 3.939.304,16, dos quais R$ 650 mil em novo mobiliário, melhorando a estrutura de trabalho de cerca de 70 profissionais da Polícia Civil – incluindo Instituto de Identificação – entre delegados, escrivães e agentes de polícia entre outros. O prédio é localizado na rua Luiz Mazieiro com avenida Jô Santo, bairro Jardim America.

Segundo o delegado titular Lincoln Mizusaki, o novo espaço é bem localizado, próximo ao fórum e ao Ministério Público, e as dependências em sua maioria tem atendido todos os funcionários. Há uma semana a população já utiliza as instalações da Unisp. Cerca de 50 a 70 ocorrências são feitas por dia.

Na área de 2.112 m² estão instalados banheiros com acessibilidade, comissariado, gabinete para delegados e oficiais, sala de audiência, cartórios, depósitos, reserva de armamento, sala de reconhecimento, sala reserva para vítimas, sala para datiloscopistas, sala reservada para agentes de polícia, alojamento, custódia provisória , grupo gerador, lavandeira, copa e poço artesiano.

O prédio anterior, segundo o delegado Lincoln, é na década de 80, com instalações muito precárias, e já foi quase totalmente desativado.

O Corpo de Bombeiros, segundo o comandante-geral coronel Felipe Chianca, mantem uma sala no local com quatro servidores para atender as atividades de vistoria técnica nos estabelecimntos do município. O secretário de Defesa, Segurança e Cidadania (Sesdec), Lioberto Caetano, disse que além de investir na estrutura da segurança o governo tem feito esforço imenso na capacitação de todas as forças de segurança, algo que tem contribuído muito para melhorar o setor.

A prefeita Rosani Donadon elogiou a gestão do governador Confúcio Moura, uma gestão “municipalista e parceira” das prefeituras de Rondônia.

Segundo a coordenadora do Pidise, Maria Emilia da Silva,  outros projetos de Unisp estão em andamento. Para Nova Mamoré, deve ser assinada ordem de serviço esta semana; em Alvorada do Oeste falta apenas mobiliar o prédio e em Buritis deve ser feita nova licitação porque a empreiteira abandonou a obra.

Participaram do evento os deputados Luizinho Goebel, Rosangela Donadon; diretor da Policia Civil Eliseu Muller, o secretário regional Ronaldo Davi Alevato, vereadores e outras autoridades.

Leia mais:
Governo inaugura Unisp em Ouro Preto do Oeste;
foco é atender bem ao cidadão, diz governador Confúcio Moura


Governador Confúcio Moura pede mediação
de conflito ao inaugurar Unisp em Ji-Paraná


 


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Alex Leite
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Prefeitura de Porto Velho divulga edital para contratação de novos profissionais para área da saúde

Prefeitura de Porto Velho divulga edital para contratação de novos profissionais para área da saúde

A Prefeitura de Porto Velho convoca os profissionais da saúde aprovados em processo seletivo (regime celetista) nos termos do Edital nº 40/GAB/SEMAD/2

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)