Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

CONFÚCIO MOURA: Novos rumos – para viver melhor


Gente de Opinião

Eu fico observando a quebradeira, em dominó,  dos nossos estados e municípios. E se comparado a uma empresa privada, creio que pediriam falência ou recuperação judicial.

No entanto, não tenho conhecimento no mundo,  que isto já tenha acontecido. Por certo, se bem pesquisado na literatura, encontre-se caso assemelhado. Quando os países “quebram” por guerras, catástrofes ou crises econômicas profundas, o caminho mais fácil encontrado é o do êxodo (refúgio) para outras regiões, enquanto, governantes sérios, tomam atitudes duras visando a recuperação dos seus países.

Agora, não vou fugir do assunto e ficar concentrado em nosso País.

Gente de Opinião

Qual é a saída para um Estado totalmente inviabilizado? Eu não vejo outra alternativa, que não seja a das reformas e mudanças dos modelos atuais. Muitos governos flagelados buscam recursos e meios, que venham do próprio povo, porque nada une mais um povo, do que o infortúnio.

Porque a recuperação de um país ou de qualquer dos seus entes, depende, exclusivamente do seu povo. Não se pode esperar de outros países nenhuma generosidade, que não seja maior endividamento.

Gente de Opinião

Já li que governos, mundo afora, pediram ao povo joias, bens pessoais, doações diversas para manter guerras ou outras dores. Por aqui, não dá para esperar o tempo para que cicatrizem as feridas do nosso retrocesso. Será necessário, um período de tempo, certo ou errado, que não pode ser longo, e mesmo sem a solidariedade completa do nosso povo, sejam iniciadas as mudanças necessárias para equilibrar a situação econômica de estados e municípios.

Pois, o que é uma nação, senão a soma dos seus entes federados? A União é um organismo, como o nosso. Se o dedão do pé dói, o corpo inteiro sofre. Para que o Estado seja saudável tudo deve estar em harmonia.

Quando se fala em recuperação judicial ou falência de uma empresa, ou se fecha a porta dela de uma vez ou se negocia a dívida por critérios rigorosos. Por aqui, vejo que não há outra saída que não seja uma mudança constitucional, onde os privilégios sejam cortados e todos os gastos públicos caibam dentro dos nossos orçamentos.

Não dá mais para se perder décadas, como já aconteceu em nossa história recente. Não dá. O momento é oportuno para os ajustes, basta que se aproveite a reforma iniciada pelo judiciário, com a reforma dos costumes, combater as práticas pervertidas da política brasileira, enquanto se ajusta a economia. Tudo deve caminhar junto.  Basta seguir os exemplos de países como a Polônia, Israel, Coréia do Sul, Chile, Vietnã, além de muitos outros.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)