Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Concurso de samba enredo da escola de sambas Asfaltão


Lenha na Fogueira
 

O que vem por ai e já está deixando tudo quanto é sambista de Porto Velho, super ligado, é o concurso de samba enredo da escola de sambas Asfaltão marcado para acontecer no próximo sábado dia 15.Concurso de samba enredo da escola de sambas Asfaltão  - Gente de Opinião

 

********

Acompanhei a entrega de todos os sambas que aconteceu semana passada, com o coordenador do concurso Altair Lopes – Tatá fazendo cumprir à risca o que consta do regulamento.

*******

Na residência da dona Nazira (sede da escola), as parcerias iam chegando com os sambas gravados em CD (igualzinho como acontece nas escolas de samba do Rio e Janeiro). O horário constante do regulamento para a entrega do CD com o samba mais as letras digitadas etc. & tal era até as 20h00.

*******

Deu dezenove horas e cinqüenta e oito minutos e nada dos meninos da Fina Batucada chegarem com o samba. A turma torcendo para dá logo oito da noite, pois caso a Fina Batucada não chegasse, era menos um concorrente até:

*********

Dezenove horas e cinqüenta e nove minutos e cinqüenta e cinco segundo. Danilo chega “esbaforido” e quase não consegue abrir o portão. A turma gritando,ficou fora, chegou atrasado, vamos conferir direitinho o horário seu Tatá! Mesmo assim, Tatá comprovou que a Fina Batucada entregou seu samba dentro do prazo estipulado e estava apto para concorrer. Foi emocionante.

********

Após acertarem alguns detalhes, inclusive a ordem de apresentação das parcerias no dia do concurso. A parceria Mávilo Melo & Misteira vai cantar primeiro, enquanto As Pastoras serão as últimas a apresentar o samba.

********

Nas redes sociais a disputa tá das melhores, pois as parcerias postaram seus sambas e a turma da preto e amarelo, está curtindo e comentando, cada turma puxa a brasa pra sua sardinha.

********

Não vai ser fácil os jurados escolherem o melhor entre os seis sambas apresentados. As parcerias inscritas são as seguinte: Mavilo e Misteira; Trio de Ouro – Bainha, Oscar e Zebaixinho; As Pastoras do Asfaltão; Joadson – Piaba e Torrado; Fina Batucada e Toninho e Eduardo Taverna e Júnior.

********

Na primeira rodada os seis sambas serão apresentados e desses apenas três, serão classificados para a finalíssima que acontece no mesmo dia. Tudo na Tenda do Tigre à rua Jaci Paraná com a Brasília.

********

Se me perguntassem sobre quais os três com maior possibilidade de chegar a finalíssima eu diria. Como ninguém perguntou deixa pra lá. Independente da minha opinião e de quem quer que seja, praticamente todos os sambas inscritos têm condições de ser cantado no desfile da escola Asfaltão nos desfiles das escolas de samba de 2017.

********

E vai ter desfile de escola de samba em 2017? Pergunta o desconfiado!

********

Minha humilde análise aponta que só teremos desfile de escola de samba em 2017 se o candidato que gosta da cor laranja, ganhar a eleição para prefeito.

********

Concurso de samba enredo da escola de sambas Asfaltão  - Gente de Opinião

Se ele não ganhar dificilmente veremos nossas escolas de samba desfilando em 2017, já que o outro candidato disse: “Cultura não é  prioridade no meu plano de trabalho”.  Por isso estou chamando a atenção dos amantes do carnaval, em especial dos desfiles das escolas de samba, para pensarem bem antes de votar no próximo dia 30.

********  

Sua digital pode deixar nossas escolas de samba sem desfilar no carnaval de 2017. Não suje o seu dedo digitando qualquer número. Um deles e apenas um, é o número certo para quem gosta da cultura carnavalesca e outros eventos populares.

********

Como nossa praia não é a política partidária apesar de gostarmos de discutir o assunto. Vamos ficar na expectativa.

********

Concurso de samba enredo da escola de sambas Asfaltão  - Gente de Opinião

Vamos entrar no clima dos desfiles das escolas de samba participando sábado que vem dia 15, do concurso de samba enredo da escola de samba Asfaltão!



 

Universo Geométrico da artista Maria Antônia

Concurso de samba enredo da escola de sambas Asfaltão  - Gente de Opinião

Há pouco mais de um ano em Porto Velho, onde voltou a morar após uma temporada no Rio de Janeiro, a artista plástica Maria Antônia, 78 anos, brinda o público da capital com uma nova exposição, Universo Geométrico. A mostra reúne cerca de 30 obras, de variados tamanhos, com traços do retângulo, quadrado, reta, triângulo e círculo em composições cheias de detalhes, de intenso colorido.

A exposição foi aberta na manhã da última segunda feira dia 10, na biblioteca Francisco Meireles, ao lado da sede da prefeitura, em Porto Velho, e o público poderá conhecer os novos trabalhos até o dia 30 deste mês.

“Esta é uma fase mais recente da minha trajetória de artista plástica. São telas com estilo diferente de épocas anteriores, em que o naturismo e o impressionismo predominaram. É um momento em que mais fortemente me vejo como desenhista, talento que trago da infância, e que no magistério me ocupava bastante, sempre assediada por colegas para produzir alguma coisa”, conta Maria Antônia.

Foi a partir dos anos 90 que, então aposentada do magistério, que Maria Antônia passou a se ocupar das artes plásticas, estimulada pela filha Cristina Paraguassu. Estudou artes em São Paulo primeiramente e depois Rio de Janeiro, onde também aprendeu cerâmica.

As telas de Universo Geométrico são composições recentes, que em comum com estilo anterior, o impressionismo, apresentam cores vibrantes, nelas residindo, entretanto, equilíbrio e harmonia. “Todas são criações originais, processos únicos de criação”, diz a artista plástica, fiel à imaginação e possibilidades de inovar.  

No ano passado, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, também em outubro, ela expos telas das diversas fases da carreira, recebendo elogios eloquentes dos visitantes.

Maria Antônia levou a Brasília, no Senado Federal, a exposição “Imagens Oníricas”, em que figuras humanas, animais e rica representação de elementos da natureza, como a água e vegetação, teceram composições de expressiva imaginação.      

Com a exposição Universo Geométrico Maria Antônia pretende homenagear o professor pela passagem de seu dia, 15 de outubro.  O evento tem apoio cultural da biblioteca Francisco Meireles e patrocínio da Fisiocenter e Construferro.       

Concurso de samba enredo da escola de sambas Asfaltão  - Gente de Opinião

Serviço

Exposição Universo Geométrico

Onde:  Biblioteca Francisco Meireles, Porto Velho.

Visita: Horário: 8h às 18h




Dez livros de jornalistas para o dia das crianças

Feriado de Nossa Senhora Aparecida? Que nada! Para o público infantil, 12 de outubro é o Dia das Crianças. Para quem tem responsabilidades com os pequenos – o mercado editorial surge como opção interessante (e educativa) para presentes. Pensando em auxiliar na compra para a data festejada pela galerinha e, além de tudo, estimular a leitura desde cedo, o Portal Comunique-se lista 10 livros infantis escritos por jornalistas. 

Confira a seleção:

Adriana Carranca – Malala, a menina que queria ir para a escola - Um livrorreportagem para crianças. É assim que O Globo define Malala, a menina que queria ir para a escola, livro de Adriana Carranca. Lançada em 2015, a obra conta a história real da garota paquistanesa Malala Yousafzai, que foi baleada em 2012, quando tentava estudar – ato proibido pelo grupo terrorista Talibã, que tomava conta da região do Vale do Swat.

Aline Bordalo e Alexandre Araújo – Onde a coruja dorme e outras histórias  -Passar de forma descontraída o conhecimento adquirido com anos de cobertura no meio esportivo para as crianças. Essa foi a missão do casal Aline Bordalo e Alexandre Araújo

Dad Squarisi - Deuses do Olimpo - Jornalista e professora de redação, Dad Squarisi também é reconhecida por publicar livros com dicas de gramática. Em 2014, porém, deixou o tema de lado para apresentar trabalho voltado aos leitores infantis e juvenis.

Junião – Meu pai vai me buscar na escola - A estréia do jornalista e ilustrador Antonio Carlos de Paula Júnior, o Junião, como escritor infantil aconteceu em julho deste ano, com o lançamento de Meu pai vai me buscar na escola.

Mariza Tavares – Os do meio - “É uma história que tem muitos irmãos, irmãs e famílias. Eles não moram todos juntos, não. Essa é a história dos do meio. E de como isso às vezes pode ser muuuito complicado!”.

Míriam Leitão – A perigosa vida dos passarinhos pequenos - Míriam Leitão deixou os números e a cobertura sobre economia de lado em parte de 2013. Naquele ano, ela apresentou seu primeiro livro voltado ao público infantil. Na ocasião, disse à reportagem do Portal Comunique-se que o seu desejo com a obra era “brincar com as crianças”.

Ricardo Viveiros – O poeta e o passarinho - Jornalista com meio século de carreira e escritor com mais de 30 livros publicados, Ricardo Viveiros tem, entre as suas produções, trabalhos dedicados ao público infanto-juvenil.

Rogério “Rofa” Araújo – Rofinha e seus amigos de oito patas - O livro lançado em outubro de 2015 foi escrito por Rogério Araújo, mais conhecido como “Rofa”, dando a entender que o personagem que aparece no título é uma espécie de seu alter ego infantil.

Thalita Rebouças – Uma fada veio me visitar - “É fada”, título do filme estrelado youtuber Kéfera Buchmann. Em cartaz nos cinemas, a história foi baseada no livro Uma fada veio me visitar, da jornalista e reconhecida escritora dedicada a trabalhos voltados ao público infantil.

Ziraldo – O Menino Maluquinho - “Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)