Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ilmar Esteves

Como botar o time em campo?



O Campeonato Rondoniense de Futebol da 1ª Divisão promovido e realizado pela Federação de Futebol do Estado de Rondônia – FFER, previsto para ser realizado no período de 5 de abril a 14 de julho, como anos anteriores, novamente com seus problemas de início de ano. Isso já faz parte do contexto. Não é exclusividade da federação mais de todos seus entes queridos estão na mesma e, como mãezona, sua sina é padecer no paraíso.

A falta de estádios e o lamentável estado em que se encontram; clubes sem saber o que para onde ir, vão tirando o time de campo; os dirigentes perambulando pelos corredores de repartições públicas se apegando por todos os lados na esperança de arrumar um troco para garantir o campeonato. A saída do Rolim de Moura (este ano e de outros, anteriormente) sempre cria uma tristeza imensa e aumenta a dose de pessimismo.

A federação sempre buscando alternativas motivadoras para assegurar um bom evento sem meter a faça no borderô das partidas e suas mágicas tentando atrair novos investidores, o interesse do torcedor e a divulgação do evento, por mais incrível que parece, os efeitos têm sido poucos pois atua isoladamente sem que os clubes nada ofereçam em contrapartida e logicamente o torcedor enrola sua bandeira.

Quando abordamos assuntos sobre o futebol rondoniense, o de pratica profissional, o que temos vistos são pedras voando no rumo do telhado da federação e seu presidente é o alvo preferido. O assunto geralmente se acentua chegando ao ponto de opinarem contra a profissionalização na modalidade e o sintoma da saudade do período “amador”, nessas horas, bate forte.

A falta de investimento publico (estado e município) no setor e o modelo de gestão dos clubes são dois fatores que destaco pela queda vertiginosa do futebol rondoniense na contramão do que acontece fora daqui. O futebol profissional tomou uma ascensão tão grande no mundo dos negócios, gerando trabalho e renda para muitos e para uma cidade, grandes empreendimentos no setor e maior ainda é a divulgação desse mercado. Leis de incentivo promovem o desenvolvimento da modalidade, um grande investimento e aqui na região norte é cada vez maior a participação estatal nesse mercado.

Mais as coisas por aqui são outras. O desinteresse é tão grande quanto preocupante.  O governo do estado investe muito no “gado do pecuarista” porque sabe que toda sua cadeia produtiva do agronegócio é muito lucrativa. O próprio governo federal criou (mais) um ministério para dar total apoio ao pequeno empresário. O Sebrae capacitando e fornecendo amparo ao empresariado brasileiro. São ações governamentais direcionadas para a iniciativa privada visando aumentar sua própria receita.

O futebol é um grande negócio, dos mais renteáveis em todo mundo, menos aqui. Sem ter de onde tirar os recursos para financiar suas atividades na competição a situação é insuportável. Se for amigo do prefeito a possibilidade de arrumar algum troco é possível. É cruel se ver o raio X dos nossos principais estádios; Paulo Saldanha, Aluízio Ferreira, Gentil Valério, Leal Chapelão, Biancão, Aglair Tonelli, Luizinho Turratti, Luís Alves Athaíde, Angelo Cassol e Portal da Amazônia. Somando tudo não dá Arena da Amazônia no vizinho estado do Acre. O Biancão, maior estádio do estado, fica mais tempo à mercê do tempo do que gerando imposto e agora temos mais um nessa questão que é o Cassolão.

O surpreendente na novela são os alvarás expedidos para funcionamento desses estádios. No meio da necessidade com a qualidade dar-se um jeito. O Estádio Aluízio Ferreira tido pelo próprio Corpo de Bombeiros como “risco de desmoronamento” ainda permanece de pé e funcionando como capacidade de até 700 almas, e como tem risco de cair, estes poderão tornar-se mártir.

A crise continua, com jeitinho as circunstancias vão se adaptando aos problemas enfrentados. Montar um time de futebol profissional não é tarefa fácil. É um enorme desafio e se não tiver dinheiro, termina metendo a mão no próprio bolso e ai começa uma bola de neve, vai se enrolando aos poucos. No mundo atual, “fazer por amor” no profissional não cola mais, e resulta na sofrencia por excesso de amor. Clubes apenas no papel, com diretoria apenas do presidente e relegado ao sacrifício, não lhe resta outra alternativa senão tirar o time de campo. Os próprios clubes, que o elegeram, já procuraram de alguma forma chutar o traseiro do presidente da entidade em busca de alguma justificativa mais é em vão.

Será que realmente é o culpado? Todos envolvidos, possuem enorme parcela de culpa mas querendo um Judas para bater é bom deixar a federação por último. A federação é corretíssima e sua longevidade no cargo não é motivo suficiente para o quadro atual e, como quase todos os presidentes de federações, daqui ou de outros estados, estão no cargo porque foram eleitos, democraticamente, muito embora tenha surgido uma nova lei impedindo a permanência no cargo por mais de dois mandados.

Citar exemplos de outros estados já não surti o efeito desejado considerando que nada avança no plano político para resolver ou eliminar os problemas existentes.  É a cultura do erro que entra em campo quanto pior, politicamente melhor ai o feudo do parlamentar aparece. Esta é a visão que se tem do & 2º art. 217 de nossa constituição que diz “O Poder Público dará tratamento diferenciado para o desporto profissional e não profissional.” Ai está a diferença.


Fonte: Ilmar Esteves de Souza

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Um salto para o futuro

Um salto para o futuro

Nessa sexta-feira (14/8) encerrei a semana com uma notícia maravilhosa. A Receita Federal expediu o CNPJ do FUNDER – Fundo de Desenvolvimento do Despo

Êpa! calma lá

Êpa! calma lá

Nesta terça (24/2) tomou posse o Professor Rodnei Paes como superintendente da SECEL, cargo que estava sendo ocupado interinamente pela titular da Sed

‘Você ouvinte, é a nossa meta’

‘Você ouvinte, é a nossa meta’

É sempre bom matar a saudade de Waldir Amaral abrindo os trabalhos para a narração de uma partida de futebol. E continuava - “pensando em você é que p

Vida de super atleta

Vida de super atleta

  No início de cada ano as expectativas por dias melhores no esporte vão crescendo dentro de cada atleta, muitos entrando firme em suas pré-temporadas

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)