Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão de Agropecuária recebe relatório da Embrapa



A Comissão de Agropecuária e Política Local, presidida pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT), recebeu para reunião no Plenário da Assembleia Legislativa, o superintendente federal da Agricultura, José Valterlins, e o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), César Augusto Teixeira.

Relatórios de gestão apontando dados e índices referentes à estrutura administrativa, técnica, ações, planejamento e deficiências tanto da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Rondônia (SFA) quanto da Embrapa foram apresentadas durante a reunião, que aconteceu a convite de Lazinho da Fetagro.

O superintendente da SFA, José Valterlins, destacou que o órgão vem intensificando e buscando melhorias dos serviços prestados à sociedade através de parcerias, convênios, acordos de cooperação, doações e contratos de repasses para a realização de feiras agropecuárias, mercados municipais, aquisição de tanques de resfriamento e patrulhas mecanizadas rurais, entre outras.

Entre os aspectos negativos enfrentados pela SFA, a falta de servidores administrativos para atividades de apoio operacional foi apontada com a principal deficiência do órgão atualmente. Segundo o levantamento apresentado, hoje a SFA conta com 28 profissionais, sendo o número ideal para atender a demanda do órgão, de 62 servidores.

Segundo a explanação da SFA, para o desenvolvimento das diversas atividades da administração em geral e de execução orçamentária e financeira dos recursos alocados à superintendência, seria necessária uma equipe de apoio administrativo em qualidade e quantidade.

Em sua apresentação, o chefe-geral da Embrapa, César Augusto Teixeira, destacou Rondônia no contexto da agricultura brasileira e fez uma analogia com o setor petrolífero no país. Segundo ele, Rondônia é detentor de uma das maiores áreas em exploração cultivadas no mundo e a maior reserva natural para a produção de alimentos e outros produtos relacionados.

Porém, o chefe da Embrapa apontou três desafios que o Estado precisaria enfrentar para a garantia do bom aproveitamento dos recursos naturais existentes em Rondônia, citando produção, qualidade e sustentabilidade.

César Augusto demonstrou em gráficos o ICMS dos principais produtos do Estado onde o cultivo do café, a extração de madeira e a pecuária ficaram com os três primeiros lugares respectivamente. “Rondônia é um Estado agrícola”, afirmou o chefe da Embrapa.

Membro da comissão e também presente na reunião, o deputado Adelino Follador (DEM) parabenizou Lazinho pela iniciativa e lamentou a falta de participação dos demais parlamentares da Casa.

“Hoje nos foram passados dados muito importantes, tomamos conhecimentos de muita coisa que nos ajudará a buscar mais ações para o desenvolvimento das principais economias de Rondônia”, disse Follador.

Lazinho da Fetagro disse acreditar que, com mais apoio e incentivo dos governos estadual e federal, é possível contemplar os principais modelos de produção do Estado e tornar Rondônia exemplo para o mundo.

Segundo ele, o material apresentado contribuirá para a Assembleia apoiar os espaços de produção e apresentar ao governo do Estado proposições relacionadas às informações repassadas pela Embrapa e SFA.

“Eu duvido que vá ter outro Estado mais rico do que o nosso em se tratando de produção”, concluiu Lazinho da Fetagro.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)