Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Comissão confirma Duelo na Fronteira para outubro


Comissão confirma Duelo na Fronteira para outubro - Gente de Opinião

Comissão confirma Duelo na Fronteira para outubro

O Festival Folclórico Pérola do Mamoré mais conhecido como Duelo na Fronteira, que acontece em Guajará Mirim entre os bois Malhadinho (azul) e Flor do Campo (vermelho), de acordo com as responsáveis pela Comissão Organizadora Edileuza Mendes e Rosa Solani estar confirmado para os dias 7, 8 e 9 do mês de outubro. “Alguns estavam querendo adiar a realização do festival em virtude da empresa vencedora da licitação, só garantir a entrega do material, no final deste mês de setembro”, disse Edileuza Mendes insistindo em confirmar que a proposta de adiamento não foi aceita.

A Superintendência Estadual de Turismo - Setur responsável pela execução da obra da construção dos barracões que após concluídos, abrigarão as equipes que vão trabalhar na confecção das alegorias e indumentárias dos bumbás, estará hoje e amanhã com sua equipe de técnicos em Guajará Mirim, acompanhando a medição da obra. O Superintendente da Setur Julio Olivar também designou um funcionário da área de comunicação da superintendência, para produzir material com a história e descrição das apresentações de Flor do Campo e Malhadinho durante o Duelo na Fronteira deste ano. “Esse Panfleto será disponibilizado aos turistas e todos que forem apreciar o Duelo nos dias 7, 8 e 9 de outubro no bumbódromo de Guajará”, disse Júlio.

A empresa que venceu o Chamamento Público para gerenciar a realização do Duelo na Fronteira este ano, em breve começa a comercialização dos camarotes e arquibancadas.

Para o festival 2016 foi assegurado o valor de R$ 300 Mil, ou seja, R$ 150 Mil para cada bumbá, através de emenda parlamentar do deputado Dr. Neidson Soares que serão repassados a Associação dos Filhos e Amigos de Guajará Mirim – AFAG.


Lenha na Fogueira

Depois do Flor do Maracujá, Comunidade no Sertão, Flor de Candeias e tantos outros arraiais folclóricos, chegou a vez de passarmos a divulgar o mais festejado Festival de Boi Bumbá de Rondônia.


********

Vem aí o Duelo na Fronteira. A batalha entre os bumbás Malhadinho e Flor do Campo que vai acontecer nos dias 7, 8 e 9 de outubro em Guajará Mirim.
 

Gente de Opinião


*******

Aliás, ha alguns anos a festa da Pérola do Mamoré não acontece em sua data tradicional, que é a segunda semana do mês de agosto. Tudo por conta da “maldita” burocracia.


********

Depois de dois anos sem acontecer pra valer, o Duelo na Fronteira voltou com quase sua força total ano passado (2015), graças a emenda colocada para os grupos pelo deputado estadual Dr. Neidson e a insistência do então Superintendente da Sejucel Rodnei Paes.


********

Como já dissemos, em virtude da burocracia também ano passado, a festa aconteceu em outubro fato que volta a acontecer este ano.


********

Dessa vez quem vai fazer a cobertura do evento é a Superintendência Estadual de Turismo – Setur que tem a frente o competente Júlio Olivar.


********

A Setur é a responsável pela fiscalização da obra dos barracões que abrigarão as oficinas de alegorias dos dois bumbás, que estão sendo construídos na área do bumbódromo.


********

Os bumbás estão ensaiando em seus currais tradicionais, ou seja, o Malhadinho no Clube da Polícia Militar e o Flor do Campo na quadra do colégio Tamandaré


********

A Setur está produzindo material de divulgação das duas agremiações, para ser distribuído nos hotéis, aeroportos, portos, rodoviárias e nos dias do Festival em Guajará Mirim.


********

Temos que reconhecer o trabalho das representantes dos bumbás, Edileuza do Malhadinho e Solani do Flor do Campo que desde o ano passado passaram a se dedicar a realização do Duelo na Fronteira. Elas passam praticamente o tempo todo dentro da Sejucel viabilizando o projeto do Festival. É claro que a equipe da Sejucel dar a maior força e atende as duas com a maior presteza.


********

Hoje a rivalidade dos dois grupos acontece apenas dentro da arena, fato que ha alguns anos praticamente não era possível, pois os dirigentes do dos bois não sentavam de jeito nenhum.


*******

Hoje ainda existe quem resista a aproximação das diretorias, mas, já não é como antigamente. Graças a Deus!


*******

Duelo mesmo só dentro da arena! Aí sim a “briga” tem que ser acirrada pois vale ponto que representa o título de campeão.


*******

Esperamos que a partir de agora, o Festival Pérola do Mamoré volte a acontecer no mês de agosto como era antes. Não é por nada não, é que em outubro é muito arriscado, pois é quando começa o inverno amazônico o que pode atrapalhar a apresentação dos bumbás.


********

Pra quem não sabe, o Diário da Amazônia é o único órgão da imprensa, que cobre o Festival desde seu começo. Desde quando ainda não era competição. No tempo de Aderson Souza quando o Festival acontecia na quadra da AABB, depois foi pro Clube da PM e finalmente para o bumbódromo.


********

Agora eu pergunto, será que alguma vez o Diário da Amazônia recebeu algum elogio na câmara de vereadores de Guajará Mirim pela cobertura do Duelo na Fronteira? Nunca! Nem por isso deixamos de marcar presença na festa.


********

Ano passado foi uma luta para conseguirmos a credencial para o fotografo Roni Carvalho fazer a cobertura do evento. Esperamos que este ano, a Coordenação que ano passado foi de responsabilidade da prefeitura de Guajará não crie muito caso.


*********

Estamos começando a cobertura do Duelo na Fronteira 2016. Vamos fazer a contagem que a festa vai começar. É um, é dois é três e já!


********

Estamos em Guajará!


Brasileiro vencedor do prêmio Jabuti expõe obra na Suécia

Grande vencedor do prêmio Jabuti em 2015 com o livro “Corpo de Festim”, Alexandre Guarnieri irá expor sua obra dos dias 22 a 25 de setembro na Feira Internacional do Livro, em Gotemburgo, Suécia. O evento contará com um estande oficial do Brasil, organizado pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Cultura e terá um espaço especial dedicado aos livros premiados.

Segundo o escritor, o encontro será uma importante ocasião para poder levar o valor da literatura brasileira para outros países. “Ainda servirá para dar continuidade ao meu trabalho como escritor e poeta”, diz esperançoso.

Para Guarnieri, o prêmio Jabuti trouxe um grande sentimento de gratidão e que reforçou sua vontade de trabalhar mais. Disse também que pretende publicar mais seis livros que estavam na “gaveta”. - É uma sensação estranha, pois alguns de meus mestres vivos e mortos nunca ganharam o Jabuti. Sempre entendi o prêmio como uma chama potente, iluminando cenários e obras, uma tocha capaz de apontar claridades. Isso me deixa muito feliz - relata.

Sobre a obra

Reeditado pela Penalux, “Corpo de Festim” tem o intuito de explicar a maravilhosa criação do corpo humano em forma de poesia. A obra brinca com as palavras para descrever a criação e a evolução dos seres por meio da biologia.

Guarnieri diz que o livro pretende acostumar o leitor à sua biologia, às suas entranhas e fazer com que estas lhe entreguem a verdade sobre o mundo, a vida e sua história, descobrindo e redescobrindo o novo e o antigo dentro da anatomia, da matéria e das palavras.

Sobre o autor

Carioca, nascido em 1974, Alexandre Guarnieri é historiador da arte e mestre em tecnologia da imagem. Começou, a partir de 1993, a participar de eventos de poesia falada no Rio de Janeiro. Publicou seu primeiro livro, Casa das máquinas (Editora da Palavra), em 2011. É um dos editores da revista eletrônica Mallarmargens.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)