Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Começa temporada de cruzeiros



Cristina Índio do Brasil - Repórter da Agência Brasil

A temporada de cruzeiros teve um reforço neste fim de semana, com a chegada ontem (15) ao Pier Mauá, na região portuária do Rio, de três navios, com fluxo médio de mais de 12 mil pessoas. Junto com os turistas dessa sexta-feira, a temporada, que começou dois dias antes, terá um movimento de mais de 26 mil visitantes na semana. Pelas contas da administração do terminal, até abril de 2018 o movimento das embarcações deve provocar a vinda para a cidade de cerca de 400 mil pessoas.

O gerente de Operações do Pier Mauá, Alexandre Gomes, disse que a previsão é baseada nas informações das companhias de navegação sobre a procura dos passageiros. “As empresas de cruzeiros informam o que está para acontecer. Elas passam a previsão de escalas e o tipo de movimentação que estão pensando em fazer. Normalmente, a gente tem um planejamento que influi na nossa logística e toda a conta que a gente faz com relação à quantidade de turistas é feita em cima desse planejamento”, informou.

De acordo com a procura, este ano o Rio foi escolhido como o principal destino do brasileiro para o réveillon, ultrapassando a cidade americana de Miami, que costumava ser a primeira, além de ser a mais visitada da América do Sul.

“O Rio este ano volta a ser alvo do turista brasileiro e a ter navios que embarcam e desembarcam na cidade. É um navio dedicado ao carioca e aos brasileiros que utilizam os aeroportos como porta de chegada. O navio começa o cruzeiro no Rio e termina na cidade. Vai para outros destinos, como o Nordeste, e em algumas viagens segue para Buenos Aires, mas utiliza o Rio como a casa dele”, afirmou.

Para Alexandre Gomes, o brasileiro volta à tradição de embarcar em cruzeiro marítimo pela comodidade desse tipo de transporte, mas a preferência pelo Rio tem ainda uma influência do legado dos Jogos Rio 2016. “O novo Boulevard Olímpico, os dois novos museus, o do Amanhã e o de Arte do Rio, a cidade se transformou em novo destino. O turista não chega mais aqui só querendo saber de Pão de Açúcar, de Corcovado e de Copacabana. Ele quer ver o que aconteceu depois das Olimpíadas”.

Economia

A estimativa é de que com a movimentação de visitantes no período do fim do ano, somada à aproximação do carnaval, a economia da cidade movimente cerca de US$ 90 milhões durante a temporada de cruzeiros.

Segurança

Preocupada com a questão da segurança, a administração do Pier Mauá acertou com o Batalhão de Policiamento Turístico da Polícia Militar (BPTur) a Operação Centro Presente. A Guarda Municipal também atua, com um esquema para dar proteção aos turistas que embarcam e desembarcam no terminal e que estejam em trânsito na Praça Mauá e no Boulevard Olímpico. “A gente precisa pensar no turista quando ele põe o pé fora do terminal”, disse.

Alexandre Gomes chamou a atenção para o fato de que, nesse caso, o número de visitantes é superior ao de turistas que se deslocam de hotéis. Por isso, é preciso ter um esquema diferente de segurança. “Nos dias em que há grande movimentação, que é bem diferente dos turistas que saem de hotéis e costumam ser só 30 em um ônibus, tudo aqui é em muita quantidade. Na operação de ontem, por exemplo, nós tínhamos dois navios, mas só de excursões vendidas que saíram do porto tínhamos 90 ônibus. É sempre um grande evento quando um navio de 3 mil ou 4 mil passageiros chega à cidade e eles saem para visitar os pontos turísticos. Temos a parceria dos órgãos de segurança pública para que o turista seja acompanhado também no entorno do Pier".

Brasil

Segundo o Ministério do Turismo, com o início do verão, na próxima quinta-feira (21), começa a alta temporada, e a previsão é de crescimento de 0,8% no número de viagens, na comparação com o mesmo período do ano passado. Até fevereiro de 2018, os brasileiros deverão fazer 74,13 milhões de viagens, por causa das festas de fim de ano e do carnaval.

De acordo com o ministério, São Paulo, Florianópolis e o Rio de Janeiro são os principais destinos, concentrando 10% do total de deslocamentos. Com isso, a pasta estima que a economia terá impacto de R$ 100,8 bilhões no período.

Para o ministro do Turismo, Marx Beltrão, esse movimento é reflexo da melhora da economia. “Os números confirmam a força do turismo e apontam um cenário de recuperação da economia. As perspectivas para o próximo ano também são animadoras”, disse ele.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)