Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Com início das convenções, pré-candidatos já estão gastando sola de sapato em RO


A farra dos partidos

Gente de OpiniãoO eleitor se depara nas eleições municipais com uma verdadeira farra de partidos em 2016 e a maior parte das legendas recém criadas é fadada a se transformar em siglas de aluguel. Atualmente são 35 agremiações partidárias habilitadas a disputar o pleito de outubro e ainda existem mais 29 em formação.

Para acabar com a festa das siglas que se vendem o Congresso Nacional estuda a adoção de cláusulas de barreira para limitar a proliferação das legendas e conter a fragmentação partidária tão evidente nos últimos pleitos.

Os dirigentes das legendas barriga de aluguel embolsam os recursos do fundo partidário e buscam lucros ao vender apoio a candidatos majoritários – no caso de 2016 a prefeito – em boas condições de vencer o pleito.  O modus operandi é o mesmo em todo o pais e praticado em larga escala em Rondônia: Em troca de apoio, estes dirigentes recebem cota de cargos de confiança, tem acesso ao aluguel de maquinário e a construção de pequenas obras.


O mapa do estupro

Com dados alarmantes o Brasil já tem um raio x do estupro, uma das violências comum entre as próprias familiares. Por ano mais de 500 mil mulheres são estupradas no País sendo que apenas 10 por cento denunciam seus agressores, muitas vezes sendo familiares e vizinhos quando se trata de casos envolvendo crianças.

A constatação de que 70 por cento dos agressores são parentes ou cuidadores das crianças violentadas é de causar terror. Sabe-se que entre adolescentes objetos da violência, em torno de 55 por cento dos estupradores são próximos as vitimas. Entre os adultos o percentual é de 65 por cento dos cônjuges, sendo ex- ou atuais além de colegas de trabalho.

No Brasil, que conta com quase 6 mil municípios apenas 500 pontos de atendimentos são credenciados pelo Ministério da Saúde para atender as vitimas. Os médicos constatam que as vitimas tem 3 vezes o risco maior de sofrer de depressão, 4 vezes a mais de sofrer estress pós-traumáticos e 13 vezes a mais de abusar do uso do álcool.


A política de alianças

Com início das convenções, pré-candidatos já estão gastando sola de sapato em RO - Gente de OpiniãoCom o inicio das convenções partidárias a partir de hoje, os pré-candidatos a prefeitura de Porto Velho já estão gastando sola do sapato pelas ruas da capital e dos distritos. Os pretendentes mais visíveis são o prefeito Mauro Nazif (PSB) que disputa a reeleição, o ex-secretário de estado da saúde Willians Pimentel (PMDB) que no final de semana percorreu a Ponta do Abunã e Léo Moras (PTB) que trabalha na confirmação da sua aliança com o cacique Ivo Cassol (PP).

O pleito ainda é cercado de muitas indefinições. Justamente por isto que os tucanos estão atrasados na temporada e pretendem tirar o atraso antecipando a convenção para este final de semana na capital. É do PSDB aonde vem à definição mais esperada no quadro partidário local.

Por sua vez, o PDT tem mobilizado suas forças acertando suas coalizões também no interior. Onde não tiver candidatura própria o partido fará alianças, casos de Jaru com Joãozinho Gonçalves (PSDB), Pimenta Bueno com Jean Mendonça (PTB) e Porto Velho com Mauro Nazif (PSDB)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)