Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Com foco em energia limpa, mostra no Cazaquistão tem participantes de 115 países



Da Agência EFE
Gente de Opinião

A capital da Cazaquistão passou por grandes transformações para sediar a grande exposição internacionalFoto: EFE/Kulpash Konyrova

Com o lema A Energia do Futuro, a Expo Astana 2017 foi inaugurada hoje (9) na capital do Cazaquistão com a presença de 17 chefes de Estado e de governo de todo o mundo e um espetáculo de luzes e fogos de artifício que iluminou o céu da moderna capital do país centro-asiático. Espera-se que a exposição internacional atraia entre 2 milhões e 5 milhões de visitantes. A informação é da agência EFE.

O evento, cujo foco está nas energias renováveis, conta com a participação de 115 países e 22 organizações internacionais e já é considerado um marco no setor.

"Uma exposição desta escala é o resultado do trabalho da comunidade mundial. A Expo é a promoção da 'marca Cazaquistão' no mundo", disse no discurso de abertura o presidente do país, Nursultan Nazarbayev. A mostra internacional promete ser um centro de exibição e discussão de novas ideias dos países e organizações participantes sobre energias alternativas e renováveis.

"A humanidade está a ponto de criar uma energia altamente eficiente e nossa exposição contribuirá para o desenvolvimento da energia limpa. Milhões de cazaques e milhares de convidados estrangeiros poderão se atualizar na mostra com as últimas tendências e ideias", disse o líder cazaque no Centro de Congressos.

Energias renováveis

A Expo Astana 2017 pretende trazer reflexões sobre a importância de se avançar para um sistema energético mundial baseado cada vez mais em energias renováveis, que ajudem a reduzir as emissões de CO2 e a dependência do petróleo e aumentem a autonomia energética das diferentes regiões e comunidades do mundo.

"Soluções de energias sustentáveis não são fáceis de serem encontradas. São o resultado de anos de trabalho, desenvolvimento e colaboração. Hoje, a Expo Astana 2017 nos permite unir nossas forças e trabalhar lado a lado para o futuro", afirmou o presidente do Escritório Internacional de Exposições, Steen Christensen.

Cultura e tecnologia

Duversos chefes de Estado e de governo de todo o mundo estiveram presentes na abertura da exposição, entre eles o rei da Espanha, Felipe VI, e os líderes dos países-membros da Organização de Cooperação de Xangai (OCS, sigla em inglês), formada por Rússia, China, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão, Paquistão e Índia.

Gente de Opinião

Pavilhão Nur Alem, maior construção esférica do mundo, com 80 metros de diâmetro, símbolo da Expo Astana 2017Foto: EFE/JuanJo Martín

Os convidados visitaram o pavilhão Nur Alem, a maior construção esférica do mundo, com 80 metros de diâmetro, que é símbolo desta Expo. A abertura contou também com um espetáculo multimídia no Centro de Congressos da capital, onde robôs e pessoas dividiram o palco em uma apresentação cuja temática foi a energia, sob uma estética contemporânea.

Também não faltaram apresentações musicais, com músicas e danças tradicionais do Cazaquistão. "Seis mil eventos culturais serão realizados dentro da Expo. Os visitantes poderão aprender sobre a cultura e a história do povo cazaque e também visitar outros cantos do Cazaquistão", disse o presidente Nazarbayev.

Entre a mostras, se encontram 71 números do Cirque du Soleil, desenvolvidos especialmente para a Expo, e apresentações de Plácido Domingo, Steve Aoki, Eros Ramazzotti e Afrojack, entre outros.

Infraestrutura

Para receber o grande número de visitantes, foram construídos vários hotéis, entre eles o luxuoso  Ritz-Carlton, e residências para 40 mil estudantes, bem como melhorias no sistema de transportes.
O Cazaquistão também construiu um novo megaterminal no Aeroporto Internacional de Astana, que aumenta sua capacidade para movimentar 8,2 milhões de passageiros por ano.

Além disso, o país centro-asiático fechou diferentes acordos bilaterais e multilaterais de "céus abertos" durante os três meses de duração da Expo 2017 e flexibilizou o regime de vistos para dezenas de países.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)