Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Cobra engolindo cobra - Por Carlos Sperança


Gente de Opinião Cobra engolindo cobra - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

OS EXTREMOS EM PORTO VELHO 

Quem seria capaz de prever que depois de dois anos da maior cheia do século que deixou centenas de desabrigados nos distritos e a região portuária de Porto Velho submersa, causando sérias conseqüências a infraestrutura da cidade, chegasse por aqui a mãe das grandes secas? O alarme vem dos cientistas da NASA e dos pesquisadores climáticos da Universidade da Califórnia (EUA), todos estudiosos de enorme reputação sobre as questões do clima que afligem o planeta.

No que diz respeito à capital rondoniense todos os sinais emitidos pela natureza vão ratificando as previsões da estiagem severa na região Amazônica. O Rio Madeira baixa rapidamente, o lençol freático da cidade desabou exigindo esforços para o aprofundamento dos poços caseiros e todos os efeitos da vazante do madeirão atingem a navegação na hidrovia.

Situações de calamidade em extremos atingem o mundo inteiro e no caso de Rondônia, Acre e Amazonas se alternam as cheias com grandes estiagens. Diante de tal cenário se pergunta, o que a natureza nos reserva para os próximos anos?



 

COBRA ENGOLINDO COBRA

Cobra engolindo cobra - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

A recente condenação de um ex-deputado estadual de Ji-Paraná desnuda um modus operandi desenvolvido pela Assembléia Legislativa através dos anos: a prática de chantagens contra comerciantes, a industriais, usinas, fornecedores do governo, etc. Às vezes até setores da imprensa participam deste jogo sujo.

Sabe-se através dos tempos, com tantas denuncias pululando, dos esquemas de rapinagens montados por políticos para fornecedores do governo, nas áreas de vigilância, comércio de marmitex para hospitais e presídios, limpeza de hospitais e licitações de compras nem sempre feitas com retidão. Algumas coisas até foram corrigidas, outras não, como o caso do relacionamento dos governantes com empreiteiras que angariam obras e que depois as abandonam, mas com o bolso cheio.

Muito já foi desvendado pelas operações da Policia Federal e o modus operandi de chantagens também identificado. Em tempos não tão remotos tivemos em Rondônia até o caso de um deputado chantageando deputado por causa de obras! É cobra engolindo cobra!

Cobra engolindo cobra - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião


REPORTAGEM DO PROGRAMA CIDADE ALERTA RO, APRESENTANDO POR LÉO LADEIA -  SICTV


A SONHADA DRAGAGEM

Em Rondônia as coisas funcionam mais ou menos assim: se anunciam obras de pavimentação, dragagem, de reformas ou construção de escolas e hospitais quase sempre nas proximidades do inverno amazônico, que é para paralisar tudo logo em seguida com a desculpa das chuvas e as empreiteiras embolsarem uma boa grana, atendendo o interesse dos políticos e das empresas dos compadres.Cobra engolindo cobra - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

E dentro deste contexto também esta sendo anunciada para setembro o início da dragagem do Rio Madeira tão prometida nos últimos anos. A obra na hidrovia do Madeira é uma necessidade premente e nesta estiagem já se vê a situação do rio envolto em praias formadas pelos bancos de areia colocando em risco a navegação fluvial de passageiros e das cargas de grãos para o porto de Itacoatiara, no Amazonas.

Os órgãos federais também já anunciaram a sinalização do Rio Madeira e até agora nadinha da silva. Tanta coisa anunciada vira brisa ou é postergada para décadas seguintes. E até agora não se vê ninguém se instalando em Machadinho para a Usina de Tabajara, tampouco as empreiteiras iniciaram os preparativos para a construção da ponte binacional em Guajará Mirim.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)