Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cleiton Roque destaca os 34 anos de Pimenta Bueno



O deputado Cleiton Roque (PSB) citou nesta quarta-feira (25), na tribuna da Assembleia Legislativa, o aniversário de várias cidades de Rondônia, mas destacou o de Pimenta Bueno, que no último dia 24 chegou aos 34 anos de emancipação político administrativa.

Ele afirmou que existe uma série de desafios, que deve ser resolvidos. “E nós mesmos é que vamos resolver. Não adianta ficar esperando um salvador do pátria”, acrescentou.

Cleiton Roque lembrou que o marechal Rondon deu o nome de Francisco Antonio Pimenta Bueno para o posto telegráfico. “Hoje o município tem 37.207 habitantes, sendo o décimo mais populoso de Rondônia”, explicou.

O parlamentar lembrou que o primeiro prefeito foi Vicente Homem Sobrinho, em 1977, e em 1982 assumiu o primeiro prefeito eleito, Reginaldo Monteiro. Ele disse que hoje Pimenta Bueno conta com diversas empresas, como a Ciclo Cairu, que começou pequena e hoje exporta bicicletas para diversos municípios.

“Temos faculdade, somos o município pioneiro na implantação da piscicultura. Toda pesquisa da técnica de criação de pirarucu em cativeiro foi desenvolvida em Pimenta Bueno, lógico que com apoio governamental”, disse Cleiton Roque.

Ele lembrou, ainda, que o crescimento está acontecendo aos poucos. “Talvez Deus tenha apontado para Pimenta Bueno e dito que o solo não é tão fértil, mas aqui terá gente organizada, capaz de fazer o município crescer”, frisou.

Cleiton Roque disse ser de uma geração onde se cantava o Hino Nacional e o civismo era tido como importante. “Não poderia deixar essa data passar em branco. Lembro-me que passava na frente da casa de Vicente Homem Sobrinho e o via sozinho. São coisas da política”, citou.

Ele também cobrou os homens públicos mais zelo com o patrimônio do povo. “Estive recentemente na Bolívia, no Departamento do Beni, e vi o desfile de cada escola. Os alunos de terno e gravata, as mulheres com roupas de gala. É o civismo, que precisa ser resgatado em Rondônia. O desfile de 7 de setembro é importante, assim como o aniversário dos municípios”, detalhou.

Apartes

O deputado Ezequiel Júnior (PSDC) cumprimentou Cleiton Roque por contar um pouco da história de Pimenta Bueno. “E hoje não tem como contar essa história sem falar de Cleiton Roque, que foi vereador e hoje, como deputado, trabalha pelo crescimento do município”, afirmou.

O deputado Aélcio da TV (PP) parabenizou Cleiton Roque pelo amor a Pimenta Bueno. “Foi primeira cidade que morei em Rondônia. Conheci diversas pessoas que trabalham pelo município, e vossa excelência é uma delas. Quero aproveitar seu discurso para parabenizar também a nossa cidade de Pimenta Bueno”, acrescentou.

O deputado Saulo Moreira (PDT) disse que na Assembleia Legislativa sempre os deputados têm uma identificação maior com um município. “Aqui temos o senhor, que defende com muita garra Pimenta Bueno. Sabemos da importância do município, que está em pleno desenvolvimento. O povo daquela região está de parabéns pela cidade e também por ter o senhor como representante”, detalhou.

Fonte: Nilton Salina 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)