Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Classe política rondoniense abre a pré-campanha 2016 repleta de dúvidas com as novas regras eleitorais


Repleto de dúvidas

A classe política rondoniense abre a pré-campanha 2016 repleta de dúvidas com as novas regras eleitoraise com a preocupação de punições sobre os gastos de campanha. Ocorre que a minirreforma eleitoral encurtou pela metade, de 90 para 45 dias o período Classe política rondoniense abre a pré-campanha 2016 repleta de dúvidas com as novas regras eleitorais - Gente de Opiniãodestinado a propaganda eleitoral, mas ampliou as possibilidades para os pré-candidatos durante a chamada pré-campanha, que se estende até o dia 15 de agosto.

Nas eleições deste ano, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral, os políticos podem se apresentar como pré-candidatos sem que isto configure propaganda eleitoral antecipada, desde que não haja o pedido explícito de voto. Também são permitidas a divulgação de posições pessoais a respeito de questões políticas, uso das redes sociais e reuniões com a comunidade.

O temor de infringir a lei e os gastos de campanha inibe os candidatos menos experientes na campanha deste ano. Todo mundo tem medo ainda das sanções antigas que existiam no pleito de 2014, que não existem mais e por isto os partidos tem realizado seminários para orientar seus postulantes aos cargos eletivos.



 

As proibições

Ainda a respeito das dúvidas dos candidatos a cargos eletivos para 2016 é preciso enfatizar que continuam proibidas a realização de showmícios, a distribuição de brindes, como canetas, chaveiros, camisetas e bonés. Também esta proibida à publicidade através de outdoors, o uso de cavaletes ou qualquer outro meio que prejudique a locomoção.

Fatia do Leão

A substituição de cargos federais em Rondônia – como ocorre em todo o país - faz parte da fatura do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional. Nos bastidores se constata que nesta partilha o PMDB tem a fatia do leão, no entanto outras legendas da base aliada do presidente interino Michel Temer também estão garantindo suas boquinhas.

Os desfalques

Com tantos apresentadores de rádio e televisão envolvidos na disputa do cargo de vereador em Porto Velho, muitas empresas jornalísticas serão desfalcadas de seus profissionais a partir de quinta-feira dia 30, prazo estabelecido pela justiça eleitoral a aqueles que vão participar do pleito de outubro deixem os cargos. Na Rede TV tem Rosinaldo Guedes e William, o homem do tempo na peleja.

Câmara de Vereadores

Na Câmara Municipal de Vereadores dois vereadores com programa de televisão devem, entrar em recesso em seus respectivos órgãos de comunicação. Marcelo Reis da TV Alamanda e Everaldo Fogaça do Canal 25 que mantém programas populares. No primeiro caso, Reis se dedica a cobertura de eventos policiais, no segundo, Fogaça presta atendimento aos bairros, ocupações consolidadas e invasões.

Geração de empregos

Pelo menos cinco estado conseguiram, conforme recente levantamento do Cadastro Geral de Empregados – Caged saldo positivo na geração de empregos. Conseguiram reverter à queda os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Acre. Destes estados citados, pelo menos três tiveram a carne, leite e derivados e o agronegócio influenciando na melhoria.

Via Direta

*** O PSDB comemorou seus 28 anos de criação no final de semana sem uma definição no tocante a candidatura própria a prefeitura em Porto Velho ***A novela promete se arrastar até o último prazo das convenções municipais*** No bico do corvo, o ex-presidente da Assembléia Legislativa Marcos Donadon continua foragido *** Outro com destino ignorado é também o ex-presidente daquela Casa de Leis Carlão de Oliveira*** E haja políticos foragidos em Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)