Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Ciro recebe manifesto em defesa da Eletrobras


Gente de Opinião

247 - O Coletivo Nacional do Eletricitários (CNE), entidade que congrega os sindicatos e associações dos trabalhadores do setor elétrico do país, participou nesta quinta-feira (8), em Brasília, de uma reunião com o pré-candidato à presidência da república pelo PDT, Ciro Gomes. Os sindicalistas entregaram o “Manifesto dos trabalhadores Eletricitários por um setor elétrico público, eficiente e para todos”.

De acordo com o manifesto, a partir dos anos 90, e no rastro das políticas neoliberais o setor elétrico brasileiro passou a ser laboratório de experimentação de fórmulas importadas de outras nações, que guardam pouca semelhança com a brasileira. "A reforma neoliberal implantada, principalmente nos governos FHC, promoveu uma mudança de paradigma e nosso setor elétrico deixou de ser guiado por uma estratégia de desenvolvimento nacional, passando a ser, na prática, apenas mais uma fronteira para a reprodução do capital", diz o texto.

Para Ciro Gomes, defender a Eletrobras trata-se da defesa do Brasil. Ele ressalta ainda que a venda da estatal elétrica é uma ameaça grave contra o povo brasileiro. "Se acontecer esse crime contra a sociedade brasileira serei forçado a rever esse negócio", afirmou, Gomes.

Dentre as propostas para um modelo democrático e sustentável para o Setor Elétrico Brasileiro, os eletricitários ressaltam a valorização das energias renováveis, o fortalecimento das empresas estatais, com foco na sustentabilidade e ação voltada aos projetos estruturantes, bem como, a criação de um fundo nacional de equalização para beneficiar as empresas de distribuições de regiões sem viabilidade econômica.

"Na maioria dos estados da Amazônia, o serviço de distribuição de energia elétrica simplesmente não é viável economicamente. A não ser com a prática de tarifas exorbitantes ou com péssima qualidade de fornecimento para comunidades carentes ou isoladas. Por isso é urgente a criação de um fundo que redistribua parte dos lucros das empresas de distribuição situadas nas regiões mais desenvolvidas para aquelas que atuam na Amazônia brasileira, fundo esse a ser administrado pela Eletrobras", defendem os eletricitários.

Ciro Gomes foi o primeiro presidenciável a receber a proposta das mãos dos eletricitários. O candidato tem se posicionado publicamente contrário à privatização da Eletrobras, sempre apresentando justificativas contundentes para que o processo em curso no Congresso Nacional não seja efetivado.

De acordo com a dirigente sindical do STIU-DF, Fabiola Antezana, a entrega do Manifesto dos trabalhadores eletricitários eleva o patamar da discussão da privatização. “Enquanto o Governo atual tenta de toda forma entregar a Eletrobras, nós queremos discutir o modelo do setor elétrico vigente. A oportunidade de poder manifestar ao presidenciável as premissas básicas de um modelo para a sociedade e não para o mercado nos tira da zona de conforto de apenas dizer que não concordamos com a privatização da Eletrobras”, enfatizou a dirigente.

“A atividade foi positiva do ponto de vista que o candidato manifestou que quer ter um país para governar, e que, caso o Temer consiga o desatino de entregar a Eletrobras, ele vai revogar esse crime, se eleito. Queremos poder ter a chance de entregar o Manifesto a todos os presidenciáveis. Enfim, colocar que não adianta querer “resolver” o que dizem ser um problema sem atacar a raiz. É como querer colocar apenas um remendo em uma goteira sem revisar o telhado”, conclui Antezana.

Veja a íntegra do manifesto: Por uma Eletrobras pública, eficiente e para todos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)