Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Cidade turística de Guajará completa 88 anos


 Cidade turística de Guajará completa 88 anos  - Gente de Opinião

Guajará Mirim, emancipado em 1929, é um município de interesse turístico, reconhecido pela Setur (Superintendência Estadual de Turismo (Setur), que desenvolve diversas ações fundamentais no segmento em que atua. A revitalização do Museu Municipal Madeira-Mamoré e a construção dos centros culturais são exemplos. Contribuem para o fomento do turismo e para economia local.

Guajará Mirim se destaca como um dos destinos mais procurados no estado por suas belezas naturais e sua histórica. Segundo maior município de Rondônia em extensão territorial e oitavo em população, recebeu o título de Cidade Verde, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Ambiental Biosfera, em razão de seu mosaico de áreas protegidas, que fazem da cidade um dos maiores municípios brasileiros em termos de áreas preservadas: 93%.

Guajará possui excelentes atrativos para o desenvolvimento da indústria do turismo em larga escala. Guardião da história, o município abriga rico acervo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, catedral de Nossa Senhora dos Seringueiros e inúmeras construções que retratam a memória de uma época em que o município concentrava a riqueza da região, baseada no Ciclo da Borracha.

Guajará oferece as mais diversificadas opções de turismo, como o tradicional Duelo na Fronteira, evento folclórico entre os “bois” Malhadinho e Flor do Campo, além dos atrativos naturais que proporcionam aos amantes da pesca esportiva deslumbrarem-se com os peixes gigantes da Amazônia.

Guajará-Mirim é um grande santuário de preservação de fauna e flora, onde são encontradas as belas praias do rio Pacaás-Novos, local que apresenta o fenômeno do encontro das águas com o rio Mamoré e, ainda, o alto da chapada dos Pacaás Novos e o Parque Municipal Natural Serra dos Parecis.

No turismo de negócios, por estar na fronteira com a Bolívia, sedia a única Zona Franca do Estado.  A Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim oferece excelentes oportunidades de compras de diversas mercadorias importadas de várias partes do mundo.

Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)