Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ciclo de palestras realizado pelo TCE-RO em Ji-Paraná enfoca eixos temáticos do Profaz


 
Dentro da programação do 3º Encontro Técnico de Implantação do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz), uma realização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), foi realizado na última segunda-feira (6), no auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), um ciclo de palestras envolvendo temáticas afetas ao programa.Ciclo de palestras realizado pelo TCE-RO em Ji-Paraná enfoca eixos temáticos do Profaz - Gente de Opinião

Inicialmente o conselheiro Benedito Antônio Alves, coordenador do Profaz no âmbito do TCE-RO, falou de modo pormenorizado sobre o programa, destacando desde o histórico da ação até objetivos, resultados já alcançados e os que estão sendo almejados.

Falou ainda sobre os eixos nos quais o Profaz está assentado, como a atualização das legislações tributárias; a regularização fundiária; a redução da burocracia; o despertamento do empreendedorismo e o fortalecimento da economia e das finanças municipais, com incremento da receita e também do bem-estar da coletividade.

DESENVOLVIMENTO

Já no ciclo de palestras foram formadas mesas de trabalho, com a primeira delas tendo como tema Desenvolvimento Sustentável. A coordenação foi do deputado estadual Laerte Gomes e atuaram como debatedores o vice-governador Daniel Pereira e representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental/Sedam (Francisco de Sales), do Sebrae-RO (Valdemar Camata Júnior), da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia/Faperon (Hélio dias) e da Unir (Otacílio Moreira).

Foram citados, entre outros pontos, a importância de se estimular boas práticas nos municípios, a fim de que a atividade produtiva esteja em harmonia com os preceitos ecoambientais, em respeito à sustentabilidade. Nesse contexto foi citada a atuação do Estado, tanto nos investimentos visando o incentivo à produção, quanto na busca por atrair novos investidores e mercados.

DESBUROCRATIZAÇÃO

Na segunda mesa, debateu-se desburocratização para abertura de novos negócios, com os trabalhos mediados pelo representante da Fiero, Chagas Neto, e como expositores a prefeita Gislaine Clemente (Lebrinha), o presidente da Federação das Associações Comerciais (Facero), Gérson Zanato, o diretor do Sebrae, Camata Júnior, o presidente da União das Câmaras e Vereadores do Estado (Ucaver), vereador Ismael Crispim, e o representante do Sindicato da Micro Indústria de Rondônia (Simpi), Francisco Holanda.

Além da apresentação de números relativos ao cenário empresarial e industrial no Estado, foram ainda abordados meios para superar as travas burocráticas visando incentivar a abertura de novos negócios e, consequentemente, a geração de emprego e renda para os municípios.

REGULARIZAÇÃO

Regularização fundiária foi o último assunto abordado no ciclo de palestras, com o conselheiro Benedito Alves mediando os trabalhos. Atuaram como expositores Ernani Prado, da Superintendência de Desenvolvimento (Suder), Francisco Sales (Sedam) e Francisco Pinto, analista tributário da Receita Federal aposentado.

Dentro do tema, foram enfocados aspectos relativos à regularização fundiária tanto na zona rural quanto na urbana, incluindo-se benefícios que esta traz aos municípios, como na cobrança de tributos, a exemplo do IPTU e do ITBI.

Fonte: Ascom TCE-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Prefeitura de Porto Velho divulga edital para contratação de novos profissionais para área da saúde

Prefeitura de Porto Velho divulga edital para contratação de novos profissionais para área da saúde

A Prefeitura de Porto Velho convoca os profissionais da saúde aprovados em processo seletivo (regime celetista) nos termos do Edital nº 40/GAB/SEMAD/2

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)