Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Cia Beradera se apresenta em três regiões do país


Cia Beradera se apresenta em três regiões do país - Gente de Opinião

O espetáculo teatral portovelhense "Lete" está levando a história de Rondônia a três regiões do país, através do Festival Amazônia das Artes. A peça retrata fatos históricos do estado e principalmente da capital, de uma forma diferente e irreverente.

A equipe percorrerá os estado do Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Pará e Piauí, entre os dias 12 e 22 de agosto. Segundo Rodrigo Vrech, diretor e dramaturgo, a peça convida o público a uma reflexão dos impactos causados na construção de Rondônia, em aspectos culturais e na sociedade local como um todo.

"A compreensão do enredo engloba todas as faixas etárias: gente que nunca viu teatro, gente que já tem experiência no assunto, e a recepção da platéia é muito boa, é gratificante', conta Rodrigo.

Cia Beradera se apresenta em três regiões do país - Gente de Opinião

O espetáculo

Lete retrata histórias reais de quem viu e sentiu a transformação histórica e cultural a partir da construção das usinas hidrelétricas no rio Madeira, em Rondônia. As histórias foram encontradas em comunidades ribeirinhas, movimentos sociais e em bares de Porto Velho.

O espetáculo 'Lete' é uma realização da Beradera Cia de Teatro, contemplada pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2012 para montagem cênica, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), com o apoio do Ministério da Cultura (Minc).


 


Lenha na Fogueira
 

Será nesta terça-feira à noite, a partir das 19h00, no auditório da Unopar, em Porto Velho, quando finalmente serão conhecidos os vencedores da edição 2015 do Prêmio IEL de Estágio. Os vencedores desta etapa irão disputar a etapa nacional, que acontece no mês de outubro, em Recife/PE. No encerramento da solenidade de entrega dos prêmios, o público será brindado com um show da banda Versalle.

********

Legal que os empresários de Porto Velho estão prestigiando a Banda Versalle. Hoje é o Instituto Euvaldo Loudi (IEL), que vai brindar os vencedores e os convidados com o show da Versalle.Cia Beradera se apresenta em três regiões do país - Gente de Opinião

********

Sábado passado, foi a Faculdade São Lucas que promoveu o baile Volta as Aulas e brindou seus estudantes com show da Versalle na Talismã 21. È por aí mesmo. O negócio é valorizar nossos artistas. É mostra que Santo de Casa também faz milagre.

*******

O Prêmio foi instituído pela Confederação Nacional da Indústria – CNI e Instituto Euvaldo Loudi (IEL) Nacional, com o objetivo de reconhecer e incentivar as boas práticas dos programas de estágio nas categorias ‘Estagiário Destaque’ e ‘Estagiário Destaque do Sistema Indústria’.

********

A Editora Moderna contratou o jornalista, escritor e novelista Walcyr Carrasco para assinar a série Reconto da Tradição Popular com ilustração de Rebeca Luciani. A publicação é uma homenagem ao dia do folclore brasileiro que será comemorado no próximo dia 22.

********

Dentre as principais características do Brasil, a formação cultural é uma das mais latentes. Herança das diversas nações que formaram nosso país, a cultura brasileira pode ser conhecida, por exemplo, por intermédio de lendas folclóricas.

*********

Por meio delas, são ressuscitados acontecimentos ou mesmo devaneios capazes de nos transportar para outro tempo, mostrando o imenso conjunto cultural que compõe o imaginário do nosso povo. Podemos verificar isso por meio das lendas brasileiras que conhecemos tão bem.

*********

Quem não conhece a história da misteriosa mulher que atrai homens para o fundo dos rios ou da mula sem cabeça?

*********

No Brasil temos um dia dedicado ao folclore: oficializado pelo Congresso Brasileiro em 1965, o Dia Nacional do Folclore é comemorado no dia 22 de agosto. Para aqueles que querem conhecer tradicionais contos do folclore brasileiro ou mesmo ter um novo ponto de vista dessas histórias, a Editora Moderna sugere a leitura da série Reconto da Tradição Popular. Assinada por Walcyr Carrasco e ilustrada por Rebeca Luciani, a série confere uma nova roupagem para lendas como Iara, Saci Pererê, Mãe de Ouro entre outras.

*********

São histórias que ouvimos dos nossos páis e avós, que precisam ser levadas às nossas crianças, nos colégios e em tudo quanto é canto.

*********

Hoje a gurizada só quer saber de “joguinho” no celular. Nas escolas os mestres não tem como exigir que os meninas e meninas desliguem seus celulares.

*******

Nossas crianças não obedecem aos pais, quanto mais os professores ou uma pessoa mais velha. Tudo em conseqüência da facilidade que têm em acessar coisas muito avançadas para suas idades.

*******

Seria ótimo o governo federal publicar uma resolução voltando a instituir a prova oral nos cursos básicos. É difícil a gente encontrar uma criança nos dias atuais, que saiba ler corretamente, aliás, nem gaguejando encontramos.

********

A iniciativa da editora Moderna é louvável, porém é preciso que essas histórias cheguem as nossas crianças de alguma forma. Se não através do livro impresso, na Internet em aplicativos com Play Livro.

********

Precisamos fazer com que nossas crianças tenham contato com a leitura seja de qualquer maneira. O importante é ler o que presta!


Inscrições para o Conselho Nacional de Política Cultural

O Ministério da Cultura (MinC) iniciou na tarde de ontem (17) às 17h, a segunda etapa do processo de reformulação do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) para o período de 2015 a 2017: a abertura das inscrições do edital para candidatos e eleitores a renovação de outros 16 Colegiados Setoriais: Cultura Popular e Tradicional; Artesanato; Patrimônio Imaterial; Cultura Afro-brasileira; Moda; Design; Arquitetura e Urbanismo; Patrimônio Material; Arquivos; Dança; Teatro; Música; Arte Digital; Artes Visuais; Livro, Leitura e Literatura; e Circo. A primeira etapa consistiu na consulta pública sobre a proposta do Processo Eleitoral do Conselho na plataforma digital que seguiu até 2 de julho de 2015.

A votação dos 16 Colegiados se dará em duas etapas: a estadual e a nacional, que será feita pela internet, pelos Correios e em encontros presenciais. Os resultados serão disponibilizados com ampla divulgação nos canais de comunicação do MinC e nos Fóruns Nacionais Setoriais. Com a renovação, para o período de 2015 a 2017, a perspectiva do Ministério é ampliar os canais de diálogo e aperfeiçoamento das instâncias de participação social, além de reforçar o papel do Conselho de ser um espaço de discussão de diretrizes, de concertação das políticas culturais. Durante a reunião do Cipoc, ente integrante do CNPC que tem competências como articular agendas e coordenar pautas de trabalho das diferentes instâncias do Conselho, bem como planejar suas atividades, foram levantadas sugestões sobre a eleição, tiradas dúvidas e revistos pontos. Sobre o Conselho O CNPC é um órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura e foi reestruturado a partir do Decreto 5.520, de 24 de agosto de 2005. Este órgão é composto pela comissão organizadora Nacional, comissões eleitorais, setoriais e 18 colegiados representativos da sociedade civil. Tem como finalidade propor a formulação de políticas públicas, com objetivo de promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)