Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Chefs paulistas reunidos na Fiesp p/ conhecer peixes de RO



Os 20 mais renomados chefs de cozinha de São Paulo vão se reunir no próximo dia 22, no Restaurante da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), em grande evento para conhecer e preparar pratos especiais de Peixes de Rondônia – tambaqui e pirarucu -, uma pequena mostra da produção rondoniense que precisa ser divulgada fora de seus limites.

Gente de Opinião

Prato à base de pirarucu

Dirigido especialmente ao setor de restaurantes da capital paulista, o certame promovido pela Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), segundo seu titular, Basílio Leandro, visa divulgar entre os profissionais da sofisticada cozinha de São Paulo, o que há de melhor na produção pesqueira de Rondônia, distinguindo as estrelas da produção local, para essa experiência gastronômica, que vai revelar aos participantes a riqueza de aroma e sabor que são a marca da culinária local, especialmente dos Peixes de Rondônia.

A organização também tem ao apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa de Rondônia (Sebrae), e a cortesia da Fiesp, que não apenas cedeu sua estrutura de restaurante, mas se responsabilizou organização e convite dos participantes, os 20 chefs paulistas, que serão liderados pela chef paranaense Cleo Rossetti, a maior especialista em peixes da Amazônia.

O evento se destina especificamente ao setor de comércio (restaurantes) com a missão de divulgar essas iguarias, os peixes de Rondônia em São Paulo, na expectativa de abrir espaço e mercado para a produção local, até como estratégia para manutenção e ampliação da capacidade produtiva do Estado. “Temos um produto de qualidade, mas não temos divulgação”, disse o superintendente justificando a realização do evento.

Peixes de Rondônia, por sua exposição, torna-se mais uma atividade com a marca do poder público, que pode influenciar a cultura alimentícia do País, que não tem o peixe como a primeira opção na mesa dos brasileiros, em que pese ser um país com uma extensa área litorânea e nada menos de 12% de toda água doce do planeta, habitat natural de grande diversidade de peixes.

De acordo com a programação, o evento Peixes de Rondônia será realizado dia 22 (terça-feira), no Restaurante da Fiesp, na Avenida Paulista, 16º andar, com recepção aos convidados a partir das 16h30 e degustação dos pratos de tambaqui e pirarucu das 18h às 19h.

Leia mais:

 Chef sugere filé de pirarucu assado
no forno ao molho do tucupi para a ceia

 


Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)