Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Ceron fará 320 audiências de conciliação com consumidores em débito


 
O Poder Judiciário estadual e a Eletrobrás Distribuição Rondônia (Ceron S/A) farão um mutirão de concitação com a realização de cerca de 320 audiências com consumidores em débito com a empresa. Como todas as audiências pré-processuais não há processo judicial instaurado e o objetivo é evitar uma maior demanda de processos na Justiça. Para isso, a Ceron expediu convites e comunicações aos consumidores inadimplentes para aproveitar a "mesa de negociação e parcelamento". O mutirão vai ocorrer no prédio da Eletrobrás, localizado na Avenida Imigrantes, nº 4137, Industrial, nos dias 27 e 28 de agosto, em Porto Velho.

Essa é uma forma alternativa e consensual de solução de conflitos, que é viável, rápida e segura, por isso a ação do Tribunal de Justiça de Rondônia é tão importante tanto para o Judiciário quanto e para a sociedade. A ação da Corregedoria-Geral da Justiça, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) contará com a homologação do Poder Judiciário. A Defensoria Pública também participa do mutirão.

Segundo a Corregedoria da Justiça de Rondônia, a grande vantagem é que o Poder Judiciário participa apenas no ato, economizando "tempo e pauta de audiências", que geram custos e ocupam o tempo de trabalho de servidores e juízes, pois todos os expedientes e preparativos - assim como o local das audiências – serão providenciados e organizados pela empresa interessada no mutirão. Feito o acordo, o juiz homologa passando a surtir os efeitos jurídicos e legais.

Segundo censo do Conselho Nacional de Justiça (Justiça em Números), em 2014 o Judiciário brasileiro contava com 99 (noventa e nove) milhões de processos em tramitação, dos quais 29 (vinte e nove) milhões representaram novos processos instaurados/distribuídos naquele ano. A solução dos conflitos deve ser incentivada como via alternativa que "desafogue ou alivie a demanda e o acervo" do Poder Judiciário, como pontuou o corregedor-geral, desembargador Hiram Marques.

Legislação

Desde a Constituição Federal de 1988 (art. 98, I, CF/88), o Brasil tem buscado a solução alternativa dos conflitos, havendo intensificação posterior com a edição das Leis dos Juizados Especiais Estaduais (LF 9.099/1995), Juizados Federais (LF 10.259/2001), Juizados Especiais da Fazenda Pública (LF 12.153/2009), Lei de Arbitragem (LF´s 9.307/1996 e 13.129/2015), Lei da Mediação (LF 13.140/2015) e o novo Código de Processo Civil (LF 13.105/2015).

Todas essas leis têm o objetivo de oportunizar ao cidadão acesso mais rápido e simplificado à Justiça, evitando-se a ocupação das varas judiciais com processos menos complexos, que podem ter solução conciliada ou por decisão nos juizados especiais.

Fonte: TJ_RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)