Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Causos mineiros - Por José Carlos Sá


Por José Carlos Sá
Blog Banzeiros

Gente de Opinião

Serra da Canastra, cenário onde acontecem os causos do livro (Foto Maria Mineira)

Todo mineiro gosta de um causo bem contado e eu, há mais de 30 anos longe de Minas (mas Minas não saiu de mim), não sou diferente. Acompanhando a página Conheça Minas no Facebook, fui atraído pelos textos saborosos e fotos bonitas postados por uma pessoa que assina “Maria Mineira”. Fiquei fã e fui procurar o perfil dela. Maria Mineira é a professora Maria do Carmo Oliveira Halfeld, moradora da cidade de São Roque de Minas, ao pé da Serra da Mantiqueira.

Gente de Opinião

Ao ler vários causos, vi que a autora tinha lançado um livro, “Ao Pé da Serra – Contos e Causos da Canastra”, reunindo as histórias que eu já tinha lido e muitas outras mais. Fui atrás.

O livro superou minha expectativa. Pensei em lê-lo devagarinho, saboreando cada causo, mas não deu. Li de “enfiada”, rindo de muitos causos, recordando de minha infância em Teófilo Otoni em outros, ou me emocionando também. As tentativas de casamento para o Artur Bastião, que  ele mesmo estragava, ou as botinas que foram compradas para o Tuco (lembrei de algo parecido que aconteceu na minha casa, não com botina, mas com um sutiã de crochê). Destaque para o causo do toucinho da Sinhá Totonha. Fiquei com pena do Izé, coitado!

Bom vou parar por aqui, senão citarei todos os contos e causos, pois gostei do livro de capa a capa. Quem se interessar, enviar e-mail para mariamineira2011@yahoo.com.br. Vale a pena.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)