Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Católicos nas paróquias e evangélicos no 'Espaço'


  
O feriado do Corpus Christi, que acontece tradicionalmente na quinta-feira seguinte do domingo da Santíssima Trindade, vai ter atividades reunindo católicos em evangélicos, em espaços diferentes mas em ambos os casos com o sentido religioso da data.

A celebração tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, um dos grandes momentos da passagem de Jesus.

Na liturgia católica a celebração de Corpus Christi remonta ao Século XIII, haja vista que foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

Os católicos farão celebrações nas próprias paróquias, como sempre com as ruas do entorno das igrejas enfeitadas por tapetes feitos com desenhos, raspas de serragem ou flores, e muitas famílias costumam colocar em frente a suas casas pequenos altares, com velas e ornamentos, para demonstrar sua fé.

Em todas as paróquias além da procissão também acontecerá a celebração da missa e depois outras atividades voltadas à celebração da instituição da Eucaristia.

EVANGÉLICOS

Os evangélicos celebram nesta quinta-feira a Marcha para Jesus, movimento surgido em 1987 na cidade de Londres, no Reino Unido. Foi criada pelo pastor Roger Forster, da Ichthus Christian Fellowship, e chegou ao Brasil em 1993, há 24 anos.

A “Marcha” será este ano no Espaço Alternativo, o que deve engrossar um pouco a quantidade de participantes, haja vista que no mesmo horário estarão realizando atividades físicas muitas pessoas que vão ali diariamente.

Além dos pastores de denominações diversas da área evangélica, também está prevista apresentação de bandas gospel e cantores da mesma linha, com previsão de reunir, conforme os organizadores, de 50 a 60 mil pessoas, além de trios elétricos e um imenso palco logo na entrada do Alernativo.

Anteontem, terça-feira, aconteceu na Câmara Municipal uma reunião coordenada por um vereador da Universal e um dos assuntos tratados foi a organização da manifestação prevista para a tarde de hoje, além de uma proposta de que Porto Velho tenha, como o Estado, um dia dedicado aos evangélicos, dia 18 próximo.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ideologia dominante

Ideologia dominante

A ideologia dominante que massacra o Brasil

Só suas excelências não veem o caos

Só suas excelências não veem o caos

Os críticos do comportamento dos homens públicos brasileiros estão certos quando dizem que a muitos deles falta, em essência, o espírito público da

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

O presidente da Associação Comercial de Rondônia (ACR), Vanderlei Oriani, fez um desabafo na segunda-feira 15.04, ao comentar o absurdo de mais uma

Fora do páreo

Fora do páreo

Como é de conhecimento público, o deputado federal Fernando Máximo está fora da disputa pela prefeitura de Porto Velho. Seu partido, União Brasil, p

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)