Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Cassol e a imagem de Rondônia - Por Carlos Sperança


Em boa hora

A unificação do cronograma de obras entre a prefeitura municipal de Porto Velho e a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia- Caerd vem com um atraso de 100 anos, ou seja, desde o nascimento da cidade que ela padece com prejuízos por falta de planejamento no que tange a implantação de pavimentação pela prefeitura com os cortes feitos no asfalto para as ligações de água e esgoto.

É claro que a Caerd surgiu anos mais tarde do nascimento de Porto Velho, mas há mais de 40 anos, pelo menos, que se gasta com asfalto e com os reparos em virtude das perfurações. Em muitos casos tivemos ruas asfaltadas num dia e noutro a Caerd fez o corte para a ligação de água.

No momento em que se cobra o inicio das obras dos serviços de implantação da rede de água tratada nada e uma solução para o esgotamento sanitário, mais do nunca se vê a necessidade de um entendimento entre a municipalidade e a estatal para que a cidade deixe de acumular mais prejuízos.

A unificação do cronograma de serviços vem em boa hora já que conforme o prefeito, até o final de sua gestão serão asfaltados 300 quilômetros de ruas.


A mobilidade

A atual administração municipal de Porto Velho abriu seminário, com audiências publicas para discutir e atualizar um plano de mobilidade urbana para a capital. Na região central o alargamento da Avenida Duque de Caxias – cujas obras já são prejudicadas pelo período chuvoso – já faz parte da humanização do trânsito. Servirá para reduzir os congestionamentos na Av. Carlos Gomes e poderá funcionar como um corredor de ônibus centro-bairros.

 

Expectativa petista

Os petistas rondonienses estão esperançosos num crescimento da legenda com as elevadas taxas de popularidade atribuídas ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva depois de anos em queda livre e o impeachment da presidente Dilma Roussef, a madrinha das usinas de Jirau e Santo Antonio. Com isto, já se fala na eleição de pelo menos dois deputados estaduais e um federal no pleito de 2018.

 

Imagem de Rondônia

Cassol e a imagem de Rondônia - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) declarou que a prisão do senador Ivo Cassol seria péssima para a imagem de Rondônia, assim como também foram outras condenações e prisões de  políticos  rondonienses num passado recente. Não quis dizer com isto que defende a impunidade. Reiteradas vezes neste Diário e nos seus pronunciamentos no Congresso exigiu a punição dos políticos envolvidos em atos de corrupção

 

É a Vanguarda?

O Podemos partido lançado recentemente em Brasília, tendo como pré-candidato a presidência o senador Álvaro Dias e ao governo do Rio de Janeiro o senador Romário, se apresenta como uma legenda de vanguarda, contrária ao comportamento dos políticos tradicionais que infestam a vida pública brasileira. No entanto, já tem raposas e parlamentares que já trocaram de partido dezenas de vezes. Não tem nada de “Novo”.

 

Fundo partidário

O Movimento Brasil Livre, o MBL, abriu desde o meio do ano manifestações pelo País afora a favor do juiz Sérgio Moro e pelo fim do fundo partidário que tem destinado bilhões de reais para os partidos políticos. Oficialmente já foram criadas quase 50 agremiações e o numero pode atingir a 100, com tantas siglas em fase de organização para pedir registros junto à justiça eleitoral nos estados. Realmente é um absurdo.

Via Direta

*** O Palácio do Planalto esta jorrando recursos de emendas para os congressistas neste segundo semestre beneficiando também as prefeituras municipais *** Vale tudo para aprovar o projeto da previdência do presidente Michel Temer (PMDB) *** Mas a maioria dos congressistas tem vergonha de dizer se votará no projeto governista ***Afinal, deputados e senadores temem a fúria do funcionalismo público e das centrais sindicais.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)