Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Carnaboi mistura carnaval e folclore amazonense



Bianca Paiva - Correspondente da EBC

Um dos eventos mais tradicionais do carnaval de Manaus, o Carnaboi, será realizado nesta segunda-feira (8), a partir das 18h30, no Sambódromo.

A festa é uma mistura de carnaval com as toadas, ritmo do folclore amazonense, que pode ser conferido todos anos no Festival de Parintins e no Festival Folclórico do Amazonas.

Em 2016, o Carnaboi volta a ser feito no sambódromo. A Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas informou que a mudança atende a um pedido do público e dos representantes dos bois bumbás Caprichoso e Garantido e dos levantadores de toadas dos bois de Manaus: Brilhante, Corre-Campo e Garanhão. No ano passado, o evento foi descentralizado para as cinco zonas da capital amazonense.

“O público que clamou o retorno ao sambódromo. O evento foi testado em 2015 fora do sambódromo e não vingou. Em uma pesquisa de opinião pública que vários artistas e os bois fizeram todos clamaram pela volta do sambódromo no estilo de palco. Tudo o que foi decidido foi em comum acordo com a Secretaria de Cultura”, conta o presidente do boi Corre-Campo, Alvacir Siqueira.

A organização promete um Carnaboi com formato inovador: um palco giratório. Para Alvacir, a nova infraestrutura vai dar mais agilidade aos shows e menos tempo de espera entre uma apresentação e outra. “Também foi um pedido nosso pra não se parar o show. Enquanto um artista ou boi está se apresentando, o outro já está passando o som no palco de trás. E assim que girar, fica um show praticamente contínuo. Vai ser meio que direto. Terminou um, gira e começa outro”, explica Alvacir.

O público vai poder se divertir de graça durante 10 horas com os boi-bumbás e artistas como Arlindo Júnior, Sebastião Júnior, Israel Paulain, Márcia Siqueira, Carlinhos do Boi, Canto da Mata, David Assayag, entre outros.

A Secretaria de Cultura do Amazonas informou que não haverá este ano a venda de tururís, camisas personalizadas de cada artista do Carnaboi. As torcidas poderão vestir as cores de seus bois preferidos. O presidente do boi Corre-Campo, Alvacir Siqueira, disse ainda que a medida foi adotada para conter gastos por causa da atual crise econômica. A produção de tururís costumava ser feita por meio de licitação.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Só suas excelências não veem o caos

Só suas excelências não veem o caos

Os críticos do comportamento dos homens públicos brasileiros estão certos quando dizem que a muitos deles falta, em essência, o espírito público da

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

O presidente da Associação Comercial de Rondônia (ACR), Vanderlei Oriani, fez um desabafo na segunda-feira 15.04, ao comentar o absurdo de mais uma

Fora do páreo

Fora do páreo

Como é de conhecimento público, o deputado federal Fernando Máximo está fora da disputa pela prefeitura de Porto Velho. Seu partido, União Brasil, p

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil n

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)