Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Carlos Alberto Paraguassu: A importância da preservação dos quelônios


 
 
Gente de Opinião
Entre os dias 12 e 15 deste mês, aconteceu a subida de tartarugas e tracajás para a desova nas praias do Vale do Guaporé. Este ano o superintendente do IBAMA em Rondônia, fez questão de acompanhar o trabalho dos técnicos do órgão federal em parceria com a Ecovale que tem o Zeca Lula como especialista no assunto preservação de quelônios. Além do Carlinhos Paraguassau, o fotografo Rosinaldo Machado também participou da ação cujo ápice, deve acontecer a partir do dia 4 de dezembro, quando acontece o fenômeno da eclosão, que este ano, está estimado em mais de 2 milhões de filhotes.
 
 
 
E N T R E V I S T A
 
Gente de Opinião
 
 Zk – Você é de onde?
Carlos Alberto – Nasci no distrito do Iata em Guajará Mirim em 1960.
 
Zk – Vamos falar sobre a desova das tartarugas e tracajás este ano no Vale do Guaporé?
Carlos Alberto – Esse é um projeto que chamamos de Quelônios da Amazônia que vem desde a década de 1970 no Vale do Guaporé. Antes do IBDF assumir, era um projeto que estava sob a coordenação e execução da antiga secretaria de agricultura do ex território de Rondônia. Hoje a responsabilidade da preservação das tartarugas e tracajás é do IBAMA em parceria com a Ecovale.
 
Zk – Antigamente o reduto de tartarugas e tracajás era nas praias do rio Madeira em especial na Praia do Tamanduá. Alguns dizem que essas espécies foram levadas daqui, pro Vale do Guaporé. É verdade?
Carlos Alberto – Isso é um pouco de mito! Naturalmente o berço do projeto de preservação foi no Vale do Guaporé, o povoamento. Na realidade toda extensão da bacia do Madeira possui quelônios, em menor proporção.
 
Zk – Há alguns anos, mantive contato com uma equipe de biólogas lá em Costa Marques que pertenciam ao Tamar. Você sabe se aquelas biólogas trabalhavam para o IBDF ou IBAMA na época?
Carlos Alberto – Passaram muitas pessoas por lá, por esse programa de preservação, porém, com todo o cuidado que a gente tem do manejo que corresponde a proteção da desova, o recolhimento desses ovos, a leva a um criadouro, até o processo de eclosão, nascimento do filhote, até a soltura, demanda tempo, um período de aproximadamente seis meses. Tivemos a felicidade de nos últimos tempos, termos aqui, a presença marcante e decisiva da Ecovale que é uma Associação Comunitária Quilombola do Vale do Guaporé hoje sob a presidência do nosso amigo Jorge, mas, quem está a frente dos trabalhos de campo, que faz toda a articulação política é o nosso amigo Zeca Lula. O trabalho que estamos fazendo hoje, apesar de ter um programa nacional, é muito mais de fiscalização, que é diferente de proteção. Pela extensão do Vale do Guaporé demandaria uma equipe muito grande, tanto de servidores como pessoas treinadas pra fazer essa proteção. É o que a Ecovale faz.
 
Zk – Vocês tem a estimativa da população de quelônios atualmente no Vale do Guaporé?
Carlos Alberto – Pra se fazer uma estimativa é preciso uma sequencia histórica. Por alguns anos, o programa ficou um pouco debilitado, no sentido da proteção do poder público. Com esse distanciamento das ações mais diretas, perdemos o fio da meada. Retomamos a partir do ano passado com as ações mais efetivas com a presença do IBAMA na fiscalização e com a legitimação e acompanhamento, supervisionamento das ações da Ecovale, como também um trabalho que estamos desenvolvendo junto a toda população do Vale no sentido de que cada morador, cada pessoa que visite o Vale do Guaporé também seja um protetor dos quelônios. Posso dizer que com a nossa presença no Vale do Guaporé, as ações da Ecovale passaram a ter o respeito de todos aqueles que usam o Vale do Guaporé e que por ventura se aventuram em cometer um crime ambiental.
Gente de Opinião

 
Zk – Tem como estimar a quantidade de tartarugas que desovaram este ano?
Carlos Alberto – Nosso biólogo Alexandre pode responder com mais precisão por que ele acompanhou melhor. Nossa presença foi apenas durante dois dias. A saída das tartarugas para desova, também foi registrado pelas nossas imagens e pela contagem de pesquisadores de diversas instituições que participam do programa que é também de interesse científico. Este ano, pela proteção que houve com um trabalho prévio de orientação e educação ambiental e da legitimação da Ecovale, foi o ano que mais saiu tartaruga e tracajás para a desova.
 
NR – O fotografo Rosinaldo Machado que acompanhou a desova, nos informou que os técnicos estimaram em aproximadamente 30 mil tartarugas e tracajás que saíram para desovar em 2017.
 
Zk – Com esse recorde, dá para estimar quantos filhotes vão eclodir?
Carlos Alberto – A eclosão está prevista para começar lá pelo dia 4 de dezembro. É provável que o número de filhotes ultrapasse os 2 Milhões, pois ainda há tartaruga desovando. Vale salientar que nascem muitas mais tartarugas que tracajás.
 
Zk – Quais são os grandes predadores?
Carlos Alberto – Temos diversos predadores, tanto terrestres, como aéreos como os que estão na água. Porém, o predador cruel é o ser humano, ele vai la e pega os primeiros ovos.
 
Zk – Existe uma previsão para o consumo desses animais, ser liberado?
Carlos Alberto – Alguns estados da federação têm criadores legalizados. Em Rondônia não temos nenhum criador legalizado para comercializar nenhum tipo de espécie.
 
Zk – Existe a possibilidade de se legalizar?
Carlos Alberto – Existe a legislação própria pra isso, com todos os critérios, porém até hoje não apareceu nenhum empreendedor disposto a cumprir todas as regras, aqui em Rondônia.
 
Zk – Você falou em parceria com os quilombolas. Não seria o caso de se preparar essas comunidades no sentido atuarem como criador com direito a comercializar as espécies?
Carlos Alberto – Não se aventou nenhuma possibilidade a respeito disso. Os quilombolas estão desempenhando um papel importantíssimo, que é de preservação. Eles por ser consumidor nato, pois, quelônio faz parte do cardápio da cultura dos quilombolas do Vale do Guaporé, com o passar do tempo e com a agressividade da exploração que ocorria, houve uma manifestação espontânea dessas pessoas que vivem em condições de extrema precariedade em se organizar, para defender algo que eles consideram integrante da natureza.
 
Zk – O Vale do Guaporé não é apenas Brasil tem o lado boliviano. Eles os bolivianos também se preocupam com a preservação das espécies?
Carlos Alberto – A Bolívia hoje tem um programa levado muito mais a cabo que aqui no Brasil. No período da soltura dos quelônios o Ministro do Meio Ambiente vem pessoalmente participar, ou seja, eles estão muito bem estruturados no programa de preservação dos quelônios do lado boliviano.
 
Gente de Opinião
Zk – Por você ser um rondoniense nato e da região de Guajará Mirim onde se consumia muita tartaruga e tracaja. Qual o seu prato preferido. É a farofa do casco ou o sarapatel?
Carlos Alberto – Sorrindo... Pois é, você sabe que a tartaruga e o tracajá foi cardápio. Inclusive é um prato muito rico em proteínas e lipídios, fazia parte do cardápio das populações mais antigas em épocas passadas. Era outra legislação, a população se alimentava desses bichos silvestres sem grandes problemas, com o passar do tempo as coisas foram mudando e a gente foi se adaptando a novos tempos. O grande problema naquela época é que se capturavam as fêmeas quando elas saiam pra desovar. Isso foi que levou a diminuição drástica da espécie.
 
Zk – Por que o Vale do Guaporé foi escolhido para o desenvolvimento do programa de preservação de quelônios?
Carlos Alberto – No caso do Vale do Guaporé, por ser uma região mais afastada, menos ocupada humanamente foi que se projetou um programa de preservação de quelônios naquela região que hoje já sofre pressão muito grande. Os municípios estão crescendo, a população tá chegando. Hoje o fluxo de turista é muito grande, principalmente nessa época do ano. Aquilo é uma coisa muito bela.
 
Zk – Vamos tomar como exemplo a eclosão deste ano que deve ultrapassar os 2 milhões de animais. Quantos conseguem chegar à idade adulta?
Carlos Alberto – A taxa de sobrevivência, vamos dizer que é 1 pra 10. É muito pouca. A tartaruguinha é consumida tanto pelas aves, como pelos peixes. Isso faz parte da cadeia natural. Esse é um processo que ocorre sem a intervenção do homem e tudo nesse ciclo da vida, está no seu devido lugar.
 
Zk – Para encerrar. Como é administrar o meio ambiente, principalmente na Amazônia?
Carlos Alberto – O IBAMA aqui em Rondônia é uma superintendência e por força da própria Portaria que normatiza as atribuições e o Regimento Interno do IBAMA, é muito clara em seu artigo 122 que as superintendências estaduais compete tão somente a coordenação, planejamento e operacionalização e execução das ações do IBAMA e a supervisão técnica demandadas pelas diretorias. Hoje, pela portaria normativa nº 14 de junho de 2017, com a descentralização do órgão, as superintendências que é o nosso caso, ela se encolhe cada vez mais.  Para você ter uma idéia, hoje temos uma superintendencia em Porto Velho e duas unidades técnicas para atender 52 municípios. Uma unidade em Vilhena e outra em Ji Paraná. Temos setores que não têm funcionários. O órgão ta encolhendo cada vez mais. Quase 50% dos servidores já estão recebendo abono permanência. Eu não sou de reclamar porque isso é questão de gestão. Posso dizer que mesmo com pouco orçamento não houve prejuízo das atividades que são da competência da superintendência.
 
Zk – E o MAB de Jaci?

Carlos Alberto – Este ano já fomos ocupados três vezes. Essa última, por mais que tenha sido agressiva do ponto de vista do modus operandis como ocorreu, sentamos-nos à mesa de negociação para tentar levar a cabo aquelas reivindicações pautadas pelo MAB e conseguimos com muita conversa, muito dialogo e reais possibilidade de soluções de algumas demandas fazer com que o MAB desocupasse nosso prédio. Isso precisa de muita manobra, muito equilíbrio, muita conversa, tendo em vista que a superintendência e a pessoa do superintendente chegou no limiar da sua competência legal e ilegal de resolver as questões que estavam sendo negociadas. Tudo que foi possível nós fizemos. É como diz o João Marcos um dos lideres do Movimento: “Somente um sangue caboclo, um sangue de índio, um sangue ribeirinho, muita traquilidade e muito diálogo consegue minimizar uma coisa que estava a ponto de explodir”. É muito caldo de galinha, muita paciência, porque a gente sabe que aquele momento de explosão passa. Essas demandas que existem são decorrentes dos passiveis nos âmbitos sociais e ambientais das usinas, tanto de Santo Antônio como de Jirau. Hoje temos o MAB, Jaci Paraná, Joana D’arque e o MAB Jirau. É isso. Obrigado!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)