Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Candeias do Jamari cria Associação de Catadores



Na manhã de ontem, quinta-feira (26) o secretário municipal do Meio Ambiente de Candeias do Jamari, Wilson Arteaga (Café), oficializou a criação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município, que trabalharão na coleta seletiva, sendo esse mais um passo dado pela Prefeitura Municipal, após a desativação do lixão municipal.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores, com a presença dos membros da Associação, equipe da Secretaria do Meio Ambiente, chefe de gabinete do prefeito Careca, Sângela Rocha Amorim Guerra, 2º secretário da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Candeias do Jamari, comerciante Wilson Pereira Monteiro, presidente da Associação dos Proprietários Chacareiros de Candeias do Jamari, comerciante Zilmar Domingos, vereadores José Gadelha e Brito da Bicicletaria e da chefe do Núcleo de Inclusão Produtiva da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEAS), Bethânia Avelar.

Essa associação era um sonho para os catadores de Candeias do Jamari, e que passou a ser um compromisso do prefeito Francisco Sobreira de Soares (Careca), que no início de seu mandato, em abril de 2014, juntamente com o coronel Josenildo Jacinto do Nascimento e o secretário Café, atendendo determinação judicial, desativou o lixão municipal, que durante muitos anos, causou sérios transtornos aos moradores e visitantes. “Apoiar na criação da Associação é um dos nossos compromissos com os catadores, que merecem todo o nosso carinho e respeito”, ressaltou Café, frisando ser essa uma determinação do chefe do executivo.

Bethânia explicou sobre as atividades a serem desenvolvidas pelos catadores e catadoras, esclarecendo dúvidas, além de parabenizar pela conquista. Por unanimidade, a diretoria ficou formada da seguinte forma: Presidente: Neuza da Silva Vinhoes, secretária administrativa: Maria Luiza das Graças de Cristo, secretário financeiro: Antônio Gomes Pinto. O Conselho Fiscal é formado por Josimar Barbosa de Lima, Izaura Ferreira Santana e Maria Clarice Augusto Matias.

Com a criação da Associação e a implantação da coleta seletiva, os catadores podem pensar em boas perspectivas de geração de renda, com a comercialização dos materiais para reciclagem. E a participação da população nessa ação é muito importante. “Neste início de atividades precisaremos muito do apoio da população, pois o trabalho de reciclagem começa dentro de casa ao separar o lixo. Todo o material reciclável tem muito valor para nós”, explicou Neuza, feliz pela confiança dos colegas em elegê-la presidente da Associação.

Fonte: Marlene Mattos

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)