Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Campanhas eleitorais estão se acirrando no interior de RO



A partir de agora, com a aprovação da proposta pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, na Câmara dos Deputados, a pena será maior para a grilagem de terra da União, que ocorre em larga escala em Rondônia e na região amazônica. Conforme o texto do projeto, a pena passa a ser de reclusão de quatro para oito anos, ante a reclusão de um a quatro anos e multa, medidas punitivas que vigoram até hoje.

Ficou definido que se o infrator for funcionário público ou ocupante de cargo público a pena ficará ainda mais rigorosa e passa a ser reclusão de um a cinco anos. A medida está prevista no Projeto de Lei 2592/15 de autoria do deputado Rogério Rosso (PSD-DF) que altera a lei 6.766/79, que trata do parcelamento do solo urbano. O relator da comissão é o deputado Thiago Peixoto (PSD-GO), que recomenda a aprovação da matéria.

A grilagem de terra da União ocorre principalmente em razão das dificuldades de fiscalização enfrentadas pelo poder público, entre elas a falta de recursos e pessoal, que impede o monitoramento constante dos terrenos e demais bens públicos, o que enseja a ocupação regular. A comissão acredita que com as novas regras será possível reduzir a grilagem de terras e até mesmo os conflitos decorrentes.



 

As dúvidas

Campanhas eleitorais estão se acirrando no interior de RO - Gente de OpiniãoCom candidaturas prejudicadas pelas decisões da Justiça Eleitoral e concorrendo com recursos, o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) em Porto Velho; a empresária Rosani Donadon (PMDB) em Vilhena e o comerciante José Volpi (PT) em Buritis podem sangrar nos últimos dias de campanha. Todos são candidatos de ponta, mas as dúvidas sobre a validade dos votos dos eleitores podem tirá-los do páreo de última hora. É uma situação complicada.

Efeito manada

Campanhas eleitorais estão se acirrando no interior de RO - Gente de OpiniãoEm Porto Velho, mais uma vez, como em pleitos anteriores, temos rolando o efeito manada correndo solto em benefício de um certo candidato da oposição. Na capital, rondoniense, como se sabe, a massa só se define nos últimos dias a respeito do seu candidato, e isso acaba desmentindo todas as pesquisas eleitorais de semanas atrás, que, diga-se de passagem, nesta temporada abusaram de fraudes e charlatanismo.

Moral elástica

Campanhas eleitorais estão se acirrando no interior de RO - Gente de OpiniãoA moral anda elástica na capital rondoniense, e não é de hoje que os escândalos se sucedem. Dois candidatos a prefeitos já foram presos em temporadas passadas, cinco vereadores já foram presos, um dono de Instituto de Pesquisas Eleitorais já foi preso e algumas campanhas estão lotadas de representantes de conhecidos criminosos de colarinho branco presos em operações da Polícia Federal na Assembleia Legislativa.

Magic Confúcio

Campanhas eleitorais estão se acirrando no interior de RO - Gente de OpiniãoÉ bonito de ver o nosso governador Confúcio Moura nos programas do horário gratuito prometendo 100% de asfaltamento para a cidade de Porto Velho se seu candidato Williames Pimentel ganhar a eleição em outubro. Gosto de gente otimista, mas a promessa ocorre justamente no momento em que falta até papel higiênico em alguns órgãos públicos do Estado e material de expediente nas delegacias de polícia. É como comer pão dormido e rotar caviar!

Pau cantando

Campanhas eleitorais estão se acirrando no interior de RO - Gente de OpiniãoAs campanhas eleitorais estão se acirrando em algumas cidades do interior do Estado nesta reta de chegada. São os casos de Vilhena, Cacoal, Ariquemes e Guajará-Mirim. Em alguns municípios fala-se inclusive em reviravoltas, zebras e desmanches de candidaturas de última hora. Já em Jaru, Ji-Paraná e Presidente Médici, as coisas estão mais calmas com o favoritismo de Joãozinho, Jesualdo e Lurdinha, respectivamente.
 

Via Direta

Campanhas eleitorais estão se acirrando no interior de RO - Gente de Opinião

Campanhas eleitorais estão se acirrando no interior de RO - Gente de Opinião*** A greve dos bancários enxugou de vez e restringiu o dinheiro em circulação em Porto Velho *** Os comerciantes estão berrando com o baixo movimento na praça *** A piscicultura cresce na região de Itapuã do Oeste *** Com a produção em alta um frigorífico está em obras para Campanhas eleitorais estão se acirrando no interior de RO - Gente de Opiniãodar conta da produção e demanda *** Caro eleitor rondoniense: diga não ao crime organizado. Veja o passado do seu candidato a vereador e a prefeito antes de votar.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)