Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Campanha de incentivo a adoção de crianças maiores é lançada na capital


 
 
Gente de Opinião
 
Na manhã desta sexta, 15, no Juizado da Infância e da Juventude foi lançada a campanha que visa incentivar a adoção de crianças maiores. Com a presença do juiz substituto do 2° Juizado, Gleucival Zeed Estevão, o Promotor Marcelo Lima e a psicóloga do Sain, Landa Lemos, os profissionais esclareceram todas as dúvidas referentes a adoção e também sobre o projeto Apadrinhando uma História.
 
Gente de Opinião
A imprensa compareceu ao local, onde houve uma coletiva para divulgar essa campanha. “É importante a participação da imprensa nesses projetos, pois é preciso desmistificar várias crenças sobre a adoção, principalmente sobre as crianças maiores, adolescentes e portadores de alguma deficiência”. Afirmou o juiz Gleucival Estevão.
 
Hoje em Porto Velho existem 5 adolescentes disponíveis para adoção, 3 delas ilustram a campanha com o slogan “O que mais queremos ter é uma família”, que é uma resposta unânime quando as profissionais perguntam sobre o que esperam para o futuro.
 
Essa campanha está estampada em outdoor e busdoor pela cidade e um vídeo de 50 segundos para as redes sociais, onde 2 dessas meninas contam sobre seus desejos de serem adotadas.
 
Ao completar 18 anos, elas são obrigadas, por lei, a deixar as unidades de acolhimento, o que para as profissionais é bastante frustrante. Daí o empenho de todos no sentido de sensibilizar a população. “Quando um adolescente completa 18 anos e não consegue ser inserida em uma família substituta, ela deveria ir para uma república. Como na capital essa demanda não existe, nós temos casos de meninas que mesmo com a maioridade continuou morando na casa de acolhimento até conseguir um emprego”, contou Landa Lemos, psicóloga do Sain.
 
Padrinhos
 
Gente de Opinião
 
As crianças e adolescentes também podem ser apadrinhadas tanto na modalidade afetiva, provedor ou prestador de serviço. A campanha tem por objetivo atrair pessoas ou instituições para se tornarem padrinhos ou madrinhas de crianças ou adolescentes que estão em acolhimento institucional.
As três modalidades de apadrinhamento são:
 
- Afetivo: é aquele que visita regularmente a criança ou adolescente, buscando-o para passar final de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia.
 
- Provedor: consiste em dar suporte material ou financeiro à criança e ao adolescente, seja com a doação de materiais escolares, calçados, brinquedos, seja com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar e prática esportiva.
 
- Prestador de serviços: o profissional liberal que se cadastra para atender as crianças e adolescentes participantes do projeto, conforme sua especialidade de trabalho. Empresas, clínicas ou instituições podem se cadastrar, voluntariamente. Fonte: Ascom TJRO
 
 
VEJA TAMBÉM
 

Novas regras de adoção em Rondônia - Vídeo da SICTV

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Prefeitura de Porto Velho divulga edital para contratação de novos profissionais para área da saúde

Prefeitura de Porto Velho divulga edital para contratação de novos profissionais para área da saúde

A Prefeitura de Porto Velho convoca os profissionais da saúde aprovados em processo seletivo (regime celetista) nos termos do Edital nº 40/GAB/SEMAD/2

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)