Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Caminhada Rumos Itaú Ouve produtores em PVH - Por Zekatraca


Lenha na Fogueira

Salve Fortaleza do Abunã que depois de mais de quatro anos, voltou a ser a Fortaleza que os turistas acrianos e portovelhenses gostam.

********

Parabéns a equipe da Funcultural comandada pelo Ocampo Fernandes e a equipe da Semdestur comandada pelo Julio Siqueira.

********

É claro que não esperávamos uma praia super lotada como a alguns anos, afinal de contas, há muito não se ouvia falar em Festival de Praia de Fortaleza do Abunã.

********

O evento 2017, mostrou que a Vila aonde nasceu Oscar Knight, Zé Baixinho, Neguinho Menezes e Chiquito Paiva e que ficou famosa graças a Dona Santinha Alencar e o Chico Reis e ao festival que se não estou enganado, começou na gestão Chiquilito/Carlinhos Camurça, tem potencial turístico.

**********

A praia que durante esse tempo todo, jamais deixou de ser valorizada pelos acrianos, voltou este ano, a contar com turistas de Porto Velho. “Minha pousada está repleta de portovelhenses, coisa que há muito tempo não acontecia”, disse um comerciante ao repórter Jaylson Vasconcelos enviado especial do Diário da Amazônia.

*********

Aí vem o pessimista questionar a freqüência de público em Fortaleza. Que quer isso mermão. Tá certo que não foi lá essas coisas, o público, porém, não tinha nenhuma vaga nas diversas pousadas. Isso quer dizer, que o objetivo foi alcançado. Pergunta aos comerciantes da Vila se o Festival deste ano deu prejuízo!

*********

Segundo o fotografo Roni Carvalho os donos de restaurantes, pousadas e bares estavam com o sorriso da largura do rosto de tanta felicidade, pela grana que estavam faturando.

*********

Os donos de catraia (canoas que transportam os turista de um lado para o outro, ou seja, do Brasil para a Bolívia), jamais faturaram tanto nos últimos anos.

*********

E ainda teve quem quisesse comprar o Festival de Fortaleza do Abunã com a Festa do Sol de Lábrea (AM).

*********

Pura falta de conhecimento. A Festa do Sol completou 27 anos no último final de semana, Lábrea é município do estado do Amazonas e sempre levou muito mais banhistas, mesmo quando Fortaleza estava no auge.

*********

E mais, quem encerrou a Festa do Sol este ano, foi nada mais, nada menos, que a dupla Simome e Simaria e aí, quer o que?

*********

Segundo publicações amazonenses a Festa do Sol concentrou este ano aproximadamente 20 mil pessoas.

*********

Quer um festival de praia que concentra muito mais gente que o de Lábrea?

*********

É o Festival de Praia de Pimenteiras no cone Sul de Rondônia, que vai acontecer de hoje dia 6 de setembro, até o próximo domingo dia 10.

*********

A prefeitura de Pimenteira estima receber este ano em seu Festival, aproximadamente 30 Mil turistas.

*********

Tem mais, sem atração nacional! As Bandas são todas ou de Rondônia ou de Mato Grosso.

*********

Bacana em Pimenteiras são os “Barcos Hotéis ou Pousadas” e ainda tem a opção da pescaria, afinal de contas Pimenteiras fica a beira do rio Guaporé.

********

A última vez que estive no Festival de Pimenteiras a atração culinária era Matrinchã assada na brasa, com vinagrete. É muito gostoso. Esse prato é oferecido nas bancas das esquinas das ruas e em toda a praia (é como se fosse churrasquinho em Porto Velho). Se você gosta de peixe com farinha, tem que levar a farinha, lá a Matrinchã é servida com macaxeira cozida.

**********

Outro Festival de Praia que é melhor que a Festa do Sol, é o Festival de Praia de Costa Marques.

*********

Segundo Cliuson o organizador do Festival, este ano a festa vai acontecer entre os dias 14 e 17. To me preparando para ir à Costa Marques.

*********

Como o assunto é Fortaleza do Abunã, só nos resta, parabenizar o prefeito Hilton Chaves por ter apoiado o Ocampo. Parabéns cambada da Funcultural!


LAZER

Pimenteiras do Oeste preparada  para Festival de Praia

Considerado um dos maiores eventos de praia de água doce da região, o evento turístico acontece de 7 a 10 de setembro, às margens do rio Guaporé, no município de Pimenteiras do Oeste. A cidade, que integra a região do Vale do Guaporé no Mapa Turístico de Rondônia, é conhecida por suas belezas naturais que propiciam a pesca esportiva e o turismo de contemplação.

A “Cidade Verão” espera atrair, este ano, cerca de 30 mil pessoas, durante os quatro dias de festa. Em sua 27ª edição, o Festival de Praia de Pimenteiras do Oeste contará com a participação de bandas regionais, concurso para a escolha da “Garota Camiseta Molhada”, torneio de futevôlei, vôlei de areia, futebol de areia, espaço para camping, estandes de empresas com diversos produtos para apresentação ao público, além de exposição e venda de artesanatos, entre outras atrações.

O Festival representa oportunidade para o crescimento econômico do município, atraindo visitantes de todas as regiões do estado e também do Mato Grosso, movimentando o turismo interno, gerando emprego e renda para a comunidade. Neste período, barcos-hotéis, hotéis e pousadas do município ficam lotados e os visitantes aproveitam a tradicional culinária de Pimenteiras.

Durante vários anos, a Setur apoiou a festa com o pedido de indicação de emendas parlamentares, além da solicitação para pavimentação asfáltica da avenida Brasil, que dá acesso ao local do evento.

Fonte Texto: Taciana Guzman

Secom - Governo de Rondônia
 


Caminhada Rumos Itaú

Ouve produtores em PVH

Com o objetivo de apresentar o programa Rumos Itaú Cultural e tirar dúvidas ligadas ao processo de inscrição e seleção de trabalhos, membros da Comissão de Seleção se encontraram na noite da última segunda feira dia 4, no Museu da Memória Rondoniense com produtores, pensadores e gestores culturais de Porto Velho.Caminhada Rumos Itaú  Ouve produtores em PVH - Por Zekatraca - Gente de Opinião

A caminhada visa apresentar, como o Programa pode dar um suporte cada vez melhor e acolher mais projetos da região Norte incentivando o crescimento e envolvimento das pessoas com a cultura e suas diferentes expressões.

Durante aproximadamente três horas, os técnicos do Itaú Cultural instigaram os produtores culturais de Porto Velho a sugerirem o que deve melhorar no Edital para atender com mais eficiência as pretensões dos pesquisadores e produtores locais.

Divididas em mesas de até cinco integrantes por cor de toalha, as equipes foram orientadas a responder perguntas pré-elaboradas cujas dúvidas foram esclarecidas pelos técnicos do Rumos.

O edital foi lançado oficialmente no último dia 29, por meio do site do Itaú Cultural. Ao todo, será destinado um investimento de R$ 15 milhões, que serão distribuídos para projetos sobre arte e cultura brasileira em qualquer expressão artística ou intelectual, apresentados ou desenvolvidos em qualquer tipo de suporte, formato ou linguagem artística ou mídia.

As inscrições no Rumos seguem até 3 de novembro. Já o resultado será divulgado no dia 28 de maio de 2018, quando os contemplados serão informados por telefone e a relação, publicada no site do Itaú Cultural.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)