Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Caerd intensifica fiscalização para combater fraudes



OPERAÇÃO CAÇA FRAUDE – A Polícia Civil está integrada com a CAERD para plano de ações no combate ao furto de água tratada, e nesta terça (16/01) foram iniciados os trabalhos com cronograma de operações por vários dias e em todas as regiões da Cidade de Porto Velho.

Nesta terça, as ações foram desenvolvidos em consumidores que apresentavam indícios de irregularidades. O assessor da presidência da CAERD, Tiago Sena, disse que “as ações estão sendo desenvolvidas em parceria com a Polícia Civil, a qual desde 2017 possui uma Delegacia Especializada em Repreensão à Fraudes e Furtos de Serviços Públicos, e os policiais civis estão integrando equipe da CAERD para tratarem da parte criminal, visto que as ligações clandestinas, o conhecido “gato” na rede de água é crime, e terão medidas criminais e judicais adotadas, fora a multa administrativa apliacada pela CAERD.”

O assessor da CAERD disse ainda que “as equipes estão utilizando o aparelho GPR que detecta ligações clandestinas, de forma que esse aparelho detecta canos e ligalções até 8 metros abaixo da terra, possibilitando ação pontual das equipes para detectar a ligação clandestina”.

Furto de água é crime previsto no código penal

A operação Caça Fraude visa coibir furtos de água tratada, e é uma das medidas da Companhia para diminiur os niveis de perda de água, assim, autorreligação ou ligação clandestina, conhecidas como “gato”, caracteriza furto de água, portanto é crime previsto no Art. 155 Código Penal Brasileiro. Além disso, essa prática gera prejuízo para toda a população que se abastece da mesma rede onde está a fraude, com vazão reduzida pelo furto de água e pelos vazamentos que sempre estão presentes nesses casos.

Para tentar reverter esse quadro, a Companhia está intensificando as ações de fiscalização e a Operação Caça Fraude as equipes realizam a detecção das ligações clandestinas em diferentes bairros da Capital e municípios do interior.

As fraudes podem gerar multas aplicadas variam de R$ 144,50 até R$ 1.445,00 mais a diferenças de consumo ou meses não faturados.

A orientação aos clientes em situação irregular, é que procurem a CAERD para normalizar a situação com a empresa e recuperar o crédito.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)