Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Brigar com o funcionalismo é caçar para a cabeça - Por Carlos Sperança



Incentivo a piscicultura

Para o município de Porto Velho e todo o estado de Rondônia que tem no pescado uma de suas melhores alternativas econômicas, o projeto de lei que tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, concedendo incentivos a piscicultura em lagos de hidrelétricas – temos espaços enormes para explorar nas usinas rondonienses - vem a calhar. O projeto já foi aprovado na CCJ.

A proposta modifica a lei que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos para e para a liberação da outorga também para os parques aquícolas em águas sob o domínio da União. A medida, na opinião do relator, senador Benedito de Lira (PP-AL) vai incentivar a produção de peixe em todo País.

Originalmente esta proposição é do ex-senador Marcelo Crivela, eleito prefeito do Rio de Janeiro, que também foi ministro da Pesca. Aprovado na CCJ, a matéria agora seguira o curso nas comissões responsáveis pela análise e mérito, passando para a Comissão da Agricultura e Reforma Agrária, na Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, de Fiscalização e Controle até subir a plenário para votação final.


Corrigindo os erros

Sempre que comete equívocos o prefeito HIldon Chaves (PSDB) logo em seguida tem corrigido. Por isto a expectativa geral é que ele volte atrás no polemico caso dos qüinqüênios. Se assim proceder ele vai se livrar de muito desgaste, mesmo porque já existe uma greve geral dos servidores marcada para o próximo dia 20. Brigar com o funcionalismo é caçar para a cabeça.

Eleição em Guajará

O PSDB de Expedito Junior e o PDT de Acir Gurgacz farão dobradinha na disputa para a prefeitura de Guajará Mirim no próximo dia 2 de abril. O PSDB indica o candidato a prefeito Sergio Bovez (atual prefeito interino) e o PDT, o vice, Leonardo Nogueira, do clã político formado pelo ex-deputado estadual Francisco Nogueira. É a chapa de ponta na fronteira.

Paco federativo

Em busca de um novo pacto federativo o presidente do Senado Eunício de Oliveira (PMDB-CE) convocou os governadores para uma reunião em Brasília na última quarta-feira. Uma justa distribuição de recursos é o que os estados pleiteiam desde o inicio da década. A cada ano os estados têm assumido demandas empurradas pela União causando problemas orçamentários e o descumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Estrada da penal

O governo do estado vai atender a uma demanda considerada emergencial que é pavimentação da Estrada da Penal, corredor para exportação de grãos de dois importantes portos fluviais particulares em Porto Velho. Com trafego intenso, muita poeira e causando acidentes durante o verão, no inverno amazônico, a que é a nossa estação chuvosa, a estrada é transformada em lamaçais intransponíveis.

Boas projeções

O PSB confirma as boas projeções do inicio de ano para as eleições de 2018. O vice-governador Daniel Pereira deve assumir mandato tampão no lugar do governador Confúcio Moura. O partido terá como candidato ao Senado o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires, indicar um candidato a vice governador e emplacar dois deputados federais: Mauro Nazif (Porto Velho) e Cleyton Roque (Pimenta Bueno).
 

Via Direta

***Na volta aos trabalhos na Assembléia Legislativa os deputados estaduais ao invés de fiscalizar o governo do estado fiscalizaram o prefeito Hildon Chaves *** Ocorre que com Confúcio os deputados estão bem na foto, por conta de regalias *** Na Câmara de Vereadores, elegeram um presidente moleque de tudo e o resultado desgaste e lambança em cima de lambança *** Pelo menos não é pitoco, já é alguma coisa.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)