Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Frei Betto

BRASIL, NAÇÃO DE TARADOS


 
Frei Betto

Mulheres que se vestem com roupas provocantes não devem se queixar se forem estupradas. É a opinião de 30% dos brasileiros em pesquisa encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Isso significa que, de cada três brasileiros, ao menos um é potencialmente tarado. E covarde. Tarado, por não respeitar o direito de a mulher se vestir como bem entender. Covarde, por admitir que um homem pode dominá-la, estuprá-la e... a culpa é dela!

Ora, o problema não está na mulher, e sim na mentalidade de quem não consegue se conter diante de uma mulher que ele considera provocante, assim como os pedófilos que atacam crianças.

O que é provocante? O fio dental, o biquíni, a minissaia, o vestido decotado? Ora, a provocação não reside neste ou naquele detalhe do adereço feminino, e sim na cabeça de quem é incapaz de olhar uma mulher com o mesmo respeito com que os índios miram as mulheres da aldeia que exibem seus corpos nus.

Daqui a pouco dirão que a culpa de tantos caixas eletrônicos estourados por bandidos é dos bancos que se atrevem a estocar dinheiro em locais de acesso público. A culpa da inflação alta é do consumidor que não boicota os produtos mais caros. A culpa do terrorismo é da indústria química que fabrica explosivos.

É cômodo e cínico tentar encobrir o machismo pondo a culpa na mulher. Ora, se um homem se sente ameaçado pelo modo como uma mulher se veste, deveria se tartar.

A mesma pesquisa apontou que 65% dos brasileiros temem a violência sexual, dos quais 85% são mulheres. A violência se manifesta também no abuso sexual frequente em transportes coletivos, no assédio moral, nas piadinhas na rua, nas redes sociais, sem falar das agressões físicas entre quatro paredes.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2014 foram notificados, no Brasil, 47.646 estupros. Porém, outras fontes indicam que, em nosso país, ocorrem 15 violações sexuais por hora ou uma a cada 4 minutos.

Detalhe: na pesquisa, os mais jovens e os que possuem diploma universitário são menos vulneráveis à tara. Em suma, educação é sempre uma boa “terapia” para evitar que extrapole o monstro que habita cada um de nós.

Há um dado, porém, que talvez ajude a explicar essa fobia sexual machista: o modo como a publicidade exibe a mulher. São incessantes peças publicitárias nas quais a mulher é reduzida a seus atributos físicos e apresentada como mera isca de consumo. E uma pergunta não quer se calar: se protestam contra o uso de animais em novelas e filmes, por que esse silêncio quanto ao abuso da imagem erotizada da mulher na propaganda?

Frei Betto é escritor, autor de “Reinventar a vida” (Vozes), entre outros livros.

 

Você acaba de ler este artigo de Frei Betto e poderá receber todos os textos escritos por ele - em português, espanhol ou inglês - mediante assinatura anual via [email protected]   

Copyright 2014 – FREI BETTO – Não é permitida a reprodução deste artigo em qualquer  meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do autor. Se desejar divulgá-los ou publicá-los em qualquer  meio de comunicação, eletrônico ou impresso, entre em contato para fazer uma assinatura anual. – MHGPAL – Agência Literária (mh)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Esquerda, o resgate do sonho

Esquerda, o resgate do sonho

         Pertenço à geração que teve o privilégio de fazer 20 anos nos anos 60: Revolução Cubana, Che, Beatles, Rei da Vela, manifestações estudanti

Democracia e valores evangélicos

Democracia e valores evangélicos

       No tempo de Jesus, a questão da democracia já estava posta, porém apenas em uma região distante da Palestina: a Grécia. Dominada pelo Impér

Pergunte à história

Pergunte à história

Eleitores nem sempre votam com a razão. Muitos votam com a emoção.

O cardeal eletricista

O cardeal eletricista

O cardeal polonês, de 55 anos, é o principal assessor do papa

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)