Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

BONS VICES . . .


BONS VICES . . . - Gente de Opinião

BONS VICES

Não sei ainda os nomes de alguns vices indicados nas convenções partidárias do final de semana sabendo-se que em alguns casos a escolha ainda vai se arrastar entre idas e vindas até o próximo dia 15.  Mas gostei de alguns nomes. Agregam, tem folha de serviços prestada a comunidade e quando chamados a substituir os titulares serão de grande valia para a cidade de Porto Velho.

Indicado pelo ex-governador Ivo Cassol, atual senador, o médico Amado Rahal do PP dará experiência a chapa pilotada por Léo Moraes (PTB). Nome pitoco, soma muito a composição partidária do postulante oposicionista. Logo em seguida foi acertado o vice do ex-promotor Hilton Chaves (PSDB), o empresário e engenheiro Edgar Tonial, o Edgar do Boi, um vice também sem máculas. A prefeitura precisa de engenheiros para tocar seus projetos em Brasília.

Finalmente, no último dia de convenções, veio a indicação da vice do prefeito Mauro Nazif (PSB). A vereadora Ana Maria Negreiros, egressa do PMDB, hoje pertencente aos quadros do PDT que vai ajudar muito no projeto de reeleição do atual alcaide. Representa a mulher, atrai o eleitorado jovem e com militância já comprovada e com sucesso nos embates políticos.


A CONVENÇÃO DO PDT

BONS VICES . . . - Gente de OpiniãoAcredito que nem o PDT de Porto Velho tinha a noção da sua importância no processo sucessório local quando realizou sua convenção, sexta-feira à tarde, no plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia. O local se revelou muito pequeno para o evento já que centenas de pessoas superlotaram os corredores da Casa de Leis.

Com a presença do presidente estadual do PDT Acir Gurgacz e das lideranças regionais que integram o arco de alianças da candidatura do prefeito Mauro Nazif (PSB), os pedetistas foram à loucura com o anúncio da postulante vice na composição situacionista, a vereadora Ana Maria Negreiros. O nome foi considerado uma unanimidade entre as 12 siglas que sustentam o projeto de reeleição.

Como em Ji-Paraná, aonde o PDT também indicou o vice, PSB/PDT caminham juntos na dobradinha em Porto Velho. No caso da capital da BR, o prefeito Jesualdo é considerado o maior favorito da temporada 2016, enquanto em Porto Velho o prefeito Nazif vem reduzindo rapidamente a taxa de rejeição, repetindo Confúcio quando na sua reeleição que foi mal das pernas nos primeiros anos de governo e deslanchou no final emplacando a reeleição.


OS NOVOS CENÁRIOS

BONS VICES . . . - Gente de OpiniãoPor motivos diversos, tivemos baixas significativas nas eleições municipais em Rondônia em pólos regionais importantes neste ano. Em Porto Velho, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) renunciou sua candidatura mudando totalmente o cenário de disputa, já  era considerada a grande favorita.

Gente de OpiniãoTambém em Cacoal, o ex-prefeito Divino Cardoso (PTB) caiu fora, depois de refletir demoradamente sobre o processo sucessório na capital do Café. Ele era considerado o nome mais expressivo para a sucessão do Padre Franco.

Gente de OpiniãoAriquemes, o terceiro maior colégio eleitoral do estado também reservou surpresas. A ex-prefeita e ex-deputada estadual Daniela Amorim (PTB) deixou a disputa depois de conversar com seu pai, o ex-senador Ernandes Amorim e o clã optou em ficar fora da eleição local que afunilou apenas com dois nomes: o prefeito Lourivaldo (PDT) e o peemedebista Thiago Flores.

Gente de OpiniãoSe em Porto velho, Ariquemes e em Cacoal houve desistências dos principais postulantes, já em Ji-Paraná, ocorreu o contrário: o atual prefeito Jesualdo Pires que tinha abandonado o projeto de reeleição voltou atrás e entrou firme para a peleja de um segundo mandato na capital da BR.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)